Conheça os 13 clãs do RPG Vampiro: A Máscara

Capa da Publicação

Conheça os 13 clãs do RPG Vampiro: A Máscara

Por Gus Fiaux

Um dos RPGs de mesa mais populares da história, Vampiro: A Máscara pega as histórias de vampiros e as eleva à melhor potência, criando guerras de clãs e poderosas criaturas da noite que estão sempre à espreita.

No universo do jogo, existem 13 clãs clássicos de vampiros, dos quais os jogadores podem fazer parte ou não. Todos esses clãs são linhagens dos Antediluvianos, os vampiros originais que sobreviveram ao dilúvio bíblico.

Cada um dos clãs possui suas próprias características e seus membros geralmente possuem personalidades similares. Por conta disso, aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre os 13 clãs de Vampiro: A Máscara!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Assamitas

Os Assamitas são uma das famílias mais incríveis do RPG, principalmente por se tratar de um clã composto unicamente por assassinos silenciosos, que estão sempre trabalhando no cargo de mercenários, além de possuírem base no Oriente Médio.

Eles também são portadores de um dom chamado de Quietus, a Disciplina da Morte Silenciosa, que permite que eles controlem o sangue de qualquer vítima, humana ou vampira. Atualmente, eles são conhecidos como os Banu Haqim, em homenagem a Haqim, o progenitor de todo o clã.

Imagem de capa do item

Brujah

Anarquistas, desordeiros e desafiadores da autoridade, o clã Brujah possui uma história bem interessante - já que eles eram grandes filósofos e pensadores das civilizações antigas, mas viram todo o seu império cair abaixo graças às ações de outro clã, os Ventrue.

Dentro do RPG, eles são como a classe dos "lutadores", já que possuem atributos físicos úteis para o combate corporal, como super-força e super-velocidade. Eles usam esses dons para fazer baderna e destruir tudo que veem pela frente enquanto partem em um verdadeiro frenesi.

Imagem de capa do item

Gangrel

Os Gangrel talvez sejam o clã mais feral e bestial do RPG. Eles são conhecidos por serem criaturas nômades que evitam cidades e grandes centros urbanos. Contudo, sua maior e mais conhecida característica é a relação com animais, com os quais eles podem se comunicar e controlar.

Sua disciplina única inclusive é a Metamorfose, garantindo a eles a capacidade de criarem dentes maiores, garras ferinas e outras características animalescas. Apesar disso, quando eles entram em frenesi, seus corpos mudam completamente e eles passam a assumir a forma total de outros animais.

Imagem de capa do item

Giovanni

Os Giovanni têm uma história bem complexa, já que eles são o mais novo dos clãs de vampiros - isso porque eles foram os responsáveis por dizimar os Capadócios, o clã original que os formou. Depois que assumiram seu lugar na sociedade vampiresca, eles viraram as costas para outros clãs.

Basicamente, eles são a máfia do universo de Vampiro: A Máscara. Só transformam os membros de sua família mortal e são conhecidos por se envolverem com necromancia. Mais recentemente, eles foram "reformulados" e agora se chamam Clã Hecata, em referência à deusa tríplice Hécate.

Imagem de capa do item

Lasombra

Fundadores do Sabá - uma seita que não acredita no valor das tradições de vampiros -, os Lasombra são nobres ricos e muito poderosos que são rivais diretos dos Ventrue. Como vampiros, eles abraçam as sombras e a escuridão ao ponto de adorar as trevas como se fosse uma divindade.

Por conta disso, eles dominam uma disciplina conhecida como Tenebrosidade, que permite que eles manipulem sombras e o escuro ao seu redor. E uma das consequências disso reside no fato de que eles não podem ser vistos em espelhos ou em superfícies reflexivas.

Imagem de capa do item

Malkavianos

Se há um elemento que unifica todos os membros do clã Malkaviano, esse elemento é a loucura. Todos eles são considerados lunáticos e dementes, sofrendo com graves perturbações psicológicas e uma fuga completa da realidade. Apesar disso, os distúrbios acabam sendo sua maior força...

Isso porque sua disciplina é conhecida como a Demência, uma habilidade que permite que eles manipulem sua própria loucura e as transmitam pelo mundo real, deixando seus oponentes e adversários insanos. E apesar de terem a mente fragilizada, eles são um dos clãs fundadores da Camarilla.

Imagem de capa do item

Nosferatu

Assim como o Conde Orlok do filme que inspirou o nome do clã, os Nosferatu são seres grotescos e com um visual completamente apavorante, um fruto da maldição que os obriga a carregar a aparência de suas "bestas interiores" em seus exteriores.

Por isso, eles vivem nos esgotos e raramente são vistos pelos mortais, sempre atacando furtivamente para não atraírem atenção. E por conta disso, eles são ótimos espiões, sempre trocando informações e segredos entre si e entre outros clãs em Vampiro: A Máscara.

Imagem de capa do item

Ravnos

Considerados por muitos jogadores como um dos piores clãs - se não o pior - de Vampiro: A Máscara, os membros do clã Ravnos são vagabundos e nômades que viajam pelo mundo roubando e agindo como charlatões, apesar de terem o dom do Quimerismo.

Essa disciplina faz com que eles possam controlar suas vítimas e criar ilusões, além de se comunicar com animais. Eles nutrem um grande sentimento pelos povos ciganos e se misturam frequentemente com eles, o que fez espalhar o estereótipo racista de que ciganos são ladrões e preguiçosos.

Imagem de capa do item

Seguidores de Set

Um clã independente que não participa de outras seitas, os Seguidores de Set são adoradores do deus egípcio Set, que eles acreditam ser o grande salvador que irá tomar conta do mundo. Para isso, eles se dedicam a fazer o trabalho da divindade, corrompendo e destruindo todos ao seu redor.

Por conta de sua associação com Set - um deus-serpente -, os Seguidores de Set (também conhecidos como Setitas) são capazes de manipular a disciplina Serpentis, que garante poderes de cobra, como hipnose e até mesmo grandes línguas bifurcadas. Por outro lado, eles são bem sensíveis à luz.

Imagem de capa do item

Toreador

Sensíveis e cheios de uma fascinação pelo mundo mortal, os Toreador são os vampiros artísticos, que estão sempre envolvidos com o mundo material. Além disso, eles são bem próximos dos humanos, apaixonando-se por eles e dando-lhes inspirações para romances e livros de vampiros.

Dotados de super-velocidade, eles são amaldiçoados devido à sua fascinação com o mundo mortal e sempre que observam algo que é muito belo ou bonito, ficam paralisados. Além de tudo isso, eles são sedutores, belos e glamourosos, mesmo quando estão na mais completa decadência.

Imagem de capa do item

Tremere

Um dos clãs mais ricos e poderosos do mundo de Vampiro: A Máscara, os Tremere são figuras inteligentíssimas que manipulam grandes organizações pelas sombras - inclusive, há quem diga que eles são uma versão "com desconto" de outro clã importante: os Ventrue.

Eles também são magos poderosos, que controlam a Magia do Sangue, sendo capazes de trabalhar feitiços e alquimia como ninguém. Apesar de serem um clã relativamente novo, eles são um dos sete fundadores da Camarilla, a grande organização que esconde a sociedade vampiresca dos mortais.

Imagem de capa do item

Tzimisce

Extremamente poderosos e antigos, os Tzimisce são um dos clãs mais perigosos de vampiros, já que dominam uma disciplina conhecida como Vicissitude, que permite que eles manipulem carne e ossos, torturando seres humanos e alterando seus corpos à sua vontade.

Eles eram grandes dominadores do Leste Europeu e hoje precisam se esconder por conta de seus visuais grotescos. Junto com os Lasombra, eles são um dos clãs fundadores do Sabá. Curiosamente, esse é o clã ao qual pertence o icônico e poderoso Conde Drácula.

Imagem de capa do item

Ventrue

Considerados por muitos como o melhor clã de vampiros do RPG, os Ventrue são, em essência, as figuras clássicas e sedutoras que já conhecemos. Eles são riquíssimos e estão por trás dos maiores impérios e organizações políticas do mundo, além de dominarem a seita vampiresca Camarilla.

Entre suas principais habilidades, estão os dons recorrentes já vistos em vários filmes, séries e livros de vampiros: eles são capazes de manipular psicologicamente seus adversários, seja através de medo ou sedução. Sempre ambiciosos e cheios de orgulho, eles têm uma tendência a serem bem arrogantes.