12 Coisas que você precisa saber sobre “Guerras Secretas”, a primeira grande saga da Marvel!

Capa da Publicação

12 Coisas que você precisa saber sobre “Guerras Secretas”, a primeira grande saga da Marvel!

Por Leo Gravena

Guerras Secretas foi um grande evento da Marvel em 1984, na história diversos heróis são levados para o Mundo de Batalha, criado pelo Beyonder, e devem lutar, com o vencedor tendo seu maior desejo realizado. Na lista a seguir, você irá conferir 12 curiosidades sobre a trama.

Imagem de capa do item

Não foi ideia da Marvel

Na época os brinquedos da DC eram feitos pela Kenner, a empresa estava tendo um grande sucesso nas vendas de brinquedos da linha “DC Super Powers”.

A Mattel, concorrente da Kenner, abordou a Marvel com a iniciativa de fazer algo semelhante com os heróis da editora. Contudo, eles iriam fazer isso apenas se a Marvel publicasse um quadrinho que acompanhasse o lançamento - e precisava ser um grande evento que iria juntar os maiores heróis e vilões da Marvel.

Imagem de capa do item

O nome também não foi uma ideia da Marvel

De acordo com o editor-chefe e escritor de Guerras Secretas, Jim Shooter, a Mattel disse para a Marvel as palavras “Guerra” e “Segredo” foram testadas com diversos grupos de crianças e chamavam a atenção delas.

Ninguém se incomodou em pensar em outra coisa, então quando o nome ficou, simplesmente porque algumas crianças nos anos 80 achavam o nome legal...

Imagem de capa do item

O uniforme preto do Homem-Aranha também não foi uma ideia da Marvel

Guerras Secretas foi o primeiro evento gigantesco da Marvel a acontecer na continuidade, com as coisas que aconteceram ali sendo refletidas nos títulos individuais dos heróis.

Uma das mudanças mais famosa foi o novo uniforme preto do Homem-Aranha, que ele ganhou em uma máquina alien no Mundo de Batalha.

A ideia para o uniforme, contudo, veio de um jovem de 22 anos chamado Randy Schueller. Segundo rumores, a Marvel havia pedido ideias para os leitores de novas histórias do Homem-Aranha. A ideia foi comprada por Jim Shooter por 220 dólares. Fazendo com que a Marvel fizesse um ótimo acordo.

Imagem de capa do item

Foi a primeira vez em que Magneto foi reconhecido como um mocinho

Na história, o poderoso Beyonder teleporta os maiores heróis e vilões da Marvel e os coloca em um planeta que possui diversos pedaços de outros planetas, criando assim o “Mundo de Batalha”.

Uma das decisões mais interessantes da trama é colocar o antigo inimigo dos X-Men, Magneto, junto dos heróis. Na história, o Beyonder diz que a batalha altruísta de Magneto pela causa mutante o deixava mais próximo dos heróis que dos vilões, que em sua maioria eram apenas mesquinhos e violentos.

Desde então, Magneto oscila entre herói, anti-herói e nobre vilão. E essa ideia foi totalmente da Marvel.

Imagem de capa do item

Tinha o ser mais poderoso do universo Marvel (por um tempo)

O propósito da história era que o Beyonder era um deus, pelo menos ao ser introduzido em Guerras Secretas, pela primeira vez.

Ele destruiu uma galáxia inteira somente para dar espaço ao Mundo de Batalha. Galactus, uma das mais poderosas entidades do Universo Marvel, foi convocado por ele para ser um dos vilões. Galactus tentou o atacar, porém foi instantaneamente nocauteado.

Em Guerras Secretas II, o Beyonder simplesmente mata a Morte, até o Homem-Molecular pedir para ele a trazer de volta. Desde então o Beyonder foi alterado drasticamente.

Imagem de capa do item

O Homem de Ferro não fez parte de Guerras Secretas

Bem, sua armadura estava lá, mas Tony Stark não.

Na época, Stark não era o Homem de Ferro, mas sim Jim Rhodes, que estava usando a armadura a pedido de Tony, que teve uma recaída e voltado a beber.

Vale notar que tanto o Tony Stark quanto vários escritores da Marvel se esqueceram que não era ele no Mundo de Batalha. Mas em sua defesa, Tony Stark estava muito bêbado na época. Ele tem um motivo para não se lembrar que não estava no evento.

Imagem de capa do item

Crise nas Terras Infinitas existe por causa de Guerras Secretas

Em alguns locais você pode encontrar rumores de que a Marvel apressou a publicação de Guerras Secretas em 1984 para bater o mega evento da DC, Crise nas Terras Infinitas, mas isso não é verdade, pelo menos de acordo com Jim Shooter, que disse em uma entrevista que:

“Começamos a trabalhar em Guerras Secretas quase um ano antes da DC começar a Crise, e na verdade, a DC NÃO estava planejando um “grande evento envolvendo toda a companhia” até eles descobrirem sobre [ Guerras Secretas]. Naqueles tempos, o pessoal dos quadrinhos de todas as empresas andavam juntos, vogavam vôlei, jogavam poker, essas coisas. Não tinha como manter segredo nem que você tentasse e não nos importávamos se a DC sabia o que estávamos fazendo. Não achávamos que faria alguma diferença. A Crise foi uma resposta ao gigantesco sucesso de Guerras Secretas.”

A Mattel nem ligou para os quadrinhos

Mesmo tendo sido a Mattel que pediu pela criação dos quadrinhos - e ter forçado a Marvel a colocar algumas bases e veículos que poderiam ser vendidos, A Mattel não ligou muito para o que aconteceu depois na história.

Depois dos primeiros 8 brinquedos terem sido lançados, a empresa parou de se importar e lançava qualquer personagem que quisesse. A segunda fase de figuras de ação tinha o Demolidor, o Falcão e o Duende Macabro, sendo que nenhum deles estava em Guerras Secretas.

A terceira fase teria apenas 3 personagens presentes no evento - o Hulk, Maça e o Senhor Fantástico - e diversos outros personagens que não estavam, incluindo Dazzler, Mística, Aniquilador e Abominação.

Brinquedos do Homem de Gelo, Constritor e Electro foram lançados e nenhum estava presente em Guerras Secretas.

Imagem de capa do item

Guerras Secretas parou um caso de pedofilia!

Os quadrinhos dos X-Men, na época, eram escritos por Chris Claremont e tinham as maiores vendas da Marvel. O Título também tinha os personagem Piotr Rasputin, o Colossus, e Kitty Pryde. Hoje, eles são um dos mais adorados casais da Marvel, porém as coisas eram meio estranhas nos anos 80.

Kitty Pryde tinha 14 anos, enquanto Piotr possuía 18-19, senão mais. Isso era errado para Jim Shooter, que decidiu criar uma alien chamaza Zsaji, para o Colossus se apaixonar no Mundo de Batalha.

Zsaji, convenientemente, morreu, porém Colossus, convenientemente, não parou de ficar de luto por ela quando voltou para a Terra e Kitty acabou se tornando uma ninja por um tempo.

O romance entre os dois ficou mais aceitável quando Kitty já tinha seus 17/18 anos e Colossus 21/22. Depois de algumas idas e vindas, o casal finalmente se casará em breve nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Guerras Secretas II não foi secreta, não foi uma guerra e não foi boa

O Guerras Secretas original foi um sucesso tão grande em vendas, que, obviamente, a Marvel fez uma sequencia - mesmo que os brinquedos já tivessem acabado. Shooter voltou a escrever e conseguiu capturar na história nada do que os fãs haviam gostado na primeira série.

Ao invés de colocar os heróis e vilões para brigarem em uma batalha épica, ele colocou o Beyonder vindo para a terra e fazendo várias coisas idiotas como:

1 - Tentar namorar a Dazzler (Cristal);

2 - Transformar um prédio em ouro

3 - Destruir totalmente a economia da Terra

4 - Tentar se juntar a máfia por um tempo

5 - Decidir ser parecido com o David Hasselhoff.

Obviamente, nada disso foi bem aceito pelos fãs...

Imagem de capa do item

Guerras Secretas 2 foi tão ruim que não aconteceu

Em Novos Vingadores: O Illuminati #03, Brian Michael Bendis decidiu apenas dizer que o Guerras Secretas II foi um grande evento falso, que aconteceu em uma réplica da Terra que o Beyonder fez em um asteroide com heróis, pessoas e tudo imaginado por ele.

Basicamente, o Beyonder decidiu fazer um “Show de Truman” consigo mesmo, até o Raio Negro mandou ele sumir dali, o que ele fez, porque na época ele era um mutante Inumado e o Raio Negro era seu Rei. Então isso acabou funcionando... De alguma forma.

Imagem de capa do item

Retorno

Em 2015 a Marvel decidiu "refazer" as Guerras Secretas". Dessa vez o Mundo de Batalha foi criado pelo Doutor Destino**, para poder lutar contra os Beyonders e salvar o pouco que restava do Multiverso das Incursões.

Dessa vez a trama, escrita por Jonathan Hickman, teve uma trama muito mais densa e grandiosa, fazendo com que vários dos personagens clássicos da Marvel tivessem grandes e importantes escolhas para fazerem.

A saga foi um sucesso de critica e vendas, além de ter servido como um leve "reboot" para o Universo Marvel nos quadrinhos.