10 questões sobre histórias em quadrinhos que jamais teremos resposta!

Capa da Publicação

10 questões sobre histórias em quadrinhos que jamais teremos resposta!

Por Fernando Maidana

Mas, mesmo depois de tantos anos, algumas questões continuam sem resposta. Será que algum dia desvendaremos o mistério por trás de heróis e vilões?

Ah, vale ressaltar que grande parte da lista é apenas brincadeira, portanto deixe seu lado hater na gaveta e divirta-se!

Imagem de capa do item

Vilões unidos se tornam mais fracos?

Nós já vimos acontecer tanto nos filmes quanto nos quadrinhos.

Um vilão extremamente poderoso dá o maior trabalho para nosso "pobre" herói. O defensor da ordem e dá justiça quase se mata, mas no final consegue salvar o dia.

Agora, se esse mesmo vilão resolve se aliar a outro malfeitor, seu poder, aparentemente, cai pela metade, já que o mocinho consegue se livrar dos dois com a mesma dificuldade, ou até mesmo de modo mais fácil, que antes.

Se o vilão se alia a outros dois bandidos, cada um tem apenas 1/3 do poder que deveria ter.

Sentido pra quê?

Imagem de capa do item

Fonte de energia

Pode falar o que quiser, mas um dos grandes acertos da Saga Dragon Ball é sempre mostrar nosso querido protagonista, Goku, e diversos outros guerreiros mortos de fome.

Por quê? De que outro lugar eles tirariam a energia capaz de sustentá-los durante batalhas sem fim?

A maioria das histórias em quadrinhos explica a origem dos poderes de seus super-heróis, mas esquece de mostrar como eles fazem para manter suas habilidades a todo vapor.

Afinal, depois de dar uma volta ao mundo, o Flash deve estar completamente exausto, mesmo com seu metabolismo acelerado, ele precisaria de um banquete tão farto quanto o de Goku para repor suas energias.

Velocidade x Câmera Lenta

Por falar no Velocista Escarlate, um dos recursos mais utilizados para se demonstrar a super-velocidade de um personagem é deixar todo o resto do mundo em câmera lenta.

Eu sei que a uma velocidade maior o tempo realmente passa mais lentamente para quem se desloca mais rápido, mas isso não é tão visível assim!

Você já andou de metrô/trem bala/snowpiercer? Tá, esse último é exagero, mas aposto que quando você olhou pela janela não viu todo mundo passar em câmera lenta!

Imagem de capa do item

Sex Appeal x Funcionalidade

Esse é um problema enfrentado por personagens femininas em todo tipo de mídia. Desde histórias em quadrinhos a jogos de RPG.

Basicamente, enquanto o Homem de Ferro usa uma armadura quase indestrutível e o Tocha Humana veste um traje capaz de resistir às altas temperaturas de seu corpo, os uniformes femininos tem uma única finalidade: Sex Appeal.

Alguns desses trajes são fisicamente impossíveis! Tudo bem que durante muitos anos o público alvo das HQ's foi o masculino, mas cada vez mais as mulheres tem consumido histórias em quadrinhos e Emma Frost não precisa liderar os X-Men vestindo espartilho e uma calcinha fio dental... não que eu me importe com isso...

"Ilustração por Artgerm"

Imagem de capa do item

Fator de cura

Fator de cura é algo muito complexo e que, basicamente como tudo que acontece nos quadrinhos, depende unicamente da cabeça do roteirista.

Em algumas histórias, personagens conseguem se regenerar rapidamente à partir de uma única gota de sangue. Em outras, o mesmo personagem leva horas para conseguir reparar um olho perdido.

Mas uma questão que certamente já deve ter passado pela sua cabeça é: E se o personagem for cortado ao meio... qual parte irá regenerar? Ele irá se reproduzir assexuadamente como as planárias? Vou deixar essa questão pros universitários!

Imagem de capa do item

Viagem no tempo

Não é possível que ninguém jamais tenha pensado nisso!

Se o personagem possui o dom da viagem no tempo, por que não voltar ao começo de tudo e evitar que o problema acontecesse?

Essa já foi a premissa de histórias como Dias de um Futuro Esquecido, mas se os personagens podiam escolher retornar para qualquer momento no tempo é mais fácil voltar para a época em que o vilão era um bebê e acabar com tudo de uma vez.

Ou até mesmo ensinar a criança como ser uma boa pessoa, ou, sei lá, dar uma camisinha pro pai do futuro destruidor da humanidade.

Imagem de capa do item

De que é feita a bermuda do Hulk?

Se existe algo mais poderoso e resistente do que o Vibranium do escudo de Steve Rogers ou o Adamantium das garras do Wolverine é o tecido da Bermuda do Incrível Hulk!

Que pedaço de pano tão maravilhoso é esse e por que todos os heróis não fazem seus trajes com o mesmo tecido?

Imagem de capa do item

Qual o papel da polícia?

Nós sabemos que em muitas histórias em quadrinhos a polícia é uma instituição corrupta que atua quase como um vilão. Mas, muitas vezes, policiais são bons homens tentando manter a ordem na cidade.

Ele só não conseguem!

Muitas vezes, os policiais se parecem mais com os Stormtroopers, estão ali só pra fazer tumultuo e errar alguns tiros.

Além disso, o herói tem todo o trabalho de prender os vilões pros policiais irem lá e não conseguirem manter os bandidos na cadeia!

Tá de sacanagem!

Imagem de capa do item

A Fonte da Juventude

Por mais que algumas histórias em quadrinhos considerem a passagem do tempo em seu enredo. A maioria das HQs não leva esse fator em consideração.

Por mais que existam histórias que se passem no futuro e mostrem uma realidade diferente da que estamos acostumados, geralmente são eventos pontuais que os heróis estão, justamente, tentando reverter para que tudo volte ao normal.

Afinal, se fossemos considerar a passagem do tempo, o Quarteto Fantástico seria composto por uma família de centenários!

Imagem de capa do item

Voar, voar. Subir, subir

Stan Lee adora falar sobre esse ponto quando diz que a Marvel é mais "científica" do que a DC Comics. A Lenda das HQs diz que o Thor, por exemplo, gira seu martelo e gera a força necessária para voar.

É uma desculpa boba, mas pelo menos faz sentido. Vocês já pararam pra pensar em como não faz sentido nenhum o herói estar completamente parado e de repente sair voando sem aceleração alguma?

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.