Capa da Publicação

10 trajes heroicos do Universo Cinematográfico da Marvel mais diferentes das HQs!

Por Gus Fiaux

O Universo Cinematográfico da Marvel veio para consolidar o mundo das histórias em quadrinhos nos cinemas. Atualmente, temos quase vinte filmes, todos apresentando os heróis que tanto amamos ao folhear as páginas de um gibi. Ainda assim, mudanças são extremamente necessárias.

Os trajes heroicos sempre são um gigantesco tópico de discussão quando o assunto são filmes baseados em HQs de super-heróis. Fidelidade sempre é exigida, mas costumeiramente temos adaptações mais “amigáveis” com a telona. E aqui você verá os 10 trajes heroicos mais diferentes das HQs!

Para essa lista, contamos uniformes específicos de cada herói, e estamos excluindo comparações com trajes que foram criados nos quadrinhos posteriormente ao lançamento dos filmes. Além disso, nosso parâmetro principal é a Terra-616, onde acontecem a maior parte das histórias desses personagens!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Nas HQs: No Universo-616, que é onde se passam as histórias principais da Marvel, o herói usava um extravagante traje roxo, com escamas e uma máscara. Esse caso é polêmico, já que o traje do Gavião nos filmes é sim inspirado pelas HQs: as do Universo Ultimate.

Nos filmes: Clint Barton usa um traje bem mais militarizado, fruto de seu histórico como agente da S.H.I.E.L.D.. Ainda assim, toda vez que mudou de traje, ele usou roupas bem diferentes das HQs. Embora sejam uniformes bonitos, falta um pouco de personalidade - o que deve ser corrigido quando ele aparecer trajado como Ronin.

Imagem de capa do item

Falcão

Nas HQs: O Falcão sempre teve um traje muito mais colorido, usando cores como vermelho, branco e amarelo. Suas asas se projetam quase sempre junto de seus braços, e ele voa através delas, planando. Além disso, as penas delas servem como projéteis.

Nos filmes: Sam Wilson usa um traje militarizado, pertencente ao esquadrão especial do qual fez parte. Sua roupa é um exoesqueleto, com asas que se projetam por trás, e ele através de um jato - deixando suas mãos livres para usar armas. Seria perfeito se as cores fossem um pouco mais vivas.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Nas HQs: Wanda Maximoff utiliza um dos trajes mais sexualizados dos quadrinhos. Basicamente, trata-se de um maiô vermelho, uma capa e uma tiara. Algumas versões mais atuais adotaram um sobretudo ou um traje mais coberto - sendo o mais recente inspirado pela adaptação cinematográfica.

Nos filmes: A Feiticeira Escarlate dos cinemas começou usando uma roupa mais casual, composta por uma jaqueta vermelha. Posteriormente, isso evoluiu para uma espécie de sobretudo. Entretanto, ainda falta um pouco de magia à essa feiticeira, e uma adaptação da tiara seria perfeito para isso.

Imagem de capa do item

Senhor das Estrelas

Nas HQs: Peter Quill já teve vários trajes desde que foi criado. Porém, o que ficou popularizado nos anos 2000 foi um uniforme padrão dos Guardiões da Galáxia, com tons de azul, dourado e vermelho, além de uma máscara acoplada a um capacete.

Nos filmes: Dos Guardiões da Galáxia, o Senhor das Estrelas foi quem teve o visual mais infiel. Curiosamente, isso deu uma presença única ao personagem, e logo foi incorporado nos quadrinhos. É fácil reconhecê-lo em sua jaqueta/sobretudo vermelho e com sua máscara sem capacete.

Imagem de capa do item

Yondu

Nas HQs: Tal pai, tal filho. Nos quadrinhos, Yondu Udonta faz parte dos Guardiões 3000, e usa um traje bem comum para os membros de sua raça alienígena, os Centaurianos. Trata-se de um traje vermelho e preto, com alguns cintos. Além disso, ele usa um arco para disparar suas flechas.

Nos filmes: O visual de Yondu, assim como o dos outros personagens de Guardiões da Galáxia, foi criado para lhe conferir mais personalidade. Ele usa uma roupa que lembra bastante um pirata, devido à sua associação com os Saqueadores. Sua barbatana é menor e ele dispara uma única flecha apenas com um assobio.

Imagem de capa do item

Gamora

Nas HQs: Considerada a "filha" de Thanos, a anti-heroína já teve diversos trajes nas HQs, e nenhum deles parecido com sua contraparte fílmica. Ela sempre usou algumas roupas mais provocantes, com uma capa esvoaçante e pernas à mostra. Mais recentemente, ela adotou uma espécie de armadura branca.

Nos filmes: Gamora tem um visual muito mais clean. A capa e os maiôs cavados foram substituídos por uma roupa bem mais confortável. Além disso, as marcas em seu rosto mudaram de forma, e seu cabelo passou a ter tons de vermelho, em vez de ser verde. A melhoria veio em Guardiões da Galáxia Vol. 2, onde ela passa a usar uma espécie de sobretudo.

Imagem de capa do item

Mantis

Nas HQs: A personagem tem uma das origens mais esquisitas dos quadrinhos. Seu visual também é bem peculiar. Originalmente, ela era apresentada como uma mulher vietnamita, com trajes sexualizados. Posteriormente, ela se tornou uma mulher verde, usando o traje padrão dos Guardiões da Galáxia.

Nos filmes: A Mantis é uma personagem que é toda diferente de sua contraparte dos quadrinhos. Tanto suas origens quanto sua personalidade diferem, e seu traje não é exceção. Ela já não é mais verde, mas usa um traje que, de certa forma, lembra bastante um inseto.

Imagem de capa do item

Valquíria

Nas HQs: Originalmente, a Valquíria Brunnhilde utilizava um "maiô de guerra", com algumas proteções nos seios e uma capa azul. Posteriormente, ela passou a usar um traje que, em vez do maiô, tinha calças. Vez ou outra, ela traja uma armadura que lhe garante mais proteção.

Nos filmes: Embora a Valquíria de Thor: Ragnarok não seja Brunnhilde, seu visual também difere bastante das HQs. Quando a conhecemos, ela usa uma roupa "casual", mais adequada para suas tarefas cotidianas. Posteriormente, ela passa a usar uma armadura branca e dourada. Ainda assim, a capa azul continua sendo um destaque aqui.

Imagem de capa do item

Shuri

Nas HQs: A Shuri nas HQs já teve visuais bem diferentes. Originalmente, a irmã mais nova de T'Challa era uma Pantera Negra, e usava um uniforme típico do herói. Atualmente, após "morrer" e voltar da Djalia, ela adotou uma roupa que casa bem com sua nova personalidade e suas conexões espirituais.

Nos filmes: A personagem é bem diferente nos cinemas. Aqui, ela é representada como um gênio tecnológico, e portanto, utiliza dois repulsores nas mãos, em forma de pantera. Ainda assim, seu visual é bem tribal, e representa bem os costumes e a tradição de Wakanda.

Imagem de capa do item

Aranha de Ferro

Nas HQs: O traje do Aranha de Ferro é, de fato, uma armadura metalizada parecida com a roupa do Homem de Ferro, ainda que mais aerodinâmica. Ela possui uma particular combinação de cores vermelha e dourada, e possui três patas mecânicas.

Nos filmes: Aqui, temos uma interessante adaptação das HQs. O traje é metalizado, mas é mais maleável que uma armadura, A combinação de cores mescla vermelho e dourado, mas não esquece do azul, que é um símbolo do Aranha. Em vez de três, temos quatro patas, que permitem uma movimentação melhor.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux