Capa da Publicação

10 séries para você se tornar um fã de Kamen Rider!

Por Raphael Martins

Muita gente lembra de Black Kamen Rider (ou Kamen Rider Black, no original), um herói com a aparência de um inseto que lutava contra monstros para proteger a Terra do mal. Lembram também da sequência dessa série, Kamen Rider Black RX, que acompanhava o mesmo herói em novas aventuras e alcançando novas formas. Eles foram os únicos heróis do gênero Kamen Rider a serem exibidos no Brasil.

Mas o que talvez nem todo mundo saiba é que as séries Kamen Rider, praticamente um subgênero do tokusatsu (como são chamadas as séries de heróis japoneses), são exibidas até hoje no Japão, apresentando um novo herói ano após ano.

Pra te ajudar a sair do básico, nessa lista te indicaremos algumas dessas séries para você se tornar um fã de novo, ou se já é um fã, relembrar a trajetória de algumas das melhores da atualidade. HENSHIN!

Kamen Rider Build (2017)

Em uma realidade alternativa, uma misteriosa caixa é trazida por astronautas do planeta Marte, e ao ser aberta, muros enormes se erguem do chão, dividindo o Japão em três nações diferentes.

Dez anos depois, o jovem Kiryuu Sento, um cientista gênio, luta como Kamen Rider Build contra mostros chamados Smash, que parecem ter alguma coisa a ver com a caixa trazida de Marte. Ao ajudar Banjou Ryuuga, um lutador perseguido pelo governo por um crime que não cometeu, Sento começa a desvendar o terrível segredo por trás da caixa e detalhes sobre seu doloroso passado, do qual ele pouco se lembra.

A série terminou recentemente e é tida por muitos fãs de Kamen Rider como uma das melhores já feitas até hoje.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider Drive (2014)

Um ano depois de um evento chamado "congelamento global", onde o tempo foi desacelerado ao redor do mundo, o policial Tomari Shinnosuke se encontra desencorajado e traumatizado, pois seu parceiro foi uma das vítimas deste evento trágico. Ele é "rebaixado" para uma divisão especial da polícia que investiga acontecimentos misteriosos, mas que ninguém leva a sério.

Mas é justamente nesse cenário de desesperança que sua vida muda para sempre, quando ele é escolhido pelo cientista Krim Steinbelt, que tem a forma de um cinto de transformação, para ser o Kamen Rider Drive e lutar contra os Roimudes, os monstros que causaram o "congelamento global" há 1 ano e que planejam fazer isso de novo.

Como o próprio nome sugere, Drive usa um carro, e não uma moto, como os outros Kamen Riders.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider Den-O (2007)

Nogami Ryotaro é um garoto amaldiçoado por um terrível azar. Apesar de ter um bom coração, a vida dele não é nada fácil e tudo sempre dá errado pra ele. Certo dia, ao ser atacado por uma gangue de arruaceiros, Ryotaro é salvo por um Imagin, um monstro capaz de realizar um desejo caso um contrato com ele seja formado.

Por ser um ponto singular, alguém que não é afetado pelas mudanças temporais causadas pelos Imagins malignos, Ryotaro é escolhido para se tornar o Kamen Rider Den-O e proteger as pessoas contra esses Imagins, viajando pelo tempo abordo do trem Denliner para proteger a linha temporal.

O interessante de Kamen Rider Den-O é que cada um dos Imagins amigos de Ryotaro tem uma personalidade diferente, fazendo com que ele se comporte igual a eles ao ser possuído na hora de se transformar, o que gera situações bastante engraçadas.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider Faiz (2003)

Inui Takumi é um cara antipático, antissocial e sem nenhum sonho ou objetivo na vida. Ao trombar por acidente com a garota Mari, que ele pensa ter roubado sua bolsa, Takumi é atacado por um Orphenoc, monstros que supostamente seriam a próxima etapa da evolução da humanidade.

Dentro da bolsa de Mari, entretanto, há um cinto de transformação, que ela tenta usar mas fracassa. Takumi, que por mais hostil que seja não poderia ver uma inocente morrer, tenta usar o cinto e consegue, se transformando em Kamen Rider Faiz e passando a lutar, ainda que a contragosto, contra os Orphenocs. Mas Takumi guarda um grande e triste segredo...

Kamen Rider Ex-Aid (2016)

Há 5 anos, um novo tipo de vírus, chamado "vírus Bugster", infectou muitas pessoas, fazendo com que desaparecessem ou se transformassem em monstros chamados Bugsters. Nos dias atuais, um aspirante a médico chamado Hojo Emu, que por um acaso também é um gênio dos games, recebe o Gamer Driver para se transformar em Kamen Rider Ex-Aid.

Junto de outros Riders médicos, que tem personalidades que conflitam com as dele, mas o mesmo objetivo de derrotar os Bugsters, Emu vai lutar com todas as suas forças até que todos estejam curados e sorrindo novamente.

A série brinca com alguns clichês dos vídeo games e quem for um fã de jogos eletrônicos com certeza vai perceber várias referências legais ao longo dos episódios.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider Gaim (2013)

Um enorme conglomerado industrial chamado Corporação Iggdrasill domina a cidade fictícia de Zawame City, fazendo as pessoas se sentirem como num xogunato, governadas por um senhor feudal. Para afastar esses sentimentos os jovens da cidade organizam grupos de dança e se apresentam pelas ruas para alegrar as pessoas e lutarem entre si usando os Invess, monstros vindos de outra dimensão invocados por dispositivos chamados Lock Seeds. Entretanto, o jogo sai do controle e esses monstros começam a vir para atacar as pessoas.

Kazuraba Kouta, membro da equipe Gaim, encontra por acaso o cinto Sengoku Driver, e equipado de uma Lock Seed especial, se transforma em Kamen Rider Gaim e passa a combater não só os Invess, mas os Riders malignos mandados pela Iggdrasill.

A série tem um roteiro extremamente bem amarrado e momentos realmente tensos, o que a coloca em destaque como uma das melhores séries do gênero.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider W (2009)

Hidari Shotaro e seu parceiro Phillip são detetives que trabalham na pacífica cidade de Fuuto como detetives. Quando a família mafiosa Shinozaki começa a vender aparatos chamados Gaia Memories para criminosos, os transformando em criaturas chamadas Dopants, os dois detetives usam o W Driver para se transformarem em Kamen Rider W (ou Double). Isso mesmo: um herói dois em um.

Quando transformados, Shotaro e Phillip compartilham a mesma mente e precisam lutar em sintonia para vencerem seus inimigos, que ficam cada vez mais fortes a cada aparição. É uma dinâmica interessante para uma série desse tipo, jamais tendo sido feita na franquia Kamen Rider até então.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider Kabuto (2006)

Em 1999, um meteoro caiu sobre Tóquio, matando milhares de pessoas. Sete anos depois, monstros conhecidos como Worms, capazes de tomar forma humana, começam a atacar pessoas. Para combatê-los, é criada a Zect, uma organização militar dedicada unicamente a matar os Worms.

Kagami Arata, um jovem agente da Zect, encontra por acidente Tendou Souji, um cara sério, concentrado e tão arrogante que chega a ser engraçado. Quando os dois são atacados por um Worm, Tendou se revela como sendo o Kamen Rider Kabuto, um herói capaz de se mover a velocidades supersônicas para derrotar seus inimigos.

Com visuais arrasadores e personagens memoráveis, Kamen Rider Kabuto é tido como um clássico das séries Kamen Rider, e tornou seu protagonista, o ator Hiro Mizushima, um dos artistas mais bem pagos e bem sucedidos do Japão.

O vídeo não está mais disponível.

Kamen Rider Ryuki (2002)

O jornalista Kido Shinji, que investigava o desaparecimento misterioso de várias pessoas nos últimos meses, é transportado para dentro de uma dimensão alternativa chamada "mundo dos espelhos" ao tocar em um deck de cartas. Lá, ele descobre que as pessoas desaparecidas eram levadas para este mundo para serem devoradas por monstros.

Ao ser atacado por um desses monstros, ele é salvo por um rapaz com jeito de poucos amigos chamado Ren, o Kamen Rider Knight. Shinji então decide fazer um contrato com o monstro Dragredder e se tornar o Kamen Rider Ryuki para proteger as pessoas dessas criaturas.

Só que o buraco é mais embaixo: Shinji descobre que existem outros riders, e que todos eles estão em guerra entre si para terem um desejo realizado. Shinji então jura a si mesmo que vai parar esta guerra custe o que custar.

Ganhou uma adaptação americana, chamada Kamen Rider Dragon Knight.

Kamen Rider Kuuga (2000)

Esta foi a primeira série do gênero Kamen Rider feita após a morte de seu criador, Shotaro Ishinomori, e também a primeira série de TV desde Kamen Rider Black RX. Tem uma narrativa bem pesada, que por horas lembra até mesmo um filme de terror.

Na história, uma escavação arqueológica encontra um túmulo onde jaz o corpo de um grande herói de eras passadas, com um cinto preso a ele. Ao retirarem o cinto, os arqueólogos acabam quebrando o selo que prendia os Grongi, uma raça de monstros que aterrorizou os tempos antigos.

O motoboy Godai Yusuke e sua amiga Sakurako, uma arqueóloga que ficou encarregada do cinto, são atacados pelos Grongi. É aí que Yusuke decide usar o cinto e assim se transforma em Kamen Rider Kuuga. Para proteger os sorrisos de todos, ele lutará até que o último Grongi seja destruído.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael