10 Referências e easter eggs na quarta temporada de Black Mirror!

Capa da Publicação

10 Referências e easter eggs na quarta temporada de Black Mirror!

Por Felipe Vinha

A quarta temporada de Black Mirror já estreou e ela veio com novas discussões filosóficas sobre o papel da tecnologia na vida humana, como era de se esperar.

Os novos episódios também vieram com uma série de pequenas referências e easter eggs sobre outros capítulos, o que nos dá quase que uma confirmação de tudo se passar em um mesmo universo.

As referências são inúmeras, mas separamos as 10 melhores para que você se lembre, ou conheça, onde elas estão!

Imagem de capa do item

White Bear

Um dos episódios mais icônicos de Black Mirror, White Bear tem referências espalhadas em diversos episódios, incluindo o último, chamado de Black Museum.

Nomes de personagens, de marcas, apetrechos tecnológicos e até a imagem da protagonista do capítulo, Lenora Skillane, é mostrado em um determinado momento.

Imagem de capa do item

Mensagem para os fãs

O episódio chamado de Crocodile tem uma mensagem engraçadinha escondida para os fãs. Em determinado momento, um dos personagens mostra a reportagem que fala sobre acontecimentos passados daquele episódio – e a mensagem em questão está ali.

O texto fala sobre pessoas que pausam o episódio para ver o que está escrito, para só depois compartilhar em fóruns de discussão, como o Reddit.

A piada foi descoberta justamente por um fã que pausou a cena.

Imagem de capa do item

Star Trek

Talvez a referência mais óbvia e inquestionável de Black Mirror nesta temporada. O episódio USS Callister é inteiramente inspirado pela série Star Trek.

Há referências diversas ali, como personagens e até mesmo o estilo que a história é conduzida. Ao final, há ainda uma passagem de tempo e de cenário, que simboliza o contraste entre os novos filmes da saga e o seriado clássico.

Imagem de capa do item

Michaela Coel

Muita gente reparou que Black Mirror utiliza, de vez em quando, personagens e atores que apareceram em outros episódios, em pequenas participações especiais.

Mas em USS Callister tivemos a presença de Michaela Coel, que participou da série na temporada passada, em Nosedive. Ela foi a atendente de aeroporto que barra a entrada de Bryce Dallas Howard no avião.

Imagem de capa do item

15 milhões de méritos

O episódio 15 Million Merits é lembrado, até hoje, como um dos melhores de toda a série. Aqui, ele aparece como referência em Black Museum, quando o personagem pega uma história em quadrinhos para ler, chamada de… 15 Million Merits.

Há até mesmo o personagem principal na capa da revista, de forma estilizada.

Imagem de capa do item

A clássica música

Ainda sobre 15 Million Merits, este episódio nos apresentou a uma versão da música Anyone Who Knows What Love is (Will Understand), originalmente de Irma Thomas.

Esta música tem papel principal em Crocodile, episódio desta quarta temporada – além de estar presente em outros capítulos da série.

Imagem de capa do item

Men Against Fire

O episódio Men Against Fire, da terceira temporada, faz uma ponta em Arkangel nesta atual, quando a filha da protagonista é colocada para assistir uma das cenas.

Estaria um personagem Black Mirror assistindo Black Mirror? Isso é muuuuito Black Mirror!

Imagem de capa do item

Cartão postal de San Junipero

Outro episódio lembrado com muito carinho pelos fãs, San Junipero faz uma ponta em Metalhead.

Quando a personagem central invade uma casa abandonada, há um cartão-postal da localidade, escrito “San Juniper”, em cima da mesa.

Imagem de capa do item

Black Museum

O episódio Black Museum é uma referência ambulante. Seu principal cenário é um museu que coleciona itens proibidos e responsáveis por incontáveis crimes – e sim, eles saíram de todos os outros capítulos, de toda a série.

Já citamos Black Museum mais acima, nesta lista, mas vale reforçar: se for assistir pela primeira vez, ou de novo, fique de olho muito aberto nos detalhes espalhados pelo cenário.

Imagem de capa do item

Netflix!

A Netflix também existe no mundo de Black Mirror! A atual detentora dos direitos da série é citada no primeiro capítulo desta temporada, USS Callister, pelo personagem central. Ele diz que um seriado clássico e favorito está disponível lá, para assistir.

Você está pensando o que estou pensando? Sim, um personagem de um seriado da Netflix citar que você pode ver outro seriado, fictício, na Netflix, é Black Mirror até demais!