10 vezes em que as coisas deram muito errado durante as gravações!

Capa da Publicação

10 vezes em que as coisas deram muito errado durante as gravações!

Por Raphael Martins

Quem vai no cinema ver um filme muitas vezes não imagina a quantidade de trabalho que foi necessário para que tudo ocorresse bem e saísse perfeito. Durante os vários meses de gravações que são precisos para produzir um filme, a equipe tem que lidar com vários problemas, alguns deles totalmente inesperados e por vezes muito sérios.

Nesta lista, você confere 10 ocasiões em que as coisas saíram do controle no set de filmagens de alguns dos maiores sucessos do cinema, às vezes sendo preciso até mesmo paralisar as gravações.

Você tem seguro de vida? Deveria…

Poltergeist: O Fênomeno (1982)

Este filme é considerado amaldiçoado no sentido mais literal da palavra. Vários atores e membros da equipe morreram durante e depois das gravações, e é cada história escabrosa envolvendo a produção que Poltergeist merecia uma lista totalmente dedicada a ele.

Durante as filmagens, a equipe técnica experienciou várias situações bizarras e difíceis de explicar, como objetos caindo do nada ou aparecendo em locais onde não deveriam estar, barulhos estranhos vindos não se sabe de onde e até mesmo aparições misteriosas em espelhos.

Não deve ter sido um filme lá muito fácil de se trabalhar.

Star Wars (1977)

O Star Wars original também passou por diversos problemas durante sua produção. Com alguns deles George Lucas podia lidar, perdendo apenas seu tempo e sua paciência. Mas quando a natureza resolveu intervir, o diretor quase foi à loucura.

O set de Tatooine foi construído na Tunísia, um país quente com vários desertos, onde raramente cai uma gota de chuva. E aconteceu de o país passar pela maior tempestade já vista por lá em 20 anos justamente quando ele estava gravando Uma Nova Esperança. Resultado: um set completamente destruído e um George Lucas a beira de um ataque de nervos.

Por coincidência, aconteceu exatamente a mesma coisa durante as gravações de A Ameaça Fantasma em 1998.

Armour of God (1987)

Que Jackie Chan nunca usa dublês e arrisca a vida em todos os seus filmes, não é segredo pra ninguém. Mas esse habito de desafiar a morte que o ator tem quase realmente o matou em Armour of God, um de seus maiores sucessos.

Ao saltar para uma árvore, onde deveria se segurar, Jackie não conseguiu se firmar e caiu, batendo a cabeça contra a ponta de uma pedra. Após uma operação de emergência que durou várias horas, ele sobreviveu, mas não ileso: ele tem uma placa de metal e um buraco na cabeça até os dias de hoje.

Maze Runner: A Cura Mortal (2018)

As gravações do terceiro filme da série Maze Runner por muito pouco não terminaram em tragédia. Em uma cena de perseguição automobilística que deu muito errado, Dylan O'Brien, a estrela do filme, foi atropelado e sofreu multiplos ferimentos, paralisando a produção do filme por meses.

Em uma entrevista posterior, o ator revelou que foram 6 meses de muito medo e desespero, onde ele até mesmo duvidava que um dia poderia voltar a atuar. Felizmente, ficou tudo bem no final.

Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989)

O ator Sean Kanan, que interpretava o Cobra Kai Mike Barnes no filme, passou por poucas e boas durante as gravações da terceira parte de Karatê Kid.

Após gravar mais de 20 takes onde era arremessado pelo Sr. Miyagi em direção a uma porta, o ator acabou caindo de barriga em uma delas e sofreu uma hemorragia interna e ficou quatro dias em seu quarto de hotel até finalmente ir para o hospital, o que quase o matou.

007: Um Novo Dia para Morrer (2002)

Este caso é até engraçado, mas poderia ter terminado de uma maneira bem mais trágica. Durante um intervalo entre uma gravação e outra, Halle Berry se engasgou com um pedaço de fruta, ficando incapaz de respirar.

Pierce Brosnan, o 007 em pessoa, foi ao resgate da amiga, abraçando-a por trás e pressionando seu corpo até que ela conseguisse expelir aquele maldito pedaço de maçã.

Logo depois, eles tinham que filmar uma cena tórrida de amor. Não rolou. Os dois até hoje riem quando lembram do acontecido em entrevistas.

Quero Ficar com Polly (2004)

Trabalhar com animais nem sempre dá bom. Por mais treinados que eles sejam, ainda são bichos, e podem sair do controle sem nenhum aviso. Ben Stiller aprendeu isso da pior maneira possível.

Em uma determinada cena envolvendo um furão, o bicho mordeu o queixo do ator e não quis largar de jeito nenhum, dando o maior trabalho para os tratadores... e para Ben Stiller. Ele terminou a cena depois, mas não sem antes de tomar uma vacina anti-rábica.

Waterworld - O Segredo das Águas (1995)

Lembrado como um dos piores fracassos da história do cinema e tendo tido o orçamento mais caro de sua época, Waterworld é um festival de erros, na frente e atrás das câmeras.

Durante uma cena envolvendo um Trimarã (uma embarcação com 3 cascos), as atrizes Jeanne Tripplehorn e Tina Majorino foram arremessadas com tanta força na água que foi preciso uma dúzia de mergulhadores para traze-las de volta em segurança. Kevin Costner, o astro do filme, quase morreu quando foi pego por uma rajada de vento enquanto estava amarrado ao mastro de seu barco.

Por meses, atores e produção sofreram com enjoos e picadas de águas vivas, e um dos dublês de Kevin Costner ficou horas perdido no meio do mar depois que a gasolina de seu Jet Sky acabou. Minha nossa, quanta zica!

Náufrago (2000)

A história onde Tom Hanks interpreta um homem perdido em uma ilha deserta lhe rendeu muitos prêmios e foi um dos pontos mais altos de sua carreira, mas poderia ter acabado com ela muito mais cedo.

Durante uma cena passada na ilha, o ator cortou a perna. Não parecia nada de mais a princípio. Duas semanas depois, o inchaço decorrente do ferimento só piorava, o que lhe fez passar cerca de 3 semanas no hospital.

Seu sangue havia sido envenenado por uma infecção de estafilococos e isso poderia tê-lo matado se ele não tivesse procurado ajuda médica a tempo.

Kill Bill: Volume 2 (2004)

Uma Thurman e Quentin Tarantino sempre foram muito amigos, desde a época em que o diretor a escalou para um papel importante em Pulp Fiction. Mas essa amizade não sobreviveu a Kill Bill: Volume 2.

Enquanto filmava uma cena de perseguição em um carro, a atriz perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore, o que resultou em uma concussão séria na cabeça e ferimentos nos joelhos. Thurman culpou Tarantino por tê-la convencido a fazer a cena, garantindo a ela que tinha tudo sob controle.