Capa da Publicação

10 questões que a sexta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. precisa responder!

Por Gus Fiaux

Após uma longa pausa, Agentes da S.H.I.E.L.D. finalmente retornará em 2019 com novos episódios, mas trazendo de volta a equipe que todos nós conhecemos e amamos. Porém, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas pela série.

Afinal, qual foi o destino de alguns personagens? O que podemos esperar da equipe em seu novo status quo? E os efeitos dos filmes serão sentidos? Aqui, reunimos 10 questões que a sexta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. precisa responder!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Qual foi a repercussão da Guerra Infinita?

Embora os últimos episódios da quinta temporada se passem simultaneamente a alguns eventos de Vingadores: Guerra Infinita, a série acabou parando pouco antes do estalar de dedos de Thanos, que levou à dizimação de metade do universo.

Por mais que a série só retorne após o lançamento de Ultimato, seria interessante saber quais foram as repercussões disso para a equipe - mesmo que o próximo filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra acabe apagando todos os eventos do longa anterior, como está sendo especulado.

Imagem de capa do item

Como vai funcionar a dinâmica da equipe?

No fim da quinta temporada, a equipe passa por uma mudança completa com a saída de Phil Coulson e Melinda May. A partir daí, temos uma reestruturação, e do que já sabemos da sexta temporada, Alphonso Mack vai assumir o posto de diretor da S.H.I.E.L.D.

No entanto, precisamos saber ainda como isso vai interferir no desenvolvimento do grupo - especialmente com tantas apostas emocionais em risco. Será que Mack será um bom líder - e como a equipe vai reagir a ele assumindo o posto principal?

Imagem de capa do item

O que aconteceu com Vijay Nadeer?

Uma dúvida que já nos apavora há alguns anos é justamente o que acabou acontecendo com Vijay Nadeer, o irmão da senadora Ellen Nadeer, visto pela última vez na quarta temporada da série. Ele teve um plot deixado em aberto, que até hoje não foi respondido.

Inumano, ele sofreu com o preconceito de sua família, e se tornou parte crucial de um jogo de intriga política. Tudo ficou ainda mais complicado quando ele foi baleado pela própria irmã. No entanto, em vez de morrer, ele entrou novamente no estado de terrigênese, e até hoje não sabemos o que aconteceu com ele após isso.

Imagem de capa do item

E com o Motoqueiro Fantasma?

Outra figura adorada da quarta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. foi o Motoqueiro Fantasma. Aqui, Robbie Reyes foi o nome da vez, auxiliando a equipe e, posteriormente, inclusive fazendo um trato com Phil Coulson para passar-lhe os poderes do Espírito da Vingança.

No entanto, desde o fim do quarto ano da série, ele está desaparecido, em sua missão individual. E os fãs adorariam revê-lo em ação, especialmente por conta de seus poderes. Com sorte, ele pode retornar e, de alguma forma, mudar o destino de Coulson.

Imagem de capa do item

Qual o papel de Enoch nessa história toda?

Uma figura misteriosa que deu as caras no quinto ano da série foi Enoch. Pertencente a uma antiga raça de androides que monitora a humanidade, ele acabou interferindo em seus próprios protocolos ao ajudar os heróis - especialmente Fitz - a salvarem o futuro da Terra.

Sabemos que o personagem estará de volta, e gostaríamos de ver mais do seu papel dentro desse universo fantástico - por mais que sua história já tenha sido revelada. Com sorte, ele inclusive pode se integrar à equipe no futuro, tornando-se um membro alienígena da S.H.I.E.L.D.

Imagem de capa do item

Como vão funcionar as novas habilidades de Tremor?

No fim da última temporada da série, Daisy Johnson passou por uma arriscada transformação para poder deter a insanidade de Graviton. Basicamente, ela teve um soro especial injetado em sua veia, que mistura elementos do soro da Centopeia com outras substâncias.

Isso a deu um instantâneo ganho de força e outras habilidades - mas será que elas vão continuar? Se for o caso, Tremor se torna ainda mais poderosa do que já é, mas como ela conseguirá lidar com tamanha responsabilidade e dons tão perigosos?

Imagem de capa do item

O casamento vai ser refeito?

Uma das maiores tristezas da quinta temporada foi ver Fitz morrendo em decorrência a um ferimento. Com isso, seu casamento e seu futuro acabaram sendo destroçados - no entanto, a esperança não morreu, já que os agentes ainda podem resgatar o Fitz que está à deriva no espaço.

Contudo, ainda há muitos detalhes aqui que causam confusão. O que mais nos surpreende é: afinal, Leo Fitz e Jemma Simmons vão se casar novamente? E se não for o caso, como a relação deles será retomada agora? Fitz ainda vai sofrer com sua insanidade?

Imagem de capa do item

O que aconteceu com Deke?

Uma das consequências diretas do item anterior, a vida de Deke foi sumariamente ameaçada, uma vez que ele é neto de Fitz e Simmons, mas veio do futuro apocalíptico que já foi revertido pelos heróis. Mas ainda há possibilidades dele estar vivo?

A resposta é "sim", uma vez que o ator por trás do personagem, Jeff Ward, deve retornar para gravar uma participação para a sexta temporada. E se esse for o caso, gostaríamos de saber qual o destino final do personagem, ou se ele vai ficar "preso" ao presente e lutar junto com a S.H.I.E.L.D.

Imagem de capa do item

Como vão encontrar Fitz no espaço?

Claro que as duas perguntas anteriores se resumem a uma só, já que dependem essencialmente do retorno de Leo Fitz. Por mais que o personagem tenha morrido na quinta temporada, ainda há uma versão sua migrando pelo espaço.

Isso propõe um paradoxo temporal dos brabos, que pode acabar trazendo severas consequências para o futuro. Mas, por ora, só queremos saber como Simmons, Mack, Yo-Yo e Daisy vão resgatar um dos membros mais importantes da equipe.

Imagem de capa do item

Phil Coulson - vivo ou morto?

Por fim, nos resta saber: o que vai acontecer com Phil Coulson? Ao fim da quinta temporada, o personagem se "despediu", já que estava à beira da morte devido ao trato que fez com o Motoqueiro Fantasma. Mas isso significa que ele realmente morreu nesse meio-tempo?

Ainda não temos como saber, mas o futuro nos reserva algumas surpresas em relação a isso. Em determinado momento, May deve voltar para a equipe e contar o que aconteceu com Coulson - isso se ela não vier acompanhada dele. De um jeito ou de outro, Clark Gregg estará presente, já que vai dirigir um episódio na nova temporada.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux