11 personagens e casais LGBT que queremos ver nos cinemas!

Capa da Publicação

11 personagens e casais LGBT que queremos ver nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Continuando nossa comemoração ao Dia do Orgulho LGBT, e dando continuidade à lista dos personagens que tiveram sua sexualidade mal-representada nos cinemas e na televisão, partimos agora para o futuro, que promete ser mais aberto com personagens que fogem do espectro cisgênero e heterossexual.

Para isso, reunimos 11 personagens e casais gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros que podem vir a aparecer no futuro, com suas identidades sexuais devidamente representada. Note que também inserimos personagens que já foram apresentados no cinema, e que podem voltar em novas versões mais fiéis ao material fonte.

Créditos: Marvel Comics/DC Comics
Imagem de capa do item

Xavin

Parte importante da segunda formação dos Fugitivos nos quadrinhos, Xavin é uma heroína com origem Skrull, e está nessa lista por ser bem mais do que uma jovem adolescente homossexual. Temos aqui um raro caso de personagem transgênero não-binário, uma vez que ela não se identifica com os gêneros, e constantemente altera sua fisionomia entre os sexos masculino e feminino.

E embora os Fugitivos estejam ganhando uma série televisiva, ainda é difícil acreditar que uma personagem que requer tantos efeitos visuais dê as caras por lá. Ainda assim, no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel, Xavin pode ser parte importante da TV... ou até mesmo do cinema, caso uma Invasão Secreta esteja a caminho.

Imagem de capa do item

Mulher-Gato

Uma questão que sempre foi muito discutida entre os fãs LGBT de quadrinhos foi a sexualidade da Mulher-Gato, que apesar de usar sua sensualidade para conquistar aliados e vítimas do sexo masculino, sempre teve tendências que a afastavam um pouco da heterossexualidade. Com isso, veio a confirmação recente de que a personagem era bissexual.

E embora Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge tenha deixado isso um tanto quanto subentendido em sua trama, nós nunca tivemos uma personagem que realmente se assumisse dessa forma. Considerando a falta de personagens bissexuais nos cinemas, a perigosa e fantástica Selina Kyle poderia ser uma ótima representante.

Imagem de capa do item

Rictor e Shatterstar

Heróis mutantes sempre foram a maior metáfora para minorias dentro do Universo Marvel nas HQs. E um casal que se sobressai em meio a eles é Rictor e Shatterstar. Rictor, já "apresentado" em Logan é um mutante capaz de controlar a terra e energias sísmicas, ao mesmo tempo que lida com problemas como depressão e tendências suicidas.

A luz em sua vida é Shatterstar, um gladiador vindo do Mojoverso, com uma intensa curiosidade pelo mundo e suas particularidades. Além de ser um casal muito fofo e querido pelos fãs, os dois também poderiam representar algo dificilmente visto nos cinemas: a pansexualidade, por parte de Shatterstar. Quem sabe, há um espaço para os dois no filme da X-Force.

Imagem de capa do item

John Constantine

Embora alguns "fãs" ainda tenham problemas em aceitar, não há muito o que discutir aqui: John Constantine é um homem bissexual, e isso já foi abordado mais de uma vez, por roteiristas diferentes. O exorcista e demonologista de Londres já teve duas adaptações live-action - uma nos cinemas e outra na televisão - e parece estar retornando com tudo em Liga da Justiça Sombria.

Dessa vez, o personagem poderia ser retratado como o que é, de fato, uma vez que a sexualidade sempre foi uma parte bem importante da vida boêmia do anti-herói. Dessa forma, sua fama de sedutor e conquistador pode soar muito mais natural, já que ele não irá poupar esforços para conseguir o que quer... independente do que isso seja.

Imagem de capa do item

Homem de Gelo

Após estar presente no Universo Marvel por mais de 50 anos, o Homem de Gelo, um dos cinco X-Men originais se descobriu recentemente como homossexual. Como de costume, muitos criticaram a decisão editorial da Marvel, mas as histórias do personagem tem sido bem recebidas, com ele chegando a ganhar um título solo nos últimos meses.

Embora já tenha sido apresentado antes nos cinemas, Bobby Drake poderia retornar em uma nova versão como um personagem assumidamente gay, tendo de lidar com o balanceamento entre sua vida pessoal e sua origem mutante. Aliás, isso serviria como uma bela ponte para a famosa cena de X-Men 2, onde os pais de Bobby apresentam um comportamento anti-mutante que poderia muito bem ser também homofóbico.

Imagem de capa do item

Arlequina e Hera Venenosa

Duas personagens que sempre habitaram a cabeça de uma parcela LGBT dos fãs da DC Comics foram a Arlequina e a Hera Venenosa. Com uma forte amizade, as duas sempre foram parceiras no crime e tiveram uma grande proximidade emocional, o que deu a entender que elas eram bem mais que amigas.

E embora alguns quadrinhos confirmem essa teoria, ainda não temos algo à altura. Com o Universo Estendido da DC Comics já estabelecido nos cinemas e Sereias de Gotham City à caminho, as duas poderiam estabelecer um relacionamento juntas... o que poderia ser benéfico para as duas e especialmente para a Arlequina, que poderia se livrar da influência abusiva do Coringa.

Imagem de capa do item

Estrela Polar

E todos abram espaço para o primeiro personagem gay assumido da Marvel Comics. Estrela Polar fez parte da equipe canadense de mutantes Tropa Alfa, antes de se mudar para os EUA e se juntar aos X-Men. Ele sempre foi amado pelos fãs por sua personalidade ágil e seus poderes de super-velocidade, que são aumentados no contato com sua irmã gêmea, Aurora.

Estrela Polar é um personagem extremamente importante para a comunidade LGBT, por seu pioneirismo dentro das HQs - tanto como primeiro herói assumido da Marvel como também por ter tido o primeiro casamento gay dos quadrinhos. E vê-lo nos cinemas seria uma imensa forma de mostrar respeito aos fãs e ao próprio herói.

Imagem de capa do item

Apolo e Meia-Noite

Um casal bem diferente do que "se espera" da representação LGBT dos quadrinhos, Meia-Noite e Apolo conquistaram fãs, principalmente por seu papel de destaque em The Authority, uma equipe mais desenfreada do universo da Wildstorm, pertencente à DC Comics. Inspirados pelo Batman e pelo Superman, eles são opostos complementares.

Enquanto o Meia-Noite é trevas, extremamente violento e sádico, Apolo é luz, trazendo bondade e heroísmo. Vale lembrar que o Meia-Noite recebeu uma elogiada série solo de HQs nos últimos anos, e mais recentemente chegou a compartilhar o título com Apolo, o que daria uma boa base para os personagens serem adaptados para os cinemas.

Imagem de capa do item

Miss America Chavez

Criada há poucos anos, e rapidamente incorporada a diversos títulos de equipes, Miss America Chavez se tornou um grande ícone da Marvel. Latina, lésbica e com uma personalidade afiada, sempre pronta para descer a porrada em quem merece, essa heroína multiversal tem conquistado novos fãs a cada dia.

Ela está ganhando cada vez mais popularidade nos quadrinhos, tendo recebido um título solo ainda esse ano. E com sorte, o próximo passo da heroína está nos cinemas, principalmente caso a Marvel deseje, no futuro, adaptar a famosa saga dos Jovens Vingadores, ou inserir uma nova equipe suprema em sua franquia cinematográfica...

Imagem de capa do item

Batwoman

Não há uma personagem LGBT na DC Comics mais adorada que Katherine Kane, a Batwoman. Uma das primeiras heroínas lésbicas da DC, ela teve histórias extremamente orgânicas e naturais, mostrando sua sexualidade como um fator comum que faz parte de sua vida tanto quanto sua carreira heroica.

Nos quadrinhos, ela já namorou a detetiveRenee Montoya, que posteriormente se tornaria a Questão; e com a policial Maggie Sawyer, com quem ela quase chegou a se casar. Infelizmente, essa união não aconteceu nos quadrinhos, deixando muitos fãs insatisfeitos. Mas com sorte, caso seja representada nos cinemas, a heroína poderia ter um final feliz ao lado de sua noiva.

Imagem de capa do item

Wiccano e Hulkling

Por fim, resta falar de um dos casais mais amados das últimas duas décadas. Surgidos nas páginas de Jovens Vingadores, o mago Wiccano e o transmorfo Hulkling são dois heróis inspirados pelos Vingadores, que lutam contra o crime em suas identidades secretas ao lado de outros heróis adolescentes.

Ao mesmo tempo, eles se tornaram grandes amigos e namorados, lutando pelo outro em diversas batalhas, e chegando a integrar uma nova formação dos Novos Vingadores. Atualmente, os dois estão noivos, e considerando a popularidades dos Jovens Vingadores nos quadrinhos, não é de se surpreender caso eles tenham um futuro concreto no Universo Cinematográfico da Marvel.