Capa da Publicação

10 X-Men que ninguém gostaria de ser!

Por Gus Fiaux

Os X-Men são uma das equipes mais célebres dos quadrinhos, com membros famosos como o Wolverine, Ciclope, Tempestade, Jean Grey e até mesmo o Magneto. Seus poderes são o que os fazem vítimas da sociedade, mas também os ajudam a lutar contra o crime e fazer do mundo um lugar melhor.

No entanto, não há como não dizer que alguns mutantes parecem ter sido amaldiçoados pela má sorte. Enquanto uns conseguem ter poderes incríveis, como soltar raios e se teletransportar, outros vieram com dons absurdos e, algumas vezes, inúteis. Pensando nisso, aqui estão os 10 X-Men que ninguém gostaria de ser. 

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Bailey Hoskins

Conhecido como X-Ceptional (ainda sem tradução oficial no Brasil), Bailey Hoskins foi o protagonista da minissérie "Worst X-Men Ever" - algo como "O Pior X-Men de Todos os Tempos". E ele infelizmente nasceu com um poder que ninguém gostaria de ter.

Ele é capaz de se detonar, como uma bomba. Contudo, ele só poder fazer isso uma vez. E, é claro, quando fizer, isso o matará instantaneamente. Além de ter que usar um traje especial para conter suas habilidades, ele sabe que no dia que usar seu poder, será a primeira e última vez que seus dons mutantes entrarão em ação...

Imagem de capa do item

Bico

Quando Grant Morrison assumiu os X-Men, ele fez de tudo para mostrar que nem toda mutação é útil ou bonitinha. Em alguns casos, temos alguns heróis que simplesmente nasceram com a pele azul, ou que possuem três rostos. No caso de Bico, temos uma criatura aviária... que não consegue voar.

Basicamente, o herói tem toda a anatomia parecida com a de um pássaro. Contudo, devido ao seu tamanho e sua estrutura antropomórfica, ele sequer pode voar. Seu único dom, de fato, são suas presas e seu bico, que podem servir para atacar... mas honestamente, quem gostaria de ter esses poderes com essa aparência?

Imagem de capa do item

Câmara

Outro mutante com poderes amaldiçoados é Câmara. Por mais que seja considerado um dos X-Men mais poderosos que existe, com o potencial para se tornar Nível Ômega, os poderes do personagem se manifestaram da pior forma possível, causando sérios problemas para Jono Starsmore.

Basicamente, ele é capaz de expelir energia bruta através de sua boca, uma vez que todo o canal entre seu esôfago e suas narinas é um intenso produtor de flamas biocinéticas. Contudo, isso não apenas o desfigurou, como também o tornou incapaz de se comunicar com as pessoas, até que ele recebeu um elo telepático para que pudesse "falar".

Imagem de capa do item

Escalpo

Enquanto o Míssil ganha os ares com seus poderes que o deixam invulnerável, sua irmã não teve a mesma sorte. Paige Guthrie se tornou a Escalpo, uma mutante cujos poderes fazem com que ela tenha que arrancar sua própria pele constantemente, para revelar um corpo novo.

Seus poderes têm um lado bem positivo, uma vez que ela é capaz de se transformar em qualquer substância por baixo de sua pele - desde madeira a diamante. No entanto, isso funciona de forma aleatória, e não compensa o suficiente por ter que passar a vida inteira rasgando a própria carne.

Imagem de capa do item

Derme

Se Escalpo tem pele de menos, o mesmo não pode ser dito sobre Derme, um arrogante integrante da X-Force. Basicamente, ele é a versão bizarra e assustadora do Senhor Fantástico, pois possui cerca de dois metros de pele "extra" em seu corpo, e pode moldá-la na forma que deseja.

Contudo, esse poder não é tão útil quanto aparenta, afinal de contas, ele não consegue modelar seu próprio esqueleto, apenas sua pele. Dessa forma, tudo o que ele tem é uma derme extremamente flácida, e não pode, por exemplo, passar por espaços muito apertados ou tomar formas diferentes, como bolas ou outras estruturas sólidas.

Imagem de capa do item

Medula

Ainda falando no crescimento desordenado de alguns órgãos e tecidos corporais, não podemos esquecer de Medula, uma ex-integrante dos Morlocks que veio para a superfície, se juntando brevemente aos X-Men e, mais recentemente, à X-Force.

Basicamente, a estrutura óssea de Medula cresce além de seu corpo, formando armas poderosas. No entanto, as desvantagens vêm além da estética, já que isso provoca uma intensa dor à heroína. Imagine ver seus próprios ossos crescendo além do que deveriam...

Imagem de capa do item

Larval

Sempre que falamos dos X-Men mais nojentos, nunca podemos deixar de nos esquecer do Larval, uma figura que - graças aos céus - parece ter sido esquecida na década de 90. Basicamente, ele possui um sistema digestório externo, que se manifesta na forma de dois vermes gigantescos.

Essas duas larvas vagam incontroláveis, encontrando qualquer tipo de alimento à sua frente para nutrir o Larval. É um poder extremamente nojento e até mesmo pouco útil - embora ele tenha se provado um membro leal para a equipe.

Imagem de capa do item

Adam X

Outra criação bizarríssima da década de 90, nós já não gostaríamos de ser Adam X apenas por seu visual. O herói mescla uma série de estilos bizarros, parecendo um surfista que, de repente, colocou um boné e passou a usar ombreiras afiadas - o que era bem típico da década.

Mas quem dera esse fosse o único ponto negativo. Ele possui um poder no mínimo bizarro: é capaz de mandar uma corrente elétrica por seu sangue, fazendo ele entrar em combustão. Isso mesmo, ele é capaz de incinerar as pessoas com seu próprio sangue. Não é lá um dom muito saudável...

Imagem de capa do item

Vampira

Até agora, você só viu desconhecidos aqui. E boa parte disso se deve ao fato de que os X-Men principais geralmente possuem poderes "bonitinhos" e "úteis". No entanto, uma figura caminha com uma maldição: a Vampira. Seus poderes são bem interessantes, já que ela é capaz de absorver memórias e habilidades ao tocar na pele das pessoas.

Contudo, a desvantagem aqui é ainda maior: ela não pode nutrir qualquer tipo de contato físico, sob o risco de machucar severamente as pessoas que ama. Durante um tempo, ela inclusive conseguia "controlar" esse poder - o que era excelente -, mas isso nunca dura muito tempo, e ela sempre se vê como um monstro por destruir tudo o que toca.

Imagem de capa do item

Longedosolhos

Em primeiro lugar, está uma adição relativamente recente às histórias dos X-Men: o mutante chamado Longedosolhos. Seu poder é o maior tipo de maldição que pode-se esperar: ele é capaz de fazer as pessoas esquecerem dele no momento em que elas param de olhar para ele. O ponto negativo: ele não é capaz de controlar essa habilidade.

Como resultado, ninguém se lembra de Longedosolhos. Se ele aparecer e te pedir ajuda, no momento que você virar de costas, já terá esquecido do que aconteceu. Com isso, ele é um mutante bem trágico, e nunca gostaríamos de ter as mesmas habilidades que ele.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux