Capa da Publicação

12 filmes que tiveram suas sequências canceladas!

Por Fernando Maidana

Quando nossas histórias favoritas são adaptadas para as telonas, nós já imaginamos como serão as sequências do primeiro filme.

No entanto, algumas vezes, a produção não se sai tão bem quanto os estúdios esperam e a franquia acaba sendo cancelada. Confira algumas vezes em que isso aconteceu.

Imagem de capa do item

O Espetacular Homem-Aranha 2

O Espetacular Homem-Aranha 2 tinha a dura missão de reverter as críticas ao primeiro filme, que acabaram por dividir o público.

O primeiro filme do Cabeça de Teia dirigido por Marc Webb não foi um fracasso, mas a Sony não ficou satisfeita com os resultados obtidos. Pra piorar, a sequência protagonizada por Andrew Garfield e Emma Stone arrecadou ainda menos em bilheteria do que o primeiro filme.

Assim, o estúdio chegou a um acordo com a Casa das Ideias e o Homem-Aranha agora integrará o Universo Cinematográfico Marvel, cancelando os planos da Sony que já havia anunciado filmes como O Espetacular Homem-Aranha 3 e 4, além do spin-of de Sexteto Sinistro.

Imagem de capa do item

Eragon

Eragon adaptou o primeiro livro do Ciclo da Herança, que conta a história de como o jovem Eragon encontrou o dragão Saphira e se torna um cavaleiro destinado a combater o exército de Galbatorix.

Apesar de possuir alguns grandes nomes em seu elenco, e um orçamento de 100 milhões de dólares, o filme decepcionou os fãs e foi massacrado pela crítica.

A ideia da Fox era adaptar todos os livros para as telonas, mas devido à resposta negativa do público as sequências foram canceladas imediatamente.

Imagem de capa do item

O Cavaleiro Solitário

Criado por George W. Trendle e Frank Striker em 1932, o Cavaleiro Solitário tinha suas aventuras lidas em um popular programa de rádio, além de tirinhas diárias publicadas no jornal.

O Texas Ranger John Reid, acompanhado de seu fiel escudeiro, Tonto, percorria o Velho Oeste Americano, em busca dos criminosos que assassinaram seus irmãos.

O grande problema do filme foi ter sido lançado muito próximo de outros grandes blockbusters, que já eram muito aguardados como O Homem de Aço, Meu Malvado Favorito 2 e Guerra Mundial Z.

Com isso, a produção acabou sendo ofuscada e a Disney cancelou a sequência, que já estava com as datas de gravação agendadas.

Imagem de capa do item

Batman & Robin

Com um orçamento de 125 milhões de dólares, Batman & Robin arrecadou pouco menos de 250 milhões em bilheteria.

O filme não foi um fracasso comercial, mas a recepção de público e crítica foi a pior possível.

A Warner já havia apostado em uma sequência que traria Joel Schumacher de volta à direção e George Clooney reprisando seu papel de Bruce Wayne.

Batman Triumphant teria Nicolas Cage no papel de Espantalho e também contaria com a participação da Arlequina. Mas tudo foi cancelado depois do fiasco de Batman & Robin.

Algumas imagens promocionais da sequência chegaram a ser divulgadas pela Warner.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

Com um orçamento de 200 milhões de dólares, Lanterna Verde arrecadou apenas 220 milhões em bilheteria ao redor do mundo e é considerado o maior fracasso da DC Comics nas telonas.

Além da péssima bilheteria, o filme também foi extremamente criticado e acabou cavando a cova de sequência, que já estava com o roteiro pronto.

Apesar de todos os pontos negativos, os fãs ficaram tristes por não poder ver Mark Strong se transformando no líder da Tropa Sinestro.

Imagem de capa do item

A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro foi o primeiro filme da adaptação de Fronteiras do Universo, trilogia escrita por Philip Pullman e extremamente aclamada entre os fãs.

A ideia da New Line Cinema era levar todos os livros para as telonas, mas isso só aconteceria se o primeiro filme rendesse dinheiro suficiente.

Com um orçamento de 180 milhões de dólares, A Bússola de Ouro arrecadou 378 milhões em bilheteria, mas os executivos não se convenceram e as sequências foram canceladas.

Imagem de capa do item

Planeta dos Macacos

Com um orçamento de 100 milhões de dólares, O Planeta dos Macacos dirigido por Tim Burton arrecadou quase 400 milhões em bilheteria ao redor do mundo.

No entanto, o diretor teve uma série de divergências criativas com a Fox e chegou a afirmar que preferia saltar de uma janela do que dirigir uma sequência do filme.

Os planos para as continuações foram cancelados e os produtores decidiram rebootar a franquia. Assim, 10 anos mais tarde, foi lançado Planeta dos Macacos: A Origem.

Imagem de capa do item

Jumper

Embora a crítica sobre o filme não tenha sido tão positiva, Jumper arrecadou mais de 200 milhões de dólares em bilheteria.

Seria interessante uma continuação sobre o filme, mas é bem improvável, visto que Jumper foi lançado há mais de 6 anos.

Imagem de capa do item

Eu Sou o Número 4

A produção de Eu Sou o Número 4 foi extremamente conturbada.

O filme é a adaptação do primeiro livro de uma série de seis romances intitulada Os Legados de Lorien.

A DreamWorks teve que brigar pelos direitos do filme com J.J. Abrams, que também planejava produzir uma adaptação da série.

A DreamWorks venceu a disputa e o filme foi produzido por Michael Bay.

Apesar das críticas mistas, o filme foi ofuscado pelos capítulos finais da Saga Crepúsculo e acabou não vingando.

Imagem de capa do item

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo

A adaptação da popular série de games Prince Of Persia não foi muito bem recebida pela crítica, mas conseguiu arrecadar quase 350 milhões de dólares ao redor do mundo.

Apesar do sucesso mundial, o filme foi muito mal recebido nos Estados Unidos, então os estúdios decidiram não arriscar em uma sequência.

Imagem de capa do item

John Carter

O trailer de John Carter foi impressionante, mas mesmo assim não conseguiu convencer o público a ir para os cinemas.

O filme acabou gerando um prejuízo de 200 milhões de dólares para os bolsos da Walt Disney Studios e definitivamente enterrou qualquer possibilidade de uma sequência.

Imagem de capa do item

Esquadrão Classe A

Foi até ingênuo por parte da 20th Century Fox pensar que um filme como Esquadrão Classe A teria peso para sustentar uma nova franquia.

A série americana dos Anos 80 foi popular o suficiente para sustentar 5 temporadas, mas não conseguiu repetir o sucesso nas telonas.

Devido aos nomes de peso no elenco, o orçamento do filme foi de 110 milhões de dólares com uma arrecadação total de 187 milhões ao redor do mundo.

Até mesmo os próprios atores admitiram que o filme era uma bagunça e que não gostariam de trabalhar em uma sequência.

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.