Capa da Publicação

10 séries de TV sobre investigação paranormal!

Por Gus Fiaux

Um subgênero constante na televisão são as séries policiais ou investigativas, que acompanham vários crimes sendo destrinchados e resolvidos por um ou mais detetives. No entanto, engana-se quem acha que essas séries precisam ser sempre realistas, pé no chão e sem espaço para a fantasia… porque o paranormal já tomou conta!

Nesta lista, você vai conhecer as 10 melhores séries investigativas sobre casos paranormais. Com isso, estamos falando de uma variedade de casos fora do normal, que lida com elementos sobrenaturais, místicos, alienígenas ou até mesmo tecnologia futurista. 

Estamos, no entanto, excluindo reality shows e séries documentais, como Ghost Hunters Paranormal State, por exemplo. Só estão sendo consideradas séries ficcionais.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Arquivo X

Não podíamos sequer dar início a esta lista sem mencionar Arquivo X, uma das maiores séries policiais de todos os tempos, que se provou um verdadeiro fenômeno televisivo. A série acompanha os agentes Fox Mulder e Dana Scully, que trabalham para uma divisão sigilosa do FBI destinada a investigar casos paranormais.

De todos da lista, a série talvez é quem tenha a mitologia mais densa, envolvendo misticismo, alienígenas e até mesmo lendas urbanas que se tornam "realidade". Seu sucesso foi tão grande que, mesmo após o final, a série ainda ganhou filmes e um revival recente - além de quadrinhos, livros e diversas outras mídias derivadas.

Imagem de capa do item

Fringe

Outra série muito popular e que merece um destaque bem grande nesta lista é Fringe - conhecido por alguns como Fronteiras, no Brasil. Aqui, também acompanhamos uma agente do FBI: Olivia Dunham, que precisa da ajuda do cientista insano Walter Bishop e seu filho, Peter, para resolver uma série de casos peculiares.

A série começa abordando tecnologia futurista e o uso da ciência para provocar (e também combater) crimes. Mas logo a trama vai se tornando mais complexa, trazendo questões como realidades alternativas. A série é uma das melhores criações de J.J. Abrams, e contém grandes nomes no elenco, como John Noble e Leonard Nimoy.

Imagem de capa do item

Torchwood

Poderíamos até mencionar Doctor Who nesta lista, considerando que a série mostra um alienígena se aliando a um ser humano para viajar pelo espaço-tempo e investigar as loucuras mais impensáveis. No entanto, uma série que nos dá uma noção melhor de investigação - e que se passa no mesmo universo - é Torchwood.

A trama segue uma vertente da organização que sempre está por trás - xeretando e investigando - os casos paranormais ligados à história de Doctor Who. Ao todo, tivemos quatro temporadas que abordam de tudo - e que inclusive, fazem ligações com a série "principal". E até hoje, os fãs sentem falta desse spin-off.

Imagem de capa do item

Twin Peaks

Embora destoe um pouco das outras séries mencionadas aqui por não ser um procedural - isto é, uma série onde cada episódio traz um caso diferente - Twin Peaks - uma das obras máximas de David Lynch - não podia deixar de ser mencionada, por trazer um grande mistério paranormal que aos poucos vai sendo desvendado.

Tudo começa quando a jovem Laura Palmer é encontrada morta na cidade fictícia de Twin Peaks. Logo, começa uma investigação para determinar as causas e o motivo desse assassinato, mas a história é bem mais estranha do que aparenta ser, com elementos de horror, drama sobrenatural e até mesmo espiritualismo.

Imagem de capa do item

Kolchak e os Demônios da Noite

Muito antes de Arquivo X, tínhamos outro investigador paranormal bem popular na televisão: Carl Kolchak. Em suas histórias, ele precisava resolver casos aterradores envolvendo os mais assustadores tipos de seres e manifestações sobrenaturais, como vampiros, bruxas, lobisomens e demônios.

Kolchak e os Demônios da Noite foi a série que serviu como inspiração para que Chris Carter criasse os agentes Mulder e Scully, e apesar de ter durado apenas uma temporada de vinte episódios (com dois telefilmes), se tornou um grande marco na cultura pop, influenciando boa parte das outras séries desta lista.

Imagem de capa do item

Angel

Assim como Torchwood, Angel também é uma série derivada de outra franquia principal que também poderia estar nesta lista. O adorado spin-off de Buffy, a Caça-Vampiros começa explorando as aventuras "solo" do vampiro titular, que dessa vez comanda sua própria agência investigativa.

Ao lado de aliados como Fred, Lorne e Spike, Angel passa a lutar contra demônios e criaturas noturnas, enquanto vive suas próprias missões. Amaldiçoado com uma alma, ele precisa lutar por redenção - e faz isso enquanto confronta casos extremamente sombrios e assustadores, envolvendo os mais obscuros seres do além.

Imagem de capa do item

Grimm

Se você gosta de contos de fadas, talvez essa série seja para você. Grimm funciona como qualquer outro seriado policial procedural - mas carrega consigo uma diferença: aqui, o policial principal (Nick Burkhardt, interpretado por David Giuntoli) é um caçador sobrenatural, que passa a perseguir seres fabulosos e mitológicos.

Boa parte das histórias e casos dos episódios são baseados em seres e criaturas dos contos dos Irmãos Grimm - o que justifica inclusive o nome da série. Ao todo, a série teve seis temporadas e foi finalizada no ano passado, deixando para trás uma legião fiel de fãs.

Imagem de capa do item

Lucifer

Vagamente inspirado pelas HQs da Vertigo, Lucifer é uma série que - obviamente - explora a vida cotidiana do maior demônio do Inferno, o Estrela da Manhã. Contudo, dessa vez, ele se enjoou de sua estadia nas paradas infernais e decidiu ir para a Terra, onde comanda sua própria boate e ajuda a resolver alguns crimes.

A série se passa inteiramente em Los Angeles, e conta com um charme canastrão que só o diabo pode oferecer. Acompanhamos o diabo ajudando a Detetive Chloe Decker, que investiga homicídios. No entanto, uma vez que ele entra em cena, os casos começam a ficar cada vez mais estranhos, assustadores e sobrenaturais.

Imagem de capa do item

Supernatural

Supernatural pode ter se transformado em algo completamente diferente nos últimos anos, mas é preciso lembrar que em suas primeiras temporadas, a série servia como um procedural paranormal protagonizado por Sam e Dean Winchester, dois irmãos que precisavam investigar e enfrentar o oculto.

Nesse sentido, vale lembrar de fato de episódios incríveis, onde a dupla ia atrás de criaturas como o Wendigo e um palhaço assassino, ou até mesmo a famosa Bloody Mary. Curiosamente, na temporada mais recente do seriado, eles chegaram a encontrar a turma da série que você verá logo a seguir...

Imagem de capa do item

Scooby-Doo!

Em primeiríssimo lugar, está a série mais conhecida a abordar esse tema na lista. Uma das criações máximas da Hanna-Barbera, o Scooby-Doo! já foi protagonista de diversas séries e já ganhou alguns filmes, tanto animados quanto live-action. E até hoje, é a série que se mantém como referência quando o assunto são detetives investigando problemas de outro mundo.

Tudo bem que, na maior parte dos casos, as investigações de Scooby, Salsicha, Velma, Fred e Daphne acabam provando que os casos não têm nada de sobrenatural, mas ainda assim, é interessante ver todas as artimanhas plantadas pelos vilões - e como os heróis conseguem desvendá-las. Mas vale lembrar que vez ou outra eles realmente esbarram em algo do além...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux