10 sagas que trouxeram grande impacto no Universo Marvel!

Capa da Publicação

10 sagas que trouxeram grande impacto no Universo Marvel!

Por Gus Fiaux

A ideia é fazer um apanhado geral de dez sagas que geraram uma grande repercussão em todo o Universo Marvel após seu lançamento, chegando a ter consequências visíveis anos depois de sua publicação original. Não escolhemos nenhuma ordem específica em relação à cronologia dessas séries, e sim no quesito importância que elas tiveram em consolidar o futuro da Marvel nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Desafio Infinito

Desafio Infinito foi uma série que, desde seu início, tinha grandes promessas de mudar todo o status quo da Marvel. Thanos, graças à Manopla do Infinito, iria obliterar metade de toda a população do Universo, apenas para agradar o amor de sua vida, a Morte.

Contudo, ao final da saga, tudo isso é resetado e a vida volta a ser como era... porém, algumas consequências da série perduraram. A maior delas é a criação da Guarda do Infinito, além de Adam Warlock ter ficado em posse da Manopla. E como se não bastasse, a série deu início à Saga do Infinito, sendo seguida por Guerra e Cruzada Infinita.

Imagem de capa do item

Vingadores: A Queda

Um ponto crucial na história dos Heróis Mais Poderosos da Terra, Vingadores: A Queda apresenta uma história catastrófica que culmina na dissolução dos heróis e a transformação da Feiticeira Escarlate em uma vilã megalomaníaca e destrutiva.

A história tira vários Vingadores de ação, matando três de seus principais representantes, além de dar surgimento a várias equipes, como os Novos e os Jovens Vingadores.

Imagem de capa do item

Invasão Secreta

Amada por uns, odiada por outros, Invasão Secreta cumpriu dois objetivos: dar um fim à expectativa causada pela intensa propaganda de marketing voltada para a pergunta "Em quem você confia?", além de trazer consequências severas para o Universo Marvel por um bom tempo.

Foi exatamente aqui que Tony Stark perdeu todo seu posto e crédito com o governo norte-americano, proporcionando uma ascensão de Norman Osborn no cenário político, o que deu origem ao MARTELO e ao Reinado Sombrio, uma fase conturbada onde os vilões tomaram o lugar dos maiores heróis do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Guerras Secretas

A primeira grande saga do Universo Marvel trouxe grandes consequências para a editora desde seu início. Guerras Secretas foi uma maxissérie cujos pequenos detalhes continuaram repercutindo por um bom tempo na Terra-616 e nos heróis que a habitavam.

Exemplos claros são o traje negro do Homem-Aranha, que viria a se tornar o Venom, o papel do Doutor Destino e do Beyonder, Coisa no espaço como aventureiro sideral e Mulher-Hulk o substituindo no Quarteto Fantástico. E, claro, a namorada dragão de Lockheed.

Imagem de capa do item

Cisma

O Cisma foi um evento focado nos mutantes. Contudo, suas consequências foram vitais para as equipes de X-Men e derivados durante longos anos. Nele, Wolverine e Ciclope tiveram uma grande discussão a respeito de como liderar os mutantes, o que causou uma separação entre os dois líderes e seguidores de ambos.

A principal consequência foi a criação de duas equipes distintas, uma com base em Utopia - e depois em um armazém secreto do programa Arma X, e outro na Escola Jean Grey. Além disso, a revista trouxe uma grande ruptura na amizade de Logan e Scott, além de todas as diferenças ideológicas entre os X-Men. Mas sua principal consequência foi...

Imagem de capa do item

Vingadores vs X-Men

Surgida no embalo do Cisma, Vingadores vs X-Men traz os mutantes enfrentando os Vingadores, em busca da sobrevivência e da reafirmação de seus direitos. Porém, ainda que seja bastante criticada pelos fãs - sobretudo os fãs dos X-Men - a série teve uma série de consequências vitais para o Universo Marvel.

Foi ela quem deu origem à fase da Nova Marvel. Com isso, vimos Xavier morrer - de novo -, o Quinteto Fênix ser criminalizado e tratado como um grupo terrorista, a criação de um esquadrão unindo heróis humanos e mutantes, outro surto de histeria antimutante, além de uma revitalização dos X-Men, que andavam escanteados antes da saga.

Imagem de capa do item

Dinastia M

Contudo, a própria Vingadores vs X-Men surgiu de uma saga cujas consequências foram ainda mais drásticas e duradouras: Dinastia M. Aqui, uma "continuação" de Vingadores: A Queda, a Feiticeira Escarlate "suga" todos os heróis para dentro de uma realidade completamente nova, até que todos começam a se lembrar de suas vidas anteriores.

O maior legado da série é uma coisa breve e que afetou anos de cronologia mutantes: "Sem mais mutantes". Três palavras que desencadearam a semi-extinção do gene mutante, restando apenas 198 pessoas dotadas em todo o Planeta Terra.

Imagem de capa do item

Massacre

Uma das sagas mais nostálgicas dos quadrinhos, Massacre gerou consequências desastrosas e que todos os fãs buscam esquecer até hoje, sendo a principal delas Heróis Renascem.

Além disso, vale lembrar do próprio vilão, que ganhou grandes repercussões recentemente, na série AXIS - traduzida no Brasil como EIXO.

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Dentro de um contexto amplo, podemos dizer que, até então, a Guerra Civil era a maior saga dos quadrinhos da Marvel, por toda sua carga dramática e importância dentro do Universo-616. Aqui, vimos Tony Stark e Steve Rogers se separarem e liderarem suas próprias equipes devido a conflitos ideológicos com relação à importância do governo na vida dos super-heróis.

A série deu um "final" intenso ao Capitão América, além de jogar vários heróis na clandestinidade e definir um tom sombrio para tudo que se seguiria no Universo Marvel a partir dali.

Imagem de capa do item

Guerras Secretas

Alerta: possíveis SPOILERS de Guerras Secretas à frente:

2015 foi o ano em que a Marvel se reinventou com sua melhor saga desde Guerra Civil. As novas Guerras Secretas trouxeram a culminação de uma epopeia iniciada por Jonathan Hickman desde seus primórdios trabalhando na construção do Universo Marvel.

A saga, mais do que qualquer outra dos últimos anos, trouxe consequências estratosféricas para a Marvel, como a inserção dos personagens do Universo Ultimate dentro do novo universo da Marvel, além da dissolução do Quarteto Fantástico. Mas a maior consequência é a destruição da Terra-616, que ao final da série, foi substituída pelo que está sendo chamada de Terra-Prime.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux