10 Vezes em que a Disney “reciclou” cenas de suas próprias animações!

Capa da Publicação

10 Vezes em que a Disney “reciclou” cenas de suas próprias animações!

Por Guilherme Souza

Depois do sucesso alcançado com Branca de Neve e os Sete Anões, a Disney ficou cada vez mais ambiciosa com seus projetos, porém a indústria cinematográfica jamais havia visto animações com custos tão altos, o que fez com que Walt Disney tivesse de adotar recursos que reduzissem os custos e o tempo de produção dos projetos.

Uma das soluções encontradas foi o uso da técnica chamada rotoscopia, que permitia que os animadores fizessem animações através de uma base pré-pronta, seja ela uma gravação com atores reais ou uma animação antiga.

O uso dessa técnica reduziu bastante os custos da Disney, porém resultou em cenas praticamente repetidas em diversas produções do estúdio. Embora a técnica de animação 2D tenha ficado obsoleta para o estúdio, é interessante vermos as produções que tiveram essas cenas repetidas, por esse motivo, listamos algumas delas.

Imagem de capa do item

Pinóquio / Alice no País das Maravilhas

A cena em que Pinóquio pula no mar em busca de Geppetto, seu pai, conta com um momento onde o boneco de maneira caminha pelo fundo do oceano com diversas criaturas marinhas seguindo ele.

Anos depois, a Disney reaproveitou o mesmo take em outra de suas produções, desta vez, na animação baseada nos contos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, quando Tweedle Dee e Tweedle Dum contam para Alice a história da “Morsa e o Carpinteiro”, vemos uma cena em que a Morsa caminha pelo fundo do mar juntamente com suas ostrinhas, se repararmos bem, a cena usa os mesmos animais marinhos e o cenário visto em Pinóquio, porém com uma coloração diferente.

Imagem de capa do item

A Bela Adormecida / A Bela e a Fera

Uma das cenas mais marcantes das animações Disney é o baile real em que Aurora e Príncipe Phillip de A Bela Adormecida dançam a valsa, logo após terem derrotado Malévola. A cena conta com detalhes impressionantes e uma fidelidade aos movimentos humanos que era algo simplesmente inimaginável para a época.

A perfeição foi tanta que a Disney reutilizou os movimentos em outra de suas animações de contos de fada. Na cena final de A Bela e a Fera, podemos notar que a valsa entre Bela e o príncipe usa os mesmos movimentos de A Bela Adormecida.

Imagem de capa do item

Mogli o Menino Lobo / As Aventuras do Ursinho Pooh

Mogli o Menino Lobo é considerada a última animação supervisionada pelo próprio Walt Disney, por esse motivo, ela é tida como uma das relíquias do estúdio. Mesmo com esse status, Mogli também não ficou imune à reciclagem.

Cerca de 10 anos depois, a Disney revirou algumas cenas de Mogli e as repaginou para filmes como Bernardo e Bianca e As Aventuras do Ursinho Pooh. Em determinado momento do filme do ursinho, podemos ver uma movimentação de Christopher Robin que é idêntica à de Mogli.

Imagem de capa do item

As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo / A Espada era a Lei

Contando histórias clássicas americanas através de uma ótica mais infantil, As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo recriava o clássico A Lenda do cavaleiro Sem Cabeça, onde um homem com cabeça de abóbora aterrorizava um pequeno vilarejo. Dentre as cenas da animação, uma delas contava com o Cavaleiro montado em seu cavalo, correndo em direção à câmera.

Anos depois, a cena foi reutilizada em A Espada era a Lei, durante a luta de justa. Curiosamente, a mesma cena também já havia sido reaproveitada por A Bela Adormecida, no momento em que o príncipe está enfrentando Malévola em sua forma de dragão.

Imagem de capa do item

Branca de Neve e os Sete Anões / Robin Hood

Branca de Neve e os Sete Anões foi precursor de todas as grandes animações Disney, dito isso, é óbvio que ele serviria de inspiração e de base para os projetos que viriam posteriormente.

Em uma das cenas da adaptação do conto dos Irmãos Grimm, vemos Branca festejando com os anões na pequena cabana da floresta. A cena de dança entre Branca e Dunga pode ser vista anos depois na animação *Robin Hood, mas desta vez, os movimentos de Branca serviram de base para a princesa Miriam. Robin Hood é uma animação que conta com diversos retalhos de outros filmes, incluindo a dança do Rei Louie e Baloo de Mogli.

Imagem de capa do item

Aristogatas / Robin Hood

Não contentes em usar cenas de Branca de Neve e os Sete Anões para o momento em que Mirian festeja com os aldeões na floresta, Robin Hood também mesclou algumas cenas de Aristogatas no take, para deixar a movimentação e a animação da festa mais fluída.

Ao prestarmos atenção, podemos ver que as cenas dos gatos de rua tocando Jazz foram reaproveitadas com os animais de Robin Hood.

Imagem de capa do item

Cinderella / 101 Dálmatas

Nem mesmo Cinderella ficou imune da reciclagem. Mais de uma década depois de seu lançamento, a cena do gato Lúcifer se assustando pode ser vista na pele de um outro gatinho, mas desta vez, o simpático gatinho que ajuda os filhotinhos de Dálmata a fugirem das garras dos capangas de Cruela Cruel.

Imagem de capa do item

A Espada era a Lei / A Princesa e o Sapo

A Princesa e o Sapo é a última animação em longa-metragem da Disney em 2D, porém o estúdio resolveu fechar o estilo de animação com chave de ouro, seguindo a tendência que vinha sendo adotada pelas obras anteriores.

Em A Espada era Lei, conhecemos a excêntrica bruxa Madame Min, que quase matou o jovem Artie. Quando Min canta sua canção de apresentação, ela esconde o rosto com os cabelos para revelar seu rosto horrendo. Esse momento foi reaproveitado por A Princesa e o Sapo, na cena em que o Crocodilo Louis começa a Mama Odie.

Imagem de capa do item

Bambi / O Cão e a Raposa

Bambi e O Cão e a Raposa talvez sejam algumas das animações mais emotivas da Disney e por esse motivo, os produtores decidiram reciclar algumas cenas nelas.

As cenas em que vemos as aves com seus filhotinhos e os cachorros perseguindo as caças na floresta, são exatamente as mesmas, contando apenas com alguma recoloração ou troca de animais.

Imagem de capa do item

Bernardo e Bianca / Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus

Não sei se esse foi um caso de corte de gastos, resgate da nostalgia do filme original ou ambos, porém ambos os momentos em que os camundongos Bernardo e Bianca voam de carona no Albatroz, são idênticos.

Tanto os movimentos do pássaro, as reações dos camundongos e os enquadramentos são os mesmos, o que é meio estranho, considerando que um filme é sequência do outro e não faz muito sentido que eles tenham cenas repetidas.