Capa da Publicação

10 Super-heróis que ganham poderes através de seus trajes!

Por Gus Fiaux

Enquanto os quadrinhos retratam um mundo repleto de mutantes, meta-humanos, alienígenas e outros seres super-poderosos, não há como negar que muitas figuras são simplesmente seres humanos normais, que tentam lutar contra o crime à sua própria maneira.

É justamente assim que alguns deles desenvolvem seus próprios trajes e armaduras heroicas, com as quais são capazes de bater de frente com os mais perigosos super-vilões do mundo. Nesta lista, reunimos 10 personagens cujos poderes derivam de seus trajes heroicos!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Falcão

Um dos aliados mais valorosos do Capitão América, o herói conhecido como Falcão até tem um poder bem útil - a habilidade de se comunicar telepaticamente com pássaros. Contudo, seu maior dom, o voo, é providenciado graças a um traje tecnológico.

Com suas asas, o Falcão pode não apenas tomar os céus, como também disparar "penas" como dardos em alta velocidade. Isso ajudou Sam Wilson a provar seu valor - e ficou ainda melhor na época em que ele se tornou o Capitão América, usando suas asas e brandindo o icônico escudo.

Imagem de capa do item

Falcão de Aço

Aliás, falando em seres aéreos, que tal relembrar o Falcão de Aço? Ele é basicamente uma versão alada do Wolverine, e forma seu traje a partir de um amuleto místico. Dessa forma, o policial Christopher Powell pode combater o crime como um super-herói cromado.

Não basta ganhar asas afiadas, ele também desbloqueia uma série de atributos sobre-humanos, como super-força, velocidade e agilidade, além da capacidade de gerar escudos em torno de si próprio e disparar rajadas de energia bruta.

Imagem de capa do item

Aço

Após A Morte do Superman, quatro novas figuras surgiram para preencher o local do Homem de Aço. John Henry Irons era o mais valoroso dentre esses quatro substitutos, e criou um traje heroico do zero - uma vez que não possuía nenhum super-poder. Assim, nasceu o Aço.

Embora originalmente fosse apenas um "Superman temporário", o Aço ganhou mais espaço, e seu traje foi até modificado, perdendo o enorme "S" em seu peito. Ainda assim, em nível de poderes, seu traje dá conta do recado, lhe garantindo super-força e durabilidade, além de outros atributos.

Imagem de capa do item

Lex Luthor

Embora seja um dos inimigos mais ferozes do Superman, o magnata Lex Luthor já teve sua fase heroica, chegando a lutar ao lado da Liga da Justiça - ainda que seus propósitos fossem bem questionáveis. E para auxiliá-lo, ele teve sua própria armadura tecnológica.

Reminiscente de outras armaduras que ele havia usado como vilão, o novo traje dava a ele a capacidade de voar e super-força, além de disparar raios de energia. Vale lembrar que o traje foi construído com tecnologia Kryptoniana, e foi feita para derrotar o próprio Homem de Aço em pessoa.

Imagem de capa do item

Agente Venom

De forma geral, quando pensamos no Venom, podemos considerar que o simbionte funciona, de diversas formas, como um traje. E se Eddie Brock usava o alienígena para atos perversos - por mais que posteriormente tenha se tornado um anti-herói -, Flash Thompson sempre tentou fazer o bem.

O traje auxiliava Flash de diversas formas - inclusive criando pernas sintéticas, já que ela havia perdido as suas na Guerra do Afeganistão. Além disso, o simbionte funciona como um organismo a parte, ainda que auxilie o herói a cumprir suas missões, seja na Terra ou no espaço.

Imagem de capa do item

Retalho

Enquanto boa parte dos trajes aqui mencionados derivam da tecnologia, também precisamos nos lembrar que alguns super-heróis são movidos pela magia, e esse é o caso do Retalho, um obscuro herói da DC Comics cujo traje é formado por diversos pedaços de tecido.

Acontece que cada um desses pedacinhos é, na verdade, o fragmento de uma alma. Assim sendo, o usuário do manto pode usar poderes mágicos e até mesmo mergulhar na história e no passado de cada alma que "traja". Além disso, é um belo visual assustador...

Imagem de capa do item

Gladiador Dourado

Michael Jon Carter pode ser um baita dum canastrão. Vindo do futuro, tudo o que ele queria era fazer fama, e conseguiu isso se tornando o super-herói conhecido como Gladiador Dourado. Com sorte, passado algum tempo, ele aprendeu que honra vai muito além dos holofotes.

Seu maquinário deriva totalmente de seu traje especial, que possui tecnologia do Século XXV. Com essa armadura, ele possui uma série de habilidades especiais, dentre as quais está inclusa a viagem temporal. Ele também pode voar e adquire super-força e durabilidade sobre-humana.

Imagem de capa do item

Besouro Azul

Falando no Gladiador Dourado, não podíamos esquecer de um de seus maiores aliados: o Besouro Azul. Basicamente, na versão de Jamie Reyes, vemos o herói se fundindo de vez ao Escaravelho, uma entidade senciente que funciona como um simbionte para seu hospedeiro.

Com o traje, Reyes é capaz de peitar heróis como o Lanterna Verde e até mesmo o Superman. Ele possui um maquinário futurista que está constantemente evoluindo, e que pode disparar rajadas de energia, voar e até mesmo criar armas nanotecnológicas.

Imagem de capa do item

Máquina de Combate

Antes de chegar ao primeiro lugar, não podemos nos esquecer de James Rhodes, um dos maiores parceiros de Tony Stark. Anos após ter assumido momentaneamente o papel do Homem de Ferro, o herói recebeu sua própria armadura, transformando-se no Máquina de Combate.

Enquanto o Homem de Ferro é sutil, o Máquina de Combate é puro poder de fogo concentrado. Seu traje evoluiu pouco ao longo dos anos, mas foi o suficiente para torná-lo cada vez mais robusto e poderoso. Para ter uma ideia, recentemente a armadura caiu nas mãos do Justiceiro.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

Em primeiro lugar, não poderia faltar o próprio Homem de Ferro, a prova viva de que a tecnologia pode ser responsável por construir um super-herói. Nesse caso, acompanhamos Tony Stark, um inventor visionário que, ao ser capturado em uma caverna, constrói uma armadura para poder se salvar.

Desde então, o traje do Homem de Ferro só vem evoluindo a cada nova versão - ou Mark, se preferir. Já tivemos trajes específicos para cada missão, como uma armadura furtiva ou uma subaquática, e mais recentemente, o traje consegue ser moldado pela vontade do usuário, desenvolvendo qualquer tipo de arma à sua vontade.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux