10 seriados de espionagem e ação de tirar o fôlego!

Capa da Publicação

10 seriados de espionagem e ação de tirar o fôlego!

Por Equipe Legião dos Heróis

Pra quem prefere uma trama mais extensa e complexa e acha que um filme de apenas 2 horas de missões, disfarces, enganações, reviravoltas, bugigangas tecnológicas, burocracias diplomáticas e relatórios condensados em um telão não é o suficiente para sanar o apetite pelo gênero de espionagem; eis uma seleta lista de séries de TV sobre o gênero.

Desde animações a obras originais que depois geraram toda uma franquia cinematográfica, separamos aqui alguns dos melhores shows já feitos sobre espiões, agentes secretos e/ou assassinos em redenção (ou não!) que você pode imaginar.

E, se tivermos esquecido alguma, deixem aí nos comentários as sugestões para uma possível parte 2! Vamos lá…

Archer

A série animada Archer é voltada para adultos e possui um humor peculiar, o que definitivamente torna a obra única – ou leia-se: não é para qualquer um. O seriado tem atualmente 9 temporadas (a primeira estreou em 2009), mas tem geralmente 10 episódios apenas de curta duração.

É dessas que vale acompanhar desde o início porque existem diversas piadas recorrentes que vão ganhando cada vez mais destaque ao longo dos episódios. Na história, acompanhamos o galante e habilidoso (e idiota) Sterling Archer, um dos melhores espiões de seu país.

Além dele, vemos seus relacionamentos com outros agentes e com a família, em uma jornada que, a cada episódio, fica cada vez mais surreal e divertida, mostrando espiões contra carteis e organizações criminosas.

O vídeo não está mais disponível.

Alias: Codinome Perigo

Minha série favorita do gênero, de longe. A obra criada por J.J. Abrams em 2001 tem 5 temporadas que, do início ao fim, foca em duas coisas: família e um artefato místico descoberto por Milo Rambaldi. Claro, adicione pitadas extras de investigação, missões, drama (e bota drama) psicológico e emocional, e ação frenética e contagiante.

É daquelas séries que você até esquece de respirar. Isso sem falar que é hipnotizante ver Jennifer Garner na pele da super-agente Sydney Bristow e em praticamente todos os episódios, ela aparece com um disfarce diferente, fazendo jus ao título da série; Alias, que significa “pseudônimo” ou “nome falso”. Obrigatório para quem gosta do gênero!

Chuck

Depois da estreia em 2010 no mundo da TV, o nerd Chuck Bartowski (interpretado por Zachary Levi) deixou saudades com sua trama divertida e envolvente, que contou com 5 temporadas. Tudo começa quando o protagonista abre um e-mail codificado e descobre na mensagem alguns segredos do governo.

Ele faz o download de todas essas informações para o seu cérebro e, por conta disso, vira uma pessoa de interesse para o governo. Chuck acaba virando um agente secreto posteriormente, além de ser perseguido por diversos criminosos que querem colocar as mãos nos dados baixados por ele.

O vídeo não está mais disponível.

Nikita

A versão de 2010 da obra trouxe novamente a famosa espiã e assassina Nikita para os holofotes, desta vez na pele da graciosa Maggie Q. A série pode ser considerada uma espécie de reboot e traz apenas algumas semelhanças com o filme original de 1990 e o seriado de 1997, La Femme Nikita, estrelando Peta Wilson.

Essa nova versão da história já mostra uma Nikita agindo independentemente da agência secreta que a “contratou” para ser uma assassina. Ela já deixou essa vida para atrás há 6 anos, mas ainda pretende derrubar a Division, que continua recrutando jovens para serem criminosos. Tem apenas 3 emocionantes temporadas.

O vídeo não está mais disponível.

Homeland

Esta premiada série ainda está ativa desde 2011 e continua firme e forte com 7 temporadas. A série começa com o sargento Nicholas Brody (Damian Lewis) retornando para casa depois de passar 8 anos em cativeiro. A agente da CIA Carrie Mathison (interpretada pela sempre ótima Claire Daines) fica paranoica com isso e acha que tem algo errado com o retorno do homem.

A série trabalha muito bem no desenvolvimento de seus personagens, seus medos e conflitos e, um dos pontos fortes, é que ela não se prende a apenas um plot, apesar da premissa sempre estar presente nas entrelinhas. Pelo contrário: o seriado avança no tempo e mostra outras conspirações, transformando-se conforme os protagonistas evoluem.

O vídeo não está mais disponível.

The Americans

Outra série premiada e que acabou recentemente, após 6 temporadas (a primeira foi exibida em 2013). Aqui, vemos Philip e Elizabeth Jennings (Keri Russell e Matthew Rhys, respectivamente), como dois espiões da KGB na década de 1980.

O casamento deles é arranjado e eles estão infiltrados nos Estados Unidos há alguns anos, se passando por americanos. Eles têm filhos que não fazem ideia sobre a verdadeira profissão dos pais e presenciam as tensões entre o casal conforme a Guerra Fria fica cada vez mais crítica.

Para piorar a situação, o casal passa a ficar paranoico quando descobre que seu novo vizinho é um agente do FBI, que está justamente encarregado de caçar agentes infiltrados em solo americano. Vale a pena demais!

Jack Ryan

Baseado nas obras literárias de Tom Clancy, esta série estreou este ano (2018) e traz bastante ação. Aqui, o personagem titular é vivido por John Krasinski. O protagonista é um ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos que se torna um analista da CIA.

Com muita ação, vemos o personagem decifrando padrões terroristas e se infiltrando em uma ameaça que pode prejudicar o mundo todo, caso não seja detida.

O Gerente da Noite

Tido como um tremendo sucesso quando estreou em 2016, a série ganhou uma segunda temporada que, segundo boatos, pode estrear em 2018 ainda. Nesta série, vemos um elenco muito bom de atores, incluindo Tom Hiddleston, Hugh Laurie, Olivia Colman e Elizabeth Debicki.

A obra é baseada em um livro de mesmo nome escrito por John le Carré em 1993 e a primeira temporada tem apenas 6 episódios. A trama mostra um ex-soldado britânico que precisa se infiltrar no antro de um comércio secreto de armas.

Ele acaba se tornando um amigo do principal traficante desse lugar e se envolve romanticamente com a namorada dele. Dá pra imaginar que isso não vai acabar bem não é mesmo? Não vamos contar, porém. Assista!

24 Horas

Após estrear em 2001 e ter durado 9 temporadas, ficou difícil esquecer o lendário Jack Bauer vivido por Kiefer Sutherland e sua agência anti-terrorista conhecida como CTU (Counter Terrorist Unit).

A série também ganhou alguns prêmios e se destacou porque cada temporada se passava num período de 24 horas, com cada episódio dedicado a 1 hora desses dias tremendamente difíceis da vida de Bauer.

Muitos podem contra argumentar que esta série não é exatamente de espionagem, mas ela contém muitos elementos do gênero, em especial quando se desenrola mais para o lado político da trama. Afinal, a conspiração rola solta! E isso é só a ponta do iceberg!

Missão: Impossível

Esse clássico não poderia faltar nessa lista, afinal, foi ele quem deu origem aos filmes atuais estrelados por Tom Cruise. A série original, porém, conta com 7 temporadas que foram ao ar entre 1966 e 1973. Houve ainda uma tentativa de reviver o sucesso do seriado em 1988, mas o show durou apenas 2 temporadas.

Na série acompanhamos as missões da Impossible Missions Force (IMF), uma agência que conta com alguns espiões enviados em missões secretas para deter todo o tipo de criminoso. Algumas tarefas são também mais pessoais e independentes da organização.

O mais interessante é que a obra original conta com os dois líderes Dan Briggs (interpretado por Steven Hill) e depois Jim Phelps (Peter Graves) e suas equipes. Este último, por sinal, caso você não se lembre, acaba retornando no primeiro filme de 1996, e desempenha um papel fundamental na trama. Vale muito a pena conferir!