Capa da Publicação

10 recordes que Pantera Negra já quebrou mundialmente!

Por Gus Fiaux

Lançado há pouco mais de dois meses, Pantera Negra ainda está fazendo sucesso por onde passa, e é um dos filmes de super-heróis mais importantes da história. O longa arrebatou o mundo todo, e quebrou vários recordes de bilheteria e popularidade. Vocês mais do que ninguém ajudaram o filme a fazer o sucesso que teve, e aqui está o resultado.

Nesta lista, reunimos os 10 maiores recordes que Pantera Negra já quebrou mundialmente. Isso ajuda a mostrar como o filme teve um impacto cultural avassalador, e deve ajudar a mudar algumas regras sobre a produção e o reconhecimento de blockbusters – sobretudo filmes de super-heróis – em Hollywood!

Créditos: Walt Disney, Rotten Tomatoes, Twitter

Imagem de capa do item

A maior pré-venda de ingressos para um filme de super-heróis

Começamos esta lista com um recorde que já foi quebrado, mas que não invalida o sucesso de Pantera Negra em termos financeiros. Antes mesmo de sua estreia, ele já vinha se provando um filme altamente lucrativo, tendo passado filmes como Batman vs Superman: A Origem da Justiça para se provar a maior venda antecipada de super-heróis da história.

De acordo com o Fandango, um site de ingressos dos Estados Unidos, o filme só perdia para os três mais recentes filmes da franquia Star Wars: O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e Rogue One, respectivamente. Agora, Guerra Infinita quebrou disparado esse recorde, mas isso não tira o mérito do Rei de Wakanda.

Imagem de capa do item

A maior pré-estréia do mês de fevereiro

Falando em pré-lançamentos, Pantera Negra também quebrou um baita recorde antes de sua estreia "oficial". Nos Estados Unidos, o filme arrebentou nas sessões de quinta-feira, arrecadando 25 milhões de dólares e se tornando a maior pré-estréia do mês de fevereiro, dobrando a de Deadpool, por exemplo, e vários outros filmes lançados anteriormente.

Pode não parecer muito, mas isso ajudou imensamente na popularização do filme, já que, como a maior parte das pessoas adoraram o filme, isso incentivou o boca-a-boca e mais pessoas foram instigadas para ver o filme ainda no primeiro final de semana de seu lançamento. Atualmente, ele só perde para Era de Ultron, O Cavaleiro das Trevas e Batman vs Superman em termos de pré-estréia para um filme de super-heróis.

Imagem de capa do item

Maior abertura de um filme solo de super-heróis

O sucesso realmente começou cedo para o longa do herói. Após sua arrebatadora pré-estréia, o filme teve a maior abertura de um filme solo de super-heróis de todos os tempos. Sua arrecadação - apenas na sexta-feira de lançamento, nos Estados Unidos - foi de 75 milhões de dólares, inclusive se tornando o maior lançamento de fevereiro.

Ele ainda está atrás de filmes como Vingadores: Era de Ultron, Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Os Vingadores, mas entre os longas solos de super-heróis, ele reina supremo, tendo destronado o recordista anterior: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, lançado ainda no ano de 2012.

Imagem de capa do item

Maior bilheteria para um filme solo de super-heróis!

Como você pode ter visto, uma coisa vai levando à outra. A pré-venda acarreta na pré-estréia, que por sua vez cooperou para todo o sucesso mundial do filme. Atualmente, com mais de um bilhão e trezentos dólares arrecadados, o filme é a maior bilheteria para um filme solo de super-heróis na história, tendo passado Homem de Ferro 3.

Isso é surpreendente, considerando que, apesar de ter aparecido em Capitão América: Guerra Civil, o Pantera Negra era, até então, um personagem relativamente desconhecido para o público geral. É surpreendente vê-lo passando personagens icônicos e consagrados no cinema, como o Homem-Aranha, o Batman e o próprio Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Filme mais lucrativo de super-heróis sem Robert Downey Jr.

Analisando todos os maiores filmes de super-heróis que configuram o topo das bilheterias mundiais, temos Os Vingadores em primeiro lugar, seguido por Vingadores: Era de Ultron e Pantera Negra. Isso acabou causando um recorde peculiar: o filme de T'Challa é o mais lucrativo de heróis a não contar com a presença de Robert Downey Jr.

Pode parecer besteira, mas ao conferirmos toda a tabela do Universo Cinematográfico da Marvel, podemos ver claramente que todos os filmes da franquia a passarem da marca de um bilhão de dólares na arrecadação (com exceção, é óbvio, de Pantera Negra), são justo os que trazem o nosso querido Tony Stark.

Imagem de capa do item

Recordes semanais

Após esse sucesso tremendo em suas estreias, o filme adquiriu um status único, quebrando uma série de recordes que parecem bobos, mas que fazem uma grande diferença para quem lida com lucros de Hollywood. Ele tem a maior bilheteria da história em uma segunda-feira. Mas os lucros semanais não param aí.

Dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, Pantera Negra tem a maior bilheteria de uma terça, quarta e quinta-feira, respectivamente. Não é pouca coisa. Isso sem falar que ele possui também a segunda semana de exibição mais lucrativa para a Marvel Studios, um atestado da força e do poder do longa.

Imagem de capa do item

O maior filme de super-heróis nos Estados Unidos

O filme fez um sucesso definitivamente estrondoso no mundo todo. Mas o local onde ele melhor colheu seus frutos foi justamente onde foi produzido - e onde seu lucro é mais valorizado: os Estados Unidos. Há menos de um mês, o filme conseguiu superar a bilheteria doméstica de Os Vingadores, se tornando o maior longa de super-heróis da história nos EUA.

No quadro geral, o filme não fica muito atrás, e só perde realmente para Star Wars: O Despertar da Força e Titanic para o posto de maior bilheteria nos Estados Unidos. Mundialmente falando, ele ocupa o posto de terceiro maior filme de super-heróis da história e a décima maior bilheteria, por enquanto.

Imagem de capa do item

A maior bilheteria de um filme com diretor, roteirista e elenco majoritariamente negro

O maior fruto do sucesso de Pantera Negra está vindo por conta de seu impacto cultural, que trouxe à tona questões importantíssimas de representação negra na mídia, em destaque. E assim sendo, é muito recompensador saber que o filme é a maior bilheteria vinda de um diretor, um roteirista e um elenco majoritariamente negro.

Isso é um enorme avanço, ainda mais considerando que o filme fez sucesso até mesmo em países com um histórico resistente à representatividade negra, como a China. Agora, ele também mudou a percepção do lucro de Hollywood para filmes com elenco e protagonista negro, o que deve gerar mudanças significativas no futuro. Além disso, é o filme situado no Continente Africano mais lucrativo de todos os tempos.

Imagem de capa do item

O filme mais comentado da história do Twitter

Não apenas o lucro financeiro denota o sucesso de um filme. Ainda mais atualmente, onde muito se fala da importância das redes sociais como plataformas de interação e divulgação. E nesse sentido, Pantera Negra merece aplausos por ter se tornado o filme mais comentado de todos os tempos, graças ao Twitter.

Quando fez sua última declaração, a rede declarou que o filme já contava com 35 milhões de menções nos tweets de seus usuários, o que é bem interessante, já que mostra a repercussão do filme na internet. Resta saber se esse recorde será mantido mesmo após a estreia de Vingadores: Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

O filme de super-heróis mais bem-avaliado pelo Rotten Tomatoes

Como, atualmente, muitos dependem da crítica para mostrar total confiança em um filme, é reconfortante afirmar que Pantera Negra se tornou o filme baseado em quadrinhos de super-heróis mais bem avaliado do Rotten Tomatoes, um portal de crítica especializada. No site, o filme tem 96% de aprovação, com base em 367 críticos.

Assim sendo, o filme supera longas memoráveis como Batman: O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro, ambos os detentores do recorde anterior, com 94% de aprovação, cada. É uma vitória para a Marvel Studios e um atestado da qualidade técnica do longa, que certamente nunca deixa a desejar.

Imagem de capa do item

Outros recordes e mais sucesso

A Disney também aproveitou a última semana para liberar um infográfico especial, mostrando todo o sucesso do filme nos Estados Unidos e no exterior, com detalhes impressionantes e números nas bilheterias. Entre as principais informações, podemos citar o valor de 1 bilhão e 303 milhões de dólares arrecadados mundialmente.

Além disso, destaque por ter sido um filme que se manteve durante quatro semanas no topo das bilheterias de quase todos os mercados mundiais. Como se não bastasse, o filme arrecadou 36 milhões de dólares no Brasil. Para mais detalhes, você pode conferir uma imagem maior do infográfico aqui.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux