Capa da Publicação

10 séries para você se tornar um fã de Super Sentai!

Por Raphael Martins

As séries Super Sentai, como são chamados os seriados com heróis japoneses coloridos, fizeram muito sucesso no Brasil durante os anos 80. Permanecem populares até hoje no Japão, onde sai uma nova todos os anos para depois ser adaptada para o público americano como mais uma temporada de Power Rangers.

Isso pode parecer algo de conhecimento comum, mas ainda existem muitas pessoas que não sabem disso, pessoas que vibraram assistindo Changeman na Rede Manchete quando crianças. E é para essas pessoas que nós preparamos essa lista, indicando ótimas séries para voltar a se encantar com o mundo de batalhas dos Super Sentai.

Vamos ignorar Changeman, Flashman, Maskman e Google V, que já foram exibidas por aqui, focando só em séries inéditas em território nacional. Então se transforme, entre no robô gigante e vamos nessa!

O vídeo não está mais disponível.

Choujuu Sentai Liveman (1988)

Essa série sucedeu Maskman no Japão, sendo exibida logo após o seu fim. Houve negociações para a exibição dela no Brasil pela rede Manchete, mas acabaram não se concretizando.

Três estudantes de uma academia de cientistas desenvolvem trajes especiais chamados "Liveman" e os testam em dois amigos. Mas eles são traídos por outros três colegas, que matam os alunos que estavam com os trajes e se aliam ao maligno Império Volt, formado por gênios do mal.

Jurando vingarem seus amigos mortos e protegerem a Terra contra os ataques de Volt, os três estudantes que criaram o traje decidem usá-los para lutar, tornando-se assim o Esquadrão das Super-Feras Liveman.

Choujin Sentai Jetman (1991)

A Sky Force, uma força militar dedicada à defesa da Terra, descobre uma nova forma de energia e escolhe um time de 5 pessoas para transferir essa energia, a fim de proteger o planeta contra quaisquer invasores que tenham a intenção de tomar o mundo para si.

Durante a transferência da energia Birdonic para os escolhidos, a base da Sky Force é atacada pelo exército do mal Vyram e a energia se espalha pelo Japão, atingindo pessoas aleatórias e com personalidades muito diferentes entre si. Agora, essas pessoas devem trabalhar juntas como o Esquadrão dos Homens-Pássaro Jetman para impedir que a Terra seja destruída por Vyram.

Jetman é tida como uma das melhores, senão a melhor, série do gênero, com um enredo um pouco mais sério e um final trágico e muito triste, embora os heróis vençam no final.

O vídeo não está mais disponível.

Gosei Sentai Dairanger (1993)

A tribo Gohma, um antigo clã de guerreiros malignos responsável por uma guerra entre tribos guerreiras que dizimou uma civilização inteira, retorna nos tempos atuais. Para combate-los, o sábio Mestre Kaku procura incessantemente pelos descendentes da tribo Dai, os únicos com poder suficiente para derrotá-los.

Ao serem finalmente reunidos, os cinco jovens descendentes dos Dai se tornam o Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger, e lutam contra os Gohma usando o poder do Ki e toda a sua habilidade no Kung Fu, resultando em cenas de luta simplesmente sensacionais.

O Ranger Branco da primeira temporada de Power Rangers foi aproveitado dessa série. Nela, seu nome é Kiba Ranger.

Denji Sentai Megaranger (1997)

O estudante Date Kenta e mais quatro colegas de sua escola são convidados pelos cientistas da INET para visitar sua base, que fica na órbita da Terra. Eles estão bastante interessados em Kenta, que venceu um jogo de vídeo game que na verdade era um programa de recrutamento para guerreiros desenvolvido por eles.

Durante a visita, a Terra é atacada pelos Nejirejia, vilões vindos de outra dimensão. Em situação de extremo perigo, o Dr. Kubota não vê outra escolha a não ser dar a Kenta e seus amigos o Degitaizer, transformando-os assim no Esquadrão Elétrico Megaranger.

Juntos, eles enfrentarão os Nejirejia em batalhas mortais para evitar que a nossa dimensão seja consumida pela deles. Originou Power Rangers no Espaço no ano seguinte.

O vídeo não está mais disponível.

Mirai Sentai Timeranger (2000)

Uma gangue de vilões mutantes do século XXX, que estavam em fuga da força policial daquela época, volta no tempo até o século XX para conquistarem o passado e garantirem seu reinado de terror no futuro. Em seu encalço, estão quatro policiais com poderes para se transformarem em guerreiros.

Ao contarem com a ajuda de um corajoso jovem do passado, que acaba se tornando seu líder, eles se tornam o Esquadrão do Futuro Timeranger e passam a combater o mal que vem do futuro.

Essa série deu origem a Power Rangers: Força do Tempo em 2001.

Ninpuu Sentai Hurricaneger (2002)

Três estudantes rebeldes da academia ninja Hayate sobrevivem a uma invasão dos ninjas espaciais Jakanja, que invadem a cerimônia de graduação dos alunos, matando vários deles. Eles são levados por seu mestre, Mugensai, até uma base secreta, onde ele os escolhe para se tornar o Esquadrão Ninjas do Vento Hurricaneger e derrotarem Jakanja.

Fez bastante sucesso no Japão, ganhando um filme especial para comemorar os dez anos da série e de vez em quando seus membros retornam para fazerem participações especiais em outras séries Super Sentai.

O vídeo não está mais disponível.

Tokusou Sentai Dekaranger (2004)

Essa série foi um dos maiores acertos da franquia Super Sentai de todos os tempos, se mantendo popular no Japão. Em uma época onde humanos e aliens convivem em harmonia, a SPD, uma força policial que atua por todo o universo, mantém a paz. Sua ponta de lança é o Esquadrão de Investigação Dekaranger, formado por pessoas com diferentes habilidades e personalidades, que dedicam suas vidas lutando contra os mais perigosos criminosos.

Por ser uma série bastante popular, ganhou um especial de 10 anos seus membros fazem várias parcipações em séries e filmes do gênero.

Recentemente, encontraram o Metal Hero Gavan em um filme que envolveu aparições de Jaspion e Magaren.

O vídeo não está mais disponível.

Samurai Sentai Shinkenger (2008)

Essa série tem uma dinâmica de grupo diferente: o vermelho é o lorde de uma antiga família de samurais, e os demais membros do grupo, também descendentes de samurais, seus vassalos.

Quando um antigo clã de demônios chamado Gedoshuu começa a enviar seus cruéis monstros para coletar energia maligna na Terra e possibilitar seu retorno, Takeru Shiba, o atual líder do clã de samurais que os derrotou no passado, convoca os descendentes das famílias de samurais que serviram a sua em tempos antigos.

Unindo suas forças, eles se tornam o Esquadrão Samurai Shinkenger, que não descansará enquanto Doukoku, mestre dos Gedoshuu, não for destruído.

O vídeo não está mais disponível.

Kaizoku Sentai Gokaiger (2011)

Essa série foi feita para comemorar os 35 anos de Super Sentai, contando com participações de muitos esquadrões do passado para tecer sua trama.

O exército Zangyack ataca a Terra com todo o seu poder, forçando os 34 Super Sentai a unirem suas forças para derrotá-los. Eles conseguem, mas pagam um preço caro por isso: seus poderes se espalham por todo o universo, deixando nosso planeta à mercê da próxima invasão.

O valente capitão Marvelous, acompanhado de sua tripulação de piratas espaciais, percorre o universo recolhendo esses poderes, em busca do maior tesouro do universo. Eles vão parar na Terra, onde lutarão contra os Zangyack e conhecerão vários esquadrões de outros tempos. Eles são o Esquadrão Pirata Gokaiger!

O vídeo não está mais disponível.

Zyuden Sentai Kyoryuger (2013)

Esse foi o terceiro Super Sentai a usar dinossauros como tema, algo que se repetirá esse ano com Kishiryu Sentai Ryusoulger. Os japoneses devem gostar mesmo de dinossauros.

Há milhões de anos, no tempo dos dinossauros, um exército maligno chamado Beboss invadiu a Terra, mas foram derrotados por um guerreiro chamado Torin com a ajuda de dinossauros superpoderosos conhecidos como Zyudenryu. Agora, os Deboss retornam ainda mais poderosos.

Cinco corajosos jovens, após provarem seu valor aos Zyudenryu, são escolhidos por Torin para formarem o Esquadrão Eletrossauro Kyoryuger, combatendo Deboss e assegurando a paz na Terra.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael