10 séries antológicas de terror que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 séries antológicas de terror que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

Você provavelmente já deve ter se deparado com diversas séries antológicas em sua vida. Tratam-se de séries onde as temporadas – ou até mesmo episódios – contam histórias individuais, sem que seja necessário assistir tudo para ter um entendimento completo. E isso está voltando cada vez mais à moda em um mundo de Black Mirror e outras séries do tipo.

Contudo, esse molde sempre foi muito bem utilizado em séries de terror e suspense. Algumas estão fazendo sucesso atualmente, enquanto outras foram marcos da cultura pop. E relembramos as 10 melhores delas aqui!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Goosebumps

Para começar de uma maneira bem leve, vale relembrar um dos maiores clássicos infanto-juvenis da década de 90. Goosebumps foi uma série que adaptou a popular série de livros homônimos de R.L. Stine - e inclusive ganhou um filme recentemente, que pende mais para a comédia e aventura do que para o horror.

Cada episódio era baseado em um livro, com alguns especiais em duas partes ocasionalmente. Por mais que fosse voltada para um público mais jovem, a série aterrorizou muitos durante suas quatro temporadas de exibição, trazendo à vida personagens muito macabros, como a Máscara Monstruosa, o Lobisomem do Pântano da Febre e o ventríloquo Slappy.

Imagem de capa do item

Clube do Terror

Seguindo a mesma vibe de Goosebumps - mas lançada cinco anos antes -, Clube do Terror foi outra série voltada a um público mais juvenil, lançada pela Nickelodeon. Na trama, conhecíamos a "Sociedade da Meia-Noite", um grupo de adolescentes que se reunia para contar as histórias de terror que ganhavam vida em cada episódio.

Durante sua exibição original, a série ganhou cinco temporadas de 13 episódios, entre 1990 e 1996. Após seu "cancelamento", ela passou alguns anos fora do ar mas foi revivida pela emissora em 1998, onde ganhou mais duas temporadas. E embora até hoje não tenhamos uma nova versão, a série ganhou uma excelente legião de fãs.

Imagem de capa do item

Contos da Escuridão

Passando para algo um pouco mais sombrio, temos Contos da Escuridão, que tem um grande mérito: foi criada por ninguém menos que George Romero, o pai da mitologia dos zumbis no cinema. Assim como as séries anteriores, Contos da Escuridão apresenta uma história por episódio.

Contudo, a variedade de temas da série era muito maior e mais ousada. Sem ter medo, a série trazia elementos de ficção científica hardcore, comédia de humor negro, fantasia e até mesmo um horror mais macabro. A inspiração para a série veio após o lançamento de Creephsow, outro filme de Romero que traz uma antologia de contos. Em 1990, dois anos após seu fim na TV, a série ganhou um filme para cinemas.

Imagem de capa do item

Contos da Cripta

E por falar em contos, outra série que chamou bastante atenção na década de 80 foi Contos da Cripta, que adaptava uma série de quadrinhos de horror da EC Comics. Por ter sido lançada na HBO, a série sempre teve grande liberdade de explorar temas mais adultos e sanguinários e nunca se poupou de cenas bem gráficas.

Uma das séries antológicas mais populares da história, Contos da Cripta teve produtores muito influentes, como Richard Donner e Robert Zemeckies. Ficou imortalizada pela figura sombria do Coveiro, que sempre aparecia no início de cada episódio. Recentemente, M. Night Shyamalan iria conduzir um revival da série, mas o plano não foi para frente devido a questões legais.

Imagem de capa do item

Channel Zero

Se você é um habitante frequente da internet, deve conhecer as populares creepypastas - curtas histórias de horror publicadas em fóruns e sites. E Channel Zero - produção mais recente da lista - é justamente sobre isso. Diferente das anteriores, a série possui uma história única que engloba uma temporada inteira.

Lançada no ano passado, pelo SyFy, a primeira temporada é uma adaptação de Candle Cove, uma creepypasta onde um grupo de crianças passa a se lembrar de uma série de TV macabra exibida em uma emissora local. Na semana passada, a segunda temporada teve início e está adaptando a lenda da Casa Sem Fim.

Imagem de capa do item

American Horror Story

Em seguida, precisamos falar da série antológica de horror mais popular da atualidade. American Horror Story foi criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk em 2011. A série traz temas diferentes a cada temporada, embora os atores permaneçam em papeis diferentes e as temporadas tenham conexões entre si.

Ser fã de AHS é um exercício de paciência. Há temporadas muito ruins, como Coven e Freak Show, contrastadas por temporadas excelentes, tais quais Asylum e Roanoke. Mas se você ama algo macabro, grotesco e até mesmo incompreensível, é capaz de ser fisgado pela premissa da série, que está em seu sétimo ano com a temporada Cult.

Imagem de capa do item

Mestres do Horror

O universo de horror na TV e no cinema pode ser um lugar hostil e assustador para muitos, mas os criadores sempre foram aclamados. Desde Clive Barker e sua saga de Hellraiser a Victor Salva e seus Olhos Famintos, diretores e roteiristas de horror sempre tiveram uma legião fiel de fãs e admiradores.

Por conta disso, a Showtime teve uma ideia genial: trazer um popular cineasta de horror para dirigir e escrever uma história tenebrosa por episódio. E assim surge Mestres do Terror, com seus 26 episódios divididos em duas temporadas. A série deu espaço a lendas como John Landis, Tobe Hooper, Dario Argento, Tom Holland e até mesmo John Carpenter.

Imagem de capa do item

Alfred Hitchcock Apresenta

E por falar em criador, não podíamos esquecer de um dos maiores mestres do suspense nos cinemas... e na TV. Alfred Hitchcock pode ter ficado mundialmente famoso por filmes como Psicose, Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta e Disque M para Matar, mas o cineasta também teve sua própria série televisiva.

Alfred Hitchcock Apresenta era uma série de suspense - com algumas pitadas de horror e mistério - exibida de 1955 a 1965, tendo o famoso cineasta britânico como apresentador e produtor. Cada episódio tinha sua própria história, que sempre tinha uma grande inspiração na obra cinematográfica de Hitchock, mesmo que fosse escrito e dirigido por outros cineastas.

Imagem de capa do item

A Quinta Dimensão

Voltando um pouco mais no tempo, podemos lembrar de A Quinta Dimensão, uma série que foi imensamente comparada com outra que iremos discutir no próximo item. Diferente das outras séries inseridas aqui, A Quinta Dimensão tinha um foco específico na ficção científica, com tramas de horror voltadas para o medo do espaço.

A série teve um grande impacto cultural por seu modelo de episódios. Cada um deles possuía uma grande reviravolta no final, chocando o público. Além disso, a forma como a série abordava a ficção científica acabou inspirando outros clássicos posteriores, como Star Trek. Ao todo, foram 49 episódios lançados entre 1963 e 1965, com um revival que foi de 1995 a 2002 e teve 152 episódios.

Imagem de capa do item

Além da Imaginação

Por fim, nenhuma série de horror conseguiu trazer tanta admiração ao longo dos anos quanto Além da Imaginação. Exibida pela primeira vez de 1959 a 1964, a série ganhou alguns revivals na década de 80 e na década de 2000, todas com seu próprio patamar de originalidade, mistério, suspense e horror fantástico.

A série era conhecida por usar da ficção científica e do terror para tecer importantes comentários a respeito da sociedade e da política mundial, além de influenciar grande parte das séries da lista e outros projetos. Ela chegou a ter um filme em 1983, dirigido por Steven Spielberg, John Landis, Joe Dante e George Miller.