Capa da Publicação

12 Artistas brasileiros que já trabalharam para a Marvel e DC!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Mike Deodato Jr.

Nascido Deodato Taumaturgo Borges Filho, Mike Deodato Jr. é filho de um célebre criador de personagens brasileiros, como o Flama. Montando sua carreira no mesmo ramo que seu pai, Deodato trabalhou em grandes editoras internacionais, como a Dark Horse, a Image e a Red Giant.

Na Marvel e na DC, seus trabalhos mais conhecidos são fases da Mulher Maravilha, Novos Vingadores, Vingadores Secretos e a recente saga Pecado Original, que está atualmente nas bancas do Brasil. Seu traço é exuberante e realista, com um dos melhores efeitos de sombreado que eu já vi.

Imagem de capa do item

Will Conrad

Vilmar Nunes Conrado, mais conhecido pelo nome artístico Will Conrad é um artista sem igual, com uma arte que caminha no mesmo estilo que a arte de Deodato.

Começando como arte-finalista de Buffy, adaptação da série pela Dark Horse, o artista logo teve espaço para começar a desenvolver sua própria arte, e é relembrado por seu trabalho em Stormwatch, X-Men e na série do Asa Noturna.

Imagem de capa do item

Ivan Reis

Outro desenhista de mão cheia, Ivan Reis começou sua carreira em terras tupiniquins, lado a lado com Maurício de Sousa. Assim como a maioria dos artistas brasileiros, deu início à sua carreira internacional através da Dark Horse, e acabou atingindo as grandes colunas do mercado de super-heróis.

Na Marvel, foi responsável por Homem de Ferro, Os Defensores e Os Vingadores, mas foi na DC que ganhou sucesso, tendo trabalhado ferrenhamente na Liga da Justiça e no título do Aquaman dos Novos 52.

Imagem de capa do item

Rafael Albuquerque

Famoso por ser desenhista e co-criador de Vampiro Americano, série do selo Vertigo da DC Comics, Rafael Albuquerque é originário de Porto Alegre e, ainda que mais notoriamente um desenhista de interiores, já foi responsável por capas e por roteiros.

Com um estilo bem definido e diferenciado, Rafael já trabalhou em Besouro Azul, Homem-Animal, Batman, Superman/Batman, o já mencionado Vampiro Americano e edições únicas de Uncanny X-Force e Wolverine.

Imagem de capa do item

Rafael Grampá

Dono de uma das minhas artes favoritas, Rafael Grampá foi responsável por histórias como Batman Black & White, Strange Tales II e Hellblazer, além de capas.

O artista, juntamente com quatro outros escritores e desenhistas, conceberam a antologia 5, produzida de modo independente e vencedora de um prêmio Eisner.

Imagem de capa do item

Al Rio

Álvaro Araújo Lourenço do Rio foi um artista brasileiro famoso internacionalmente. Começou sua carreira como animador, chegando a trabalhar na série derivada de Aladdin, da Disney.

Como quadrinista, Al Rio trabalhou em grandes editoras como a Wildstorm. Seu trabalho em quadrinhos da Marvel (X-Men Unlimited, Spider-Man) é conhecido pelas belas e sensuais mulheres, em um estilo que era muito bem executado pelo artista.

Imagem de capa do item

Fábio Moon e Gabriel Bá

A dupla de irmãos gêmeos naturais de São Paulo conseguiu um grande marco na indústria de quadrinhos internacionais. Tendo lançado e sido elogiados pelo recente Dois Irmãos, os dois irmão já trabalharam em grandes projetos, seja juntos ou separados.

Seu trabalho mais notório dentro das duas editoras foi Daytripper, pelo selo Vertigo na DC Comics. Publicada em dez edições, a série conta com arte e roteiro dos dois.

Imagem de capa do item

Adriana Melo

Com uma arte realista e muito bem trabalhada, Adriana Melo é outra artista que se destacou no cenário internacional.

Para Marvel e DC, ela trabalhou em Aves de Rapina, Miss Marvel, Mulher-Gato, Lanterna Verde e O Espetacular Homem-Aranha.

Imagem de capa do item

Gustavo Duarte

Um brasileiro que tem se destacado recentemente no cenário estrangeiro, Gustavo Duarte é um cartunista de São Paulo, famoso por sua arte estilizada e seus quadrinhos com pouca ou nenhuma fala.

Iniciando sua carreira de modo independente, Duarte recebeu reconhecimento merecido e chegou a trabalhar numa edição especial de Guardiões da Galáxia, bem como a atual série do Bizarro.

Imagem de capa do item

Sergio Cariello

Recifense, Sergio Cariello começou a carreira cedo, tendo feito seu primeiro trabalho na área de quadrinhos aos 11 anos de idade. Ele foi levado para a Marvel, onde começou como letrista e logo despontou como um desenhista de mão cheia.

Tendo trabalhado com o Capitão América, Batman, Azrael e Exterminador, ele também já atuou como professor na Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art, onde, no início de sua carreira, aprendeu a consolidar sua arte.

Imagem de capa do item

Roger Cruz

Dono de uma arte bem estilizada, Roger Cruz teve sua arte em destaque na Marvel e na DC Comics. Também é ex-professor de uma escola de arte - A Fábrica de Quadrinhos, que ele mesmo ajudou a fundar.

Seus trabalhos mais conhecidos foram à frente dos X-Men, do Surfista Prateado e de uma edição de Batman Chronicles.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux