Capa da Publicação

12 coisas que você talvez não saiba sobre o Bob Esponja!

Por Fernando Maidana

Mas você sabe tudo sobre o personagem? Confira aqui 12 fatos sobre Bob Esponja que você provavelmente não sabia!

Imagem de capa do item

Os personagens principais foram inspirados nos 7 Pecados Capitais!

Essa surpreendente revelação foi feita em um comentário incluído na versão do diretor do episódio "Plankton!" no DVD da primeira temporada do desenho. Não é explicado qual personagem corresponde a qual pecado, mas os fãs logo trataram de inventar suas teorias.

Ganância - Sr. Sirigueijo

Inveja - Plankton

Preguiça - Patrick

Orgulho - Sandy

Ira - Lula Molusco

Gula - Gary

Luxúria - Bob Esponja

Talvez a Luxúria seja o menos aparente dos pecados, mas em sua definição o pecado não se resume apenas ao desejo sexual, mas sim ao desejo incontrolável pelo prazer, seja através do apego aos prazeres carnais ou associado à qualquer costume. Bob Esponja pode ser um tarado pelo trabalho, pelas amizades ou simplesmente pelo desejo de se divertir. Não venham querer por a culpa em mim, essa teoria nem é minha!

Imagem de capa do item

Bob Esponja é casado com o computador do Plankton!

Pelo menos as suas vozes são! Tom Kenny e Jill Talley trabalharam juntos, pela primeira vez, nas esquetes de comédia da FOx, The Edge, de 1992 a 1993. Tom empresta sua voz à versão americana do Bob Esponja enquanto Jill é a voz do computador de Plankton, Karen!

Imagem de capa do item

Minha Perna!

Toda vez que algum desastre acontece no desenho, uma mesma voz grita: "Minha Perna!"

A voz pertence a um peixe conhecido como Fred. Ele não é nada importante dentro da série, apenas é notado quando está gritando. A brincadeira foi introduzida pela primeira vez no episódio "Escola de Pilotagem" na primeira temporada e é usada até hoje!

Imagem de capa do item

Sra. Puff!

O desenho se passa na Fenda do Biquíni, no fundo do mar, e ironicamente o único dos personagens principais que realmente é um peixe é a Sra. Puff.

Patrick é uma Estrela-do-mar, Sandy é um esquilo, Larry é uma lagosta, Bob Esponja é... uma esponja (ah vá!). Se pararmos para pensar, o único peixe que tem alguma relevância dentro da história é a Sra. Puff. Ela é um baiacu, também conhecido como peixe balão.

Quando são ameaçados por predadores, os baiacus inflam seu corpo como se fosse um balão, deixando em evidência seus afiados espinhos. Na maioria das vezes funciona, mas quando o predador insiste em fazer uma boquinha, acaba se dando muito mal, mais tarde. O fígado desses peixes produz uma toxina mais de mil vezes mais potente que o cianureto!

Imagem de capa do item

Bob Fungo Calça Quadrada!

Uma nova espécie de Cogumelo recebeu o nome de Spongiforma squarepantsii.

Apesar da Spongiforma ser um fungo, e não uma esponja, os cientistas resolveram homenagear nosso amigo da Fenda do Biquíni, já que a nova espécie se assemelhava muito às esponjas marinhas.

Imagem de capa do item

Polvo Molusco!

Sim, apesar do nome ser sugestivo, o criador da série, Stephen Hillenburg, já afirmou diversas vezes que Lula Molusco é um POLVO! Basta reparar na cabeça do estressado vizinho de Bob Esponja para notar que ela se assemelha muito mais ao formato arredondado dos Polvos e não da proeminente estrutura das Lulas.

O criador escolheu usar o nome Lula Molusco Tentáculos pois originalmente "Squidward Tentacles" soa melhor do que "Octoward Tentacles". Além disso, o fato dele ter 6 membros é unicamente para o traço ficar mais simplificado e o personagem não parecer muito "carregado".

Imagem de capa do item

Funcionário do Mês!

Bob Esponja trabalha no Siri Cascudo há 31 anos! De acordo com Bob Espoja - O Filme, nosso herói foi eleito o Funcionário do Mês durante 374 vezes consecutivas! Pode parecer muito tempo, mas não é nada para nosso amigo amarelo já que Esponjas Marinhas podem viver por mais de 500 anos!

Imagem de capa do item

Stephen Hillenburg!

O criador original da série idealizou o personagem em 1984, enquanto se formava como biólogo marinho no Orange County Ocean Institute. Mas essa não foi sua primeira criação. Ainda na escola, Hillenburg escrevia sua própria HQ intitulada The Intertidal Zone (Zona entremarés).

Seus quadrinhos eram estrelados por bizarras criaturas marinhas que, mais tarde, serviriam como base para a inspiração de diversos personagens da série de TV. O narrador da HQ era ninguém menos que Bob, A Esponja!

Imagem de capa do item

Dubladores!

Já falamos sobre ele antes, mas é algo interessante de se mencionar. O dublador americano do Bob Esponja, Tom Kenny, também emprestou sua voz para o Cão de Catdog e para o prefeito de Townsville em As Meninas Superpoderosas!

No Brasil, Bob Esponja é dublado por Wendel Bezerra, que também emprestou sua voz para Jackie Chan, Goku e Metabee!

Imagem de capa do item

A verdadeira Fenda do Biquíni!

O lar de Bob Esponja é baseado em uma ilha de verdade! O Atol do Biquíni é parte das Ilhas Marshall, um arquipélago no Oceano Pacífico que durante muitos anos serviu como área de testes nucleares dos Estados Unidos.

No entanto, Hillenburg também revelou que se inspirou em Seattle enquanto criava a Fenda do Biquíni.

Imagem de capa do item

Parabéns pra você!

De acordo com a carteira de motorista de Bob Esponja, ele nasceu no dia 14 de Julho de 1986. No entanto, Stephen Hillenburg diz que o personagem não tem uma idade específica.

Imagem de capa do item

Spongeboy!

O nome original da série seria SpongeBoy. No entanto, a marca já havia sido registrada por uma empresa que fabricava esfregões. Sendo assim, Hillenburg teve de recorrer aos seus velhos personagens da Intertidal Zone para encontrar o nome definitivo de Bob Esponja Calça Quadrada!

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.