Capa da Publicação

10 vezes em que você já quis ser um X-Men!

Por Gus Fiaux

Se você é fã de super-heróis e de aventuras envolvendo super-poderes e pessoas salvando o mundo, é muito provável que você, em algum momento de sua vida, já tenha sido obcecado com os X-Men. Os heróis mutantes não são uma das equipes mais amadas dos quadrinhos à toa.

Mas isso não é tudo. Eu duvido que você nunca tenha querido fazer parte dos X-Men. Seja para resolver problemas grandes ou apenas porque alguns poderes viriam bem a calhar. E esta lista foi feita para você, pensando em 10 momentos em que todo mundo quis ser um X-Men!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Quando o controle remoto estava longe demais...

Como seres humanos, um dom especial que todos nós temos é a tal da preguiça. Por isso, telecinese é um poder que cairia muito bom. Imagine-se pegando aquele objeto que está longe demais para o alcance de suas mãos, ou até mesmo lutar sem se esforçar fisicamente.

É nesses momentos que todos gostaríamos de ser uma Jean Grey ou uma Psylocke da vida. Todos nós adoraríamos transportar as coisas apenas com a força da mente, para que precisássemos sair de onde estamos, especialmente naqueles dias onde procrastinamos até para sair da cama...

Imagem de capa do item

Quando você queria abrir o pote de biscoito mas tava difícil...

Mas isso abre um problema: imagine que você conseguiu pegar aquele pote de biscoito para comer, mas foi tentar abrir e a tampa estava emperrada, de forma que nem sua telecinese ajudou em nada? Super-força seria um dom perfeito nessa hora, não acha.

Heróis como o Fera, o Colossus ou o Apache definitivamente não precisam se preocupar com isso. Além disso, seria um ótimo poder para fazer algumas tarefas cotidianas, como levantar aquele móvel pesado na hora da faxina, ou para lutar contra inimigos perigosos.

Imagem de capa do item

Quando você caiu e ralou o joelho, e só queria sarar logo...

Quem diz que o joelho ralado dói bem menos que o coração partido está bem louco da cabeça. Quantas vezes já nos machucamos e ficamos doloridos por dias, às vezes sem poder nos movimentar direito, ou então doidos de vontade pra coçar a ferida, mas sem poder.

Regeneração resolveria isso, não é mesmo? Personagens como o Wolverine, a X-23 e até mesmo o Deadpool concordam, já que seus sistemas se recuperar em um tempo muito menor. Se eu tivesse fator de cura, isso teria resolvido metade dos meus choros quando criança...

Imagem de capa do item

Quando você queria saber a resposta daquela pergunta dificílima na prova...

Telepatia pode ser um dom ou uma maldição - afinal de contas, imagina que terrível ficar sabendo sobre tudo que pensam sobre você? -, mas vamos tentar nos focar apenas no lado positivo. Imagine-se tendo o dom de saber tudo que você precisa nos melhores momentos!

Daria para resolver questões difíceis nas provas, ganhar dos seus amigos no UNO, e até mesmo receber uma bolada em jogos como "Quem Quer Ser um Milionário?" A vida realmente seria bem mais fácil se nós só tivéssemos o mesmo dom de ler mentes do Professor X e da Emma Frost.

Imagem de capa do item

Quando você estava naquele busão lotado e só queria chegar em casa logo...

Imagine a seguinte situação: você acabou de sair do trabalho ou da escola, mas agora está enfrentando um ônibus lotado até o teto, com fome e morto de vontade de chegar em casa, tomar um banho e dormir. Teletransporte ou super-velocidade seriam recursos perfeitos, não é mesmo?

É exatamente por isso que o Noturno nunca deve passar por essas situações, e nem o Mercúrio ou o Estrela Polar. Na "pior" das hipóteses, gostaríamos até de ser o Anjo, que consegue voar por aí e que só precisa se preocupar com o trânsito dos pombos.

Imagem de capa do item

Quando você pagou micão na frente de todo mundo que conhece e só queria sumir...

Tem dias na nossa vida em que a gente só queria sumir. Fugir de onde a gente está, seja porque estamos enjoados de estar aqui ou porque fizemos algo que nos arrependemos muito. Sabe aquelas vergonhas bem ruins que você já passou na frente de todos os seus conhecidos? Pois é...

Felizmente, se fôssemos mutantes, teríamos uma grande variedade de opções. Poderíamos ser que nem a Kitty Pryde, que atravessa paredes, ou até mesmo igual a Mística, que consegue virar qualquer pessoa - e ainda assim, vive com a cara da Jennifer Lawrence.... Definitivamente, saídas é o que não nos iria faltar.

Imagem de capa do item

Ou melhor, quando você quis voltar no tempo pra impedir o micão de acontecer...

Bem, uma outra possibilidade interessante seria, talvez... voltar no tempo. Lembra daquela vergonha que você passou na rua, ou até mesmo daquela boca que você se arrependeu de ter beijado? Talvez, viagem temporal seria a resposta para os seus problemas.

Tudo bem que você iria provavelmente causar uma catástrofe no continuum espaço-tempo ao receber esses dons ingratos? Sim, mas qual o problema? Todos nós gostaríamos de poder voltar no tempo e dar uns tapas na cara do nosso eu passado... ou então, compartilhar os números da Mega-Sena...

Imagem de capa do item

Quando tava um calor dos infernos e você pensou que uma chuvinha cairia muito bem...

Se você, como eu, também sofre com o calor tropical do Brasil, provavelmente adoraria ter poderes de controle de temperatura ou controle climático. Tudo o que eu mais queria era poder fazer nevar, criar uma chuvinha aqui e ali e, quem sabe, fazer um ventinho naqueles dias muito abafados.

Claro que o sonho é ser a Tempestade - já que também poderia lançar raios, o que seria um verdadeiro choque de monstro mutante -, mas também me contentaria em ser o Homem de Gelo. E imagino que, para quem vive no Sul e sofre com o frio, virar o Solaris ou a Magma seria uma opção reversa.

Imagem de capa do item

Quando você queria ter as melhores habilidades e conhecimentos de seus amigos...

Se você fosse a Vampira, a Copycat ou até mesmo a Hope Summers, sua vida estaria ganha. Basicamente, você teria a habilidade de "roubar" os poderes de seus amigos, ou de qualquer outra pessoa que conhecesse. E embora isso também tenha seu lado negativo, os benefícios seriam muito maiores.

Você poderia, basicamente, ter todos os poderes que já mencionamos aqui - supondo que vivêssemos em um mundo onde houvesse mutantes -, sem contar que também seria capaz de absorver memórias, habilidades e até mesmo aparência, o que seria ótimo em algumas circunstâncias.

Imagem de capa do item

Quando você queria lutar por igualdade, por aceitação e pelo fim dos preconceitos!

Nos quadrinhos, os X-Men sempre representaram minorias e grupos sociais que não possuem espaço, vítimas de preconceito diário e perseguição. Se você faz parte ou pelo menos tem empatia por um desses grupos, é bem provável que você já quis ter poderes e se juntar à luta ao lado dos outros heróis mutantes.

Contudo, isso é algo que fazemos diariamente, com ou sem poderes, e só ajudar, de alguma forma, já faz de você um super-herói. Só de não abaixar a cabeça em frente à injustiça, a desigualdade, a intolerância e aos discursos de ódios, você já seria um X-Man excepcional. Afinal de contas, esse é o Mês do Orgulho, e na diversidade, todos somos mutantes e orgulhosos.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux