12 Easter eggs e referências em Sonic: O Filme

Capa da Publicação

12 Easter eggs e referências em Sonic: O Filme

Por Raphael Martins

Sonic: O Filme já chegou aos cinemas do mundo todo, superando toda a desconfiança inicial e se tornando mais um exemplo de que games podem ser bem adaptados para as telonas. Com menos de uma semana em cartaz, o filme já se tornou a adaptação de games com a maior estreia de todos os tempos, mostrando que, com boa vontade e amor ao material original, é possível fazem um ótimo filme baseado em um jogo de vídeo game.

A aventura do ouriço supersônico no cinema agradou os fãs por vários motivos. Entre eles estão as várias referências e easter eggs escondidos durante todo o filme, alguns mais discretos, outros nem tanto, mas todos muito divertidos de se procurar e se descobrir. Estes são alguns deles!

Viu algum que a gente não reparou? Fala pra gente nos comentários!

Tema de Sonic Mania

Sonic: O Filme mostra a que veio logo em sua cena inicial, que mostra Sonic, ainda criança, correndo para lá e para cá em seu mundo, em um cenário idêntico ao Green Hill Zone, a primeira fase do game original para Mega Drive. Mas não para por aí.

A música que toca ao fundo é a mesma que toca na abertura do game Sonic Mania, feito com gráficos retrô para comemorar os 25 anos do personagem e extremamente elogiado pelo público e pela crítica especializada.

Imagem de capa do item

Tribo Equidna

Também no começo do filme, entendemos o porquê de o pequeno ouriço precisar fugir para a Terra: ele estava sendo perseguido pela tribo Equidna, cujo membro mais popular é Knuckles.

Contudo, essa tribo é diferente. Eles são um clã “maligno” dentro da tribo, o Clã Nocturnus, que comandam uma dimensão alternativa e tem planos bem nefastos de dominação para os outros mundos.

Esse clã apareceu originalmente no game Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood como os grandes antagonistas a serem derrotados por Sonic e seus amigos.

Imagem de capa do item

Sanic

Uma das melhores coisas das redes sociais de Sonic na internet é sua capacidade de rirem de si mesmos. E quando o meme do “Sanic” apareceu, eles abraçaram a brincadeira, sendo abraçados pelo público fã de uma zoeira básica.

O Sanic nada mais é que um desenho extremamente malfeito do ouriço azul, com traços grosseiros, braços desengonçados e uma cara de sonso. Fez tanto sucesso na internet que acabou indo parar no game Sonic Forces, aparecendo em uma das camisetas usadas para customizar seu personagem.

No filme, ele aparece quando o velho maluco da cidade, que jura ter visto um “demônio azul” pelas redondezas, apresenta às pessoas um desenho da criatura. O que se vê é nada mais, nada menos que o Sanic.

Imagem de capa do item

Logo de abertura

Nos games clássicos da série, o jogador era sempre recebido pelo Sonic dentro de uma bela moldura, um anel com asas nas laterais, algo que acabou se tornando um dos logotipos do personagem. No filme, ele também está presente, ainda que de forma discreta.

Quando Sonic está falando sobre sua vida em sua toca, nós o vemos treinando com dois nunchakus em suas mãos e usando uma bandana na cabeça. Nela, está desenhada o logo dos games clássicos do personagem, mas sem ele dentro.

Imagem de capa do item

Esmeralda do caos

As Esmeraldas do Caos, pedras preciosas de poder infinito, são uma parte importante da mitologia do personagem, mas não aparecem no filme. Quer dizer, quase isso, porque pelo menos uma delas é mencionada nele.

Quando Sonic está prestes a fugir para a Terra, ele observa alguns mundos para onde pode ir em um mapa. Nele, há uma menção à “esmeralda do caos”, no singular, não no plural. Isso pode significar uma menção à Esmeralda Mestre, uma joia ainda mais poderosa que as Esmeraldas do Caos, possuindo o poder de anulá-las e controlá-las.

Nos games, Knuckes é o guardião da Esmeralda Mestre, o que pode significar que eventualmente ele e Sonic se encontrarão nos cinemas no futuro.

Imagem de capa do item

Badniks

Os Badniks são os inimigos que Sonic derrota nos jogos. Tratam-se de robôs feitos a partir de animais aprisionados e por vezes até convertidos de vez em máquinas de destruição e morte.

Esse tipo de robô não aparece no filme, mas em uma das cenas em que o Dr. Robotnik está em seu caminhão de comando escolhendo que máquina mortal usar para capturar Sonic, vemos a palavra “Badnik” em uma das opções, o que pode significar duas coisas: ou os Badniks do game já existem, mas não apareceram, ou no filme esse é o nome dado a seus instrumentos robóticos.

Imagem de capa do item

Hill Top Zone

A Hill Top Zone é uma das fases do game Sonic The Hedgehog 2, onde o ouriço precisa evitar a lava e pular em gangorras para seguir em frente. Esta fase não aparece no filme, mas é mencionada.

Quando Sonic aparece em sua toca jogando ping-pong consigo mesmo, vemos que ele usa como mesa uma placa de trânsito indicando o caminho para a “estrada Hill Top”, uma clara menção à famosa fase do jogo.

Imagem de capa do item

Mushroom Hill Zone

Já a Mushroom Hill Zone, primeira fase de Sonic & Knuckles, é alardeada o tempo todo no filme, sendo o lugar para onde Sonic quer fugir para proteger seus amigos da Terra. Mas mais que isso: ela aparece!

No final, durante os créditos, vemos o Dr. Robotnik perdido no “planeta cogumelo”, que nada mais é que a Mushroom Hill Zone do jogo. Será que veremos esse cenário novamente em um provável segundo filme, de preferência com o Knuckles nele?

Imagem de capa do item

Chilli Dogs

Nos quadrinhos americanos da Archie Comics, Sonic tem uma comida preferida: Chilli Dogs, uma espécie de cachorro quente com Chilli. Com o sucesso dos quadrinhos, esse traço de personalidade foi transportado para o desenho animado dos anos 90... que fez ainda mais sucesso.

No filme, Sonic é visto comendo vários Chilli Dogs de uma vez na cena em que ele e Tom arranjam uma briga em um bar de uma forma totalmente sem querer. A cena é bem engraçada, lembrando a famosa cena do mutante Mercúrio em X-Men: Apocalipse.

Imagem de capa do item

Batendo o pé

Sonic adora velocidade e só consegue ficar parado se o jogador assim o quiser, mas isso não quer dizer que ele goste disso. Se você deixá-lo muito tempo parado no game, ele começa a bater o pé e a olhar no relógio, impaciente com quem quer que o esteja controlando, em um ótimo exemplo de quebra da quarta parede nos games.

No filme, o ouriço faz a mesma coisa. Na batalha final do filme, enquanto enfrenta o Dr. Robotnik pelas ruas de São Francisco, Sonic se move tão rápido que os mísseis à sua frente não representam nenhuma ameaça pra ele, que bate o pé e olha para o relógio como uma forma de tirar uma onda com o cientista e rir na cara do perigo.

Imagem de capa do item

Chao!

O game Sonic Adventure, lançado para o Dreamcast, apresentou pela primeira vez os Chao, criaturinhas muito fofas que, se cuidadas direito, podem mudar de forma e até ajudar Sonic em sua jornada.

Um desses bichinhos aparece muito rapidamente no filme, daquele jeito “piscou, perdeu”: ele aparece dentro do carro da família que um dos robôs de Robotnik destrói enquanto persegue Sonic por uma estrada.

Aquela musiquinha!

Os games da franquia são conhecidos por sua excelente trilha sonora, que salvas raras exceções, parecem ficar melhores a cada novo jogo. A mais famosa delas com certeza é o tema da Green Hill Zone, a primeira fase do game original.

Uma versão dessa música, tocada em um piano, é ouvida próximo ao final do filme, quando Sonic se muda para a casa de Tom e tudo é só paz, tranquilidade e alegria, sobretudo para os fãs do personagem, que viram um ótimo filme no cinema.