Capa da Publicação

10 vilões que queremos ver no filme solo da Viúva Negra!

Por Gus Fiaux

Após Vingadores 4, Marvel Studios deve começar a diversificar ainda mais seu “cardápio” de franquias. Realizando o desejo de milhões de fãs, o estúdio deve produzir uma aventura solo para a Viúva Negra, aproveitando elementos de sua história que ainda não são conhecidos pelo grande público.

E considerando que, nas HQs, a personagem tem uma rica mitologia, fruto de seus anos a serviço da União Soviética ou sua carreira pós-Vingadores, precisamos de um inimigo à altura para a espiã mais letal do mundo. Temos aqui 10 vilões que queremos no filme solo da Viúva Negra!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Yelena Belova e a Sala Vermelha

Yelena Belova é uma grande inimiga da Viúva Negra nos quadrinhos. Ela foi criada pela Sala Vermelha, os mesmos mestres de Natasha Romanoff nos quadrinhos. Assim que Nat passou para o lado dos heróis, ela foi ativada, tornando-se uma nova Viúva Negra. Nos cinemas, seria muito interessante ver essa dinâmica das várias Viúvas.

Em Agente Carter, já vimos um pouco do programa responsável pelas Viúvas Negras, e Vingadores: Era de Ultron também ajudou a estabelecer um pouco mais o passado da espiã na Sala Vermelha. Dessa forma, seria muito legal ver essa ameaça do passado voltando para assombrar a vida de Natasha, e Yelena seria uma ótima opção.

Imagem de capa do item

M.O.D.O.C. e a I.M.A.

Caso o filme se passe no presente, uma ideia adequada seria voltar a explorar a I.M.A., organização que foi brevemente apresentada através de Homem de Ferro 3. Acrônimo para Ideias Mecânicas Avançadas, a empresa foi fundada por Aldrich Killian no Universo Cinematográfico da Marvel, mas estava desaparecida desde então.

Considerando a importância da organização composta por cientistas terroristas nas HQs, é de se esperar que possamos revê-la no futuro. E o filme da Viúva Negra seria uma plataforma bem interessante para esse retorno, especialmente se contar com a participação de M.O.D.O.C., o assustador e bizarro líder/arma secreta da corporação.

Imagem de capa do item

Mulher-Aranha

Nos quadrinhos, a Mulher-Aranha é uma das maiores aliadas dos Vingadores, e se tornou uma grande amiga da Viúva Negra ao longo dos anos, auxiliando sua colega aracnídea. Isso não muda o fato de que, originalmente, ela era uma agente da HIDRA cuja missão era assassinar Nick Fury - e que logo se livrou de sua "programação".

Nos cinemas, ela poderia manter essa origem, mas com leves alterações. Ela poderia ser serva de outra organização terrorista, já que a HIDRA foi "derrotada" nesse universo, e poderia ser designada para matar a Viúva Negra. Ao fim do longa, elas podem se aliar para enfrentar a organização maligna - que nesse caso, pode inclusive ser a I.M.A.

Imagem de capa do item

Caos

A Viúva Negra não possui muitos inimigos exclusivos dela. Ainda assim, é necessário lembrar que ela já teve vários arcos individuais, e vez ou outra, enfrentava algum vilão que nunca havia sido visto antes. Em um dos arcos, ela confrontou uma organização conhecida como Caos, responsável por financiar exércitos e experimentos genéticos para criar super-humanos.

O líder da organização é o Profeta, um homem capaz de se teletransportar e com vários conhecimentos do futuro. Embora não sejam lá a organização mais brilhante ou original do mundo, poderia passar por uma reestruturação para ficar mais adaptável para os cinemas, dando um propósito maior para o filme solo de Natasha Romanoff.

Imagem de capa do item

Barão Zemo

Ele já apareceu nos cinemas graças a Capitão América: Guerra Civil, e é um dos vilões que não foi morto em uma batalha heroica com os mocinhos - o que significa que ele ainda pode retornar no futuro. Levando em conta as habilidades de espionagem de Zemo, bem como seu ódio por super-heróis, não seria ruim vê-lo contra a Viúva Negra.

Seria ótimo para a personagem enfrentar um vilão tão ardiloso, principalmente um que já foi estabelecido no UCM. Com sorte, dessa vez ele poderia usar seu traje clássico para confrontar a heroína, e inclusive serviria para trazer o vilão como uma das ameaças mais importantes para o futuro dos Vingadores - ainda mais lembrando que ele já dissolveu a equipe antes.

Imagem de capa do item

Mestres do Terror

Aliás, falando no Barão Zemo, uma equipe relacionada a ele que poderia dar trabalho para a Viúva Negra são os Mestres do Terror, um grupo de vilões menores que originalmente foram reunidos para enfrentar os Vingadores. Se levarmos em conta que o filme da espiã pode também ser a reunião da equipe feminina, eles dariam ótimos oponentes.

Os Mestres do Terror trazem opções fenomenais de antagonistas. Temos personagens como a Encantor, o Homem-Radioativo e até mesmo a Madame Máscara (que mesmo tendo sido apresentada em Agente Carter, pode retornar em uma nova versão aqui). A ideia seria justamente mostrar Natasha - e algumas aliadas - sendo capazes de enfrentar um exército.

Imagem de capa do item

Lucia Von Bardas

Guerra Secreta foi uma saga não muito bem recebida nas HQs, mas que trazia uma série de ideias impressionantes. Aqui, vimos Nick Fury enviando vários heróis para a Latvéria, em uma missão secreta que posteriormente foi apagada de suas memórias. Uma vez no país, eles enfrentaram Lucia Von Bardas, a líder durante a ausência do Doutor Destino.

Meses depois, Von Bardas retorna como uma ciborgue, cheia de implantes cibernéticos, e ameaça a vida de todos os seus antigos inimigos. Um filme da Viúva Negra poderia adaptar essa saga, contando com aliados como o Soldado Invernal e Gavião Arqueiro. Também seria uma boa maneira de inserir a Latvéria antes do Quarteto Fantástico.

Imagem de capa do item

Guardião Vermelho

Alexi Shostakov é uma das pessoas mais influentes do passado de Natasha Romanoff. Não é para menos, afinal de contas, na época em que ela era uma bailarina, ele era seu marido. O Guardião Vermelho era um super-soldado treinado pela KGB, e simbolizava para a União Soviética o mesmo que o Capitão América representa para os Estados Unidos.

Podendo representar a dualidade do passado na Rússia e o presente ao lado dos Vingadores, o Guardião Vermelho pode ser estabelecido como um antigo romance da Viúva Negra, que dessa vez retorna para causar um grande caos em sua vida, trazendo de volta as memórias de um passado escarlate e violento...

Imagem de capa do item

Soldado Invernal

Ainda falando do passado de Natasha e sua relação com a União Soviética, uma das ideias mais interessantes seria estabelecer seu encontro com o Soldado Invernal, que ela menciona brevemente durante o segundo filme do Sentinela da Liberdade. Sabemos que ele acabou atrapalhando uma missão dela, e de quebra, fez um buraco em sua barriga com um tiro.

Considerando que Bucky Barnes e Natasha Romanoff têm um histórico nos quadrinhos, seria interessante ver mais do passado do Soldado Invernal através dos olhos da Viúva Negra. Uma ideia interessante seria criar uma aventura dos dois no presente, com vários flashbacks mostrando o primeiro "encontro" da dupla no passado.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro e a S.H.I.E.L.D.

Por fim, temos uma ideia que está na cabeça dos fãs desde 2012, assim que a palavra "Budapeste" foi mencionada em Os Vingadores. Estamos falando do primeiro encontro da Viúva Negra com o Gavião Arqueiro, enquanto ela ainda era uma espiã a serviço da KGB, enfrentando a S.H.I.E.L.D. em alguma missão secreta de espionagem.

Isso seria ótimo justamente para trazer um filme com uma vilã como protagonista, muito antes da personagem se juntar aos Heróis Mais Poderosos da Terra. Além disso, Clint Barton poderia começar como um adversário, antes de se juntar a ela e salvar sua vida, criando aí uma dívida que só foi sanada quando a heroína o salvou das garras de Loki...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux