12 Coisas que você precisa saber sobre o Punho de Ferro!

Capa da Publicação

12 Coisas que você precisa saber sobre o Punho de Ferro!

Por Leo Gravena

Punho de Ferro estreia na Netflix dia 17 de março de 2017.

Imagem de capa do item

Criação

Criado na década de 70 ao lado de outro herói bem conhecido, o Mestre do Kung-Fu, Punho de Ferro foi uma tentativa de puxar um pouco do sucesso dos crescentes filmes de artes marciais. Nascido nas páginas de Marvel Premiere #15, Punho de Ferro era uma criação de Gil Kane e Roy Thomas. Entretanto, a ideia, como revelado futuramente, veio de Bill Everett.

Tendo uma ótima popularidade na década de sua criação, o Punho de Ferro acabou sendo jogado para escanteio a partir dos anos 90, virando um personagem mais que secundário, que só fazia pequenas pontas aqui e acolá. Entretanto, desde 2000, a Marvel parece ter prestado um pouco mais atenção no tesouro que tem em mãos.

Imagem de capa do item

Demolidor

Daniel Rand já chegou a ser Demolidor por algum tempo, para proteger a identidade secreta de Matthew Murdock, que havia sido descoberto como sendo o Demolidor havia algum tempo.

Tanto é que, durante a Guerra Civil, o Demolidor que vemos no time do Capitão América e chamando o Homem de Ferro de Judas é ninguém menos que o Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Vilão alheio

Apesar de ter sido imortalizado como a nêmese pessoal do Wolverine, o Dentes de Sabre estreou nas páginas da revista solo do Punho de Ferro! Para ser mais preciso, isso aconteceu nas páginas de Iron Fist #14, de agosto de 1977!

Imagem de capa do item

Ferro ou Aço?

Refletindo um pouco de sua popularidade lá fora, o Punho de Ferro passou a ter sua própria revista em terras tupiniquins, dois anos depois de sua estreia. Pela editora Bloch, surgia o Punhos de Aço.

Anos depois, com a Abril sendo responsável pela publicação dos títulos da Marvel no Brasil, o nome viria ser mudado para o que conhecemos atualmente: Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Filho do Herdeiro

Daniel Rand era filho de Wendell Rand e Heather Duncan. Quando tinha nove anos, seus pais e um sócio - Harold Meachum - viajaram para o Tibete, para encontrar o reino perdido de K'un-Lun, um local extra-dimensional que só "aparece" na Terra a cada dez anos...

Lá, Wendell é traído por Harold, que o empurra de um penhasco e deixa Heather e Danny para morrer. Após ver sua mãe literalmente se jogar os lobos para salvá-lo, Daniel encontra cidadãos de K'un-Lun e é levado perante Yu-Ti, o líder local. Lá, ele descobre que o Yu-Ti, chamado Nu-An, era irmão de Wendell e que Wendell era o primeiro no lugar para herdar o trono de K'un-Lun, antes de ter recusado tudo e ido para a Terra, viver uma vida "normal".

Imagem de capa do item

Tatuagem?

O Punho de Ferro é famoso por seu símbolo em forma de dragão no peito. Muitos creem que isso seja uma tatuagem... mas não é bem assim.

A marca é na verdade uma cicatriz deixada pelo dragão Shou-Lao, que tinha o coração removido do peito e uma marca de dragão no lugar. Ao tentar matar esse dragão, Daniel resolveu estrangulá-lo, pressionando seu corpo contra o dragão. O calor emanado pela marca no corpo do dragão foi tão grande que marcou Daniel para sempre, lembrando-o dos sacrifícios que teve de fazer para chegar onde chegou.

Imagem de capa do item

Já teve câncer

Durante uma visita a K'un-Lun, Daniel Rand foi exposto a uma dose mortal de radiação, mas por seus poderes, conseguiu sobreviver, mas foi diagnosticado com câncer. Nesse meio tempo, a cidade seria invadida por alienígenas e um clone de Rand seria colocado em seu lugar. Assim que esse clone morreu, foi a vez do Super Skrull assumir a identidade de Daniel Rand. Depois que toda a farsa foi descoberta, Rand foi encontrado, e curado do câncer graças à meditação.

Imagem de capa do item

Legado

O Punho de Ferro não é um título exclusivo de Daniel Rand. Já existiram, ao todo, sessenta e seis Punhos de Ferros.

Uma delas, inclusive, chamada de Fongji Wu, foi capaz de dominar o poder do Punho de Ferro e da Fênix, há vários séculos.

Imagem de capa do item

Vastidão de poderes...

Daniel Rand não é só um cara que luta bem. Seus poderes derivam do uso e da manipulação do seu chi, que o permite várias coisas que muitos nem têm noção.

Ele é capaz de hipnotizar inimigos, criar um elo quase telepático com pessoas, viajar entre dimensões, externalizar seu chi criando rajadas de energia e seu poder mais famoso, o golpe do Punho de Ferro, que concentra todo o chi em suas mãos e é capaz de nocautear até mesmo os mais fortes rivais.

Imagem de capa do item

...e origem deles!

Ao chegar em K'un-Lun, Daniel passou por um rígido treinamento físico e emocional. Com apenas dezesseis anos, ele já havia ganhado a coroa de Fu-Hsi, a rainha das víboras, já tinha derrotado quatro inimigos místicos e desmascarado o Raio, um desafiador mecânico. Mas para Danny, não era o bastante.

Então, aos 19 anos, foi permitido que entrasse na morada de Shou-Lao, o dragão que mencionamos anteriormente. Depois de matá-lo, Danny mergulhou suas mãos em um caldeirão que continha nada menos que o coração ardente de Lao. E eis que ele ganhou os poderes do Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Bromance

Para muitos, Luke Cage e Punho de Ferro são apenas os fundadores dos Heróis de Aluguel... mas vai além disso.

Os dois tem uma amizade profunda e fiel, que levou a momentos trágicos - como quando o clone de Rand foi morto e todos culparam Cage, o que o deixou traumatizado. Futuramente, Cage pediu para que Rand fosse padrinho de sua filha com Jessica Jones.

Imagem de capa do item

Filme

A Marvel tinha um projeto para um filme solo do personagem em 2005, que seria estrelado por Ray Park e dirigido por Steve Carr. O filme nunca saiu do papel, mas o personagem voltou a ter um destaque considerável nos quadrinhos e em algumas animações.1