Capa da Publicação

10 super-heróis que eram professores!

Por Gus Fiaux

Uma singela homenagem a todos os professores, atuantes da área, estudantes de pedagogia e futuros mestres. Vocês são super-heróis da vida real!

Imagem de capa do item

Abin Sur

Abin Sur foi o alienígena responsável por um dos maiores feitos na história da Tropa dos Lanternas Verdes: em seu último suspiro, ele procurou e repassou seu anel de poder para um humano digno, que seria o primeiro terráqueo a integrar a Tropa - Hal Jordan.

Porém, o que poucos sabem é que ele não foi apenas um super-herói espacial, mas também um herói educador, sendo professor de história em seu planeta natal, Ungara.

Imagem de capa do item

Agente Venom

Uma prova viva de redenção e heroísmo, Eugene "Flash" Thompson foi um dos maiores valentões na vida de Peter Parker. Com o tempo, essa rivalidade diminuiu e os dois se tornaram grandes amigos. Flash participou de missões no exército algumas vezes, onde perdeu suas pernas e foi parar em uma cadeira de rodas, antes de ganhar o simbionte do Venom, o qual ele usava para o bem ao mesmo tempo que recuperava sua movimentação.

Numa dessas idas e vindas no exército, logo antes de perder suas pernas, Flash recebeu o cargo de treinador e professor de educação física no Midtown High, junto com outro super-herói dessa lista.

Imagem de capa do item

Guy Gardner

Seguindo a linha do Lanterna Verde e do Treinador de Educação Física, está Guy Gardner. O Lanterna Verde "reserva" do Planeta Terra começou na vida como um delinquente, em consequência ao tratamento que recebia de seu pai abusivo durante a infância.

Depois de uma série de pequenos delitos, Gardner recebeu avisos de seu irmão, e começou a trabalhar pesado em uma escola, voltando a se educar e conseguindo se graduar na universidade. Depois disso, ele se tornou professor de educação física para crianças especiais.

Imagem de capa do item

Capitão América

Pasme, ou não, mas o Capitão América já foi um educador também, ainda que de modo mais sutil que os outros dessa lista. O Sentinela da Liberdade é o alter-ego de Steven Rogers, filho de pobres imigrantes irlandeses. Steve logo ficou órfão, pouco antes da Segunda Guerra Mundial eclodir, e foi um dos primeiros a se alistar, passando pelo programa Renascimento e se tornando o primeiro Super-Soldado a defender a pátria.

Porém, com experiência artística profunda - ele era desenhista antes da Guerra - ele chegou a lecionar na área e também serviu como educador de membros novos dos Vingadores, lhes passando conhecimento não apenas de luta e combate, com também experiência didática.

Imagem de capa do item

Supergirl

Linda Danvers foi salva pela Matrix (a Supergirl protoplasmática de um universo compacto) de um namorado que queria sacrificá-la para um culto demoníaco, e logo após isso, se tornou a nova Supergirl, adquirindo super-força, voo e todos os outros poderes clássicos do Superman.

Porém, tenho um profundo conhecimento e estudado artes, Linda chegou a ser professora artística durante um curto período de tempo.

Imagem de capa do item

Emma Frost

Desde antes de se tornar X-Men, enquanto ainda era vilã pertencente ao Clube do Inferno, Emma Frost sempre foi uma poderosa educadora. Vinda de uma família rica e seduzida pelo poder, a mutante com dons telepáticos e a capacidade de se tornar diamante quis atuar na área desde cedo, para completo desgosto de seu pai. Ela foi uma das professoras da Academia Massachussets para Jovens Super-Dotados.

E isso não mudou. Depois de ter saído do Clube do Inferno, Emma passou a educar em Genosha e dentro dos X-Men. A heroína possui um profundo amor pelo que faz, e a chave para entendê-la é saber o quanto ela se dedica e se esforça para seus aprendizes.

Imagem de capa do item

Caçadora

Uma vigilante violenta, porém justa, Helena Bertinelli é uma heroína de Gotham City, membro da Batfamília e inserida na luta ao crime graças a uma missão de vingança pessoal contra a máfia que matou sua família inteira. A heroína foi além das ruas e já atuou também em sala de aula.

Durante sua carreira, ela atuou como professora de Inglês, em escolas e de modo particular. Sua habilidade para lecionar já foi mencionada em mais de uma ocasião, mas ela prefere deixar isso fora de vista durante seus atos vigilantes, para que possa ter pleno foco.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

É isso mesmo! Juntamente com seu ex-rival e amigo Flash Thompson, Peter Parker serviu como professor (ele, no caso, de ciências) durante um tempinho no Midtown High, o mesmo colégio onde ele e Flash estudaram enquanto ainda eram adolescentes.

Peter sempre teve um dom especial de passar conhecimento aos outros, e apesar de não ser o mais exemplar dos líderes, ele teve alunos tanto para táticas de combate como para conhecimentos gerais da vida e da natureza. Além de trabalhar no Midtown, ele já chegou a servir como professor da Academia de Vingadores... mas isso não deu muito certo.

Imagem de capa do item

Raio Negro

Não, não estamos falando do Inumano poderosíssimo pertencente à Marvel Comics. Nascido em uma área decadente de Metropolis, Jefferson Pierce foi um rapaz extremamente aplicado na escola, desenvolvendo não apenas estudo em áreas do conhecimento, como também físico, até que se tornou o Raio Negro, desenvolvendo habilidades de controle de eletricidade.

Ele foi um famoso e reconhecido professor de inglês, na busca por passar uma mensagem de perseverança e superação não apenas para seus alunos, mas para Metropolis e para todos aqueles que não tinham a esperança de um futuro melhor.

Imagem de capa do item

Charles Xavier

Obviamente ele não poderia faltar. Um homem com ideais de humanidade bem definidos, Charles Xavier desde cedo reuniu pessoas com habilidades diferenciadas dos seres humanos normais. Dessa forma, surgiram os X-Men, a equipe de mutantes que enfrentaria a opressão, liderada de forma magistral por Xavier.

Porém, ele não foi apenas um mentor e conselheiro. Xavier providenciou a seus estudantes toda a educação básica necessária para torná-los cidadãos. E ele foi além, se aprofundando em campos de filosofia e genética, e sempre passando aos seus aprendizes. Um verdadeiro herói. Um verdadeiro exemplo.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux