11 Curiosidades de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Capa da Publicação

11 Curiosidades de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

11 - Temática

Christopher Nolan disse que esse filme lida com a “Dor”. Em Batman Begins, o tema foi “Medo”, enquanto O Cavaleiro das Trevas lidava com o “Caos”.

Imagem de capa do item

10 - Ideia original

Se Heath Ledger não tivesse morrido, o filme envolveria o Coringa indo a julgamento enquanto o Duas-Caras (que havia sobrevivido ao ultimo filme) criava tumulto por Gotham.

Imagem de capa do item

9 - Mate seus heróis

Durante as entrevistas promocionais para o filme, Tom Hardy (Bane) disse que as cenas mais difíceis de filmar eram as de luta. O motivo: ele é um grande fã do Batman e disse que era como “bater no seu herói de infância”.

Contudo, ele também disse que mesmo adorando o personagem, no momento em que Nolan gritava “ação”, Hardy apenas começava a dar socos o mais forte que podia.

Imagem de capa do item

8 - Oscar

Este foi o primeiro filme do Batman de Christopher Nolan que não recebeu nenhuma indicação a nenhuma categoria do Oscar. Também é o seguindo filme do Batman (após Batman & Robin, de 1997), que não recebeu nenhuma indicação.

Imagem de capa do item

7 - Harley Quinn

Anne Hathaway revelou que durante sua audição, ela acreditava que estava testando para o papel da namorada/parceira do crime do Coringa, Harley Quinn. Foi apenas após uma conversa com Christopher Nolan que ela descobriu estar fazendo audições para a Mulher-Gato.

Imagem de capa do item

6 - Batman... De dia?

A luta final do filme marca a única ocasião nesta trilogia ou nos filmes de Burton e Schumacher em que o Batman é visto durante o dia.

Imagem de capa do item

5 - Robin

Chsitian Bale disse que ele não seria o Batman se o Robin aparecesse em qualquer momento da trilogia. Nolan concordou em não colocar o Robin, já que isso iria retirar o tom sombrio dos filmes.

No final do ultimo filme da trilogia, é revelado que o nome do meio do detetive John Blake é “Robin”. Ele desiste de ser um policial e entra na Batcaverna ao seguir as instruções deixadas no testamento de Bruce Wayne.

Imagem de capa do item

4 - Prenuncia de Personagem

Pouco antes de revelar sua verdadeira natureza, Miranda Tate, após Bruce Wayne se desculpar por não ter conseguido a retirar da cidade, diz a Bruce “fazer o que for necessário”.

Seu pai, Ra’s al Ghul, repetidamente zombava de Bruce por não ter “a coragem de fazer o que é necessário”, em Batman Begins.

Imagem de capa do item

3 - Luvas

No três filmes do Nolan de Batman, os espinhos/garras nas luvas do Batman tem um papel essencial na derrota do vilão principal.

Elas quebram a espada de Ra’s al Ghul em Batman Begins, jogam o detonador do Coringa para longe e danificam a máscara de Bane em O Retorno do Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

2 - Bat-Símbolo

O Bat-Simbolo no começo de cada filme prenuncia algo que acontece mais tarde no filme.

Neste caso, o Bat-Simbolo é feito de gelo se quebrando e simboliza as pessoas caindo no rio congelado quando são forçadas a atravessá-lo.

Imagem de capa do item

1 - Charada!???

Todos sabemos que o vilão de O Retorno do Cavaleiro das Trevas é o Bane, porém, de acordo com o escritor David S. Goyer, a Warner Bros. tinha algumas ideias diferentes. Ele chama que durante a estreia de O Cavaleiro das Trevas, um presunçoso executivo da Warner o abordou, querendo falar sobre vilões para o terceiro filme e disse que “Obviamente teremos o Charada, que será o Leonardo DiCaprio.”

Ironicamente, DiCaprio é um dos únicos membros de Inception/A Origem a não ter um papel na trilogia. Além de que Goyer ficou tão irritado com isso que mesmo que estivesse planejando colocar o vilão no filme, teria abandonado a ideia na hora.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."