Capa da Publicação

10 poderes que você não sabia que a Manopla do Infinito possui!

Por Gus Fiaux

Com a Manopla do Infinito, qualquer ser dos quadrinhos se transforma em uma entidade divina, capaz de realizar feitos incontáveis. E se você já viu Vingadores: Guerra Infinita, já deve ter provado um gostinho do que acontece quando Thanos traja a arma cósmica…

Nesta lista, você vai conhecer 10 poderes que você não sabia que a Manopla do Infinito tinha. São habilidades que ainda não foram reveladas nos cinemas, e que até mesmo alguns leitores de quadrinhos ainda não conheciam sobre a arma mais poderosa de todo o Universo Marvel.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Ela é capaz de se proteger de ataques externos e internos

Embora muitos não saibam, a Manopla do Infinito é um artefato com consciência própria - quando está munida das seis Joias do Infinito. Ela possui uma mentalidade única, e é capaz de se proteger de ataques externos e até mesmo da fúria de seu próprio usuário.

Não apenas as próprias joias possuem medidas de defesa, sendo incapazes de usar seus poderes para destruir suas "irmãs", como também a própria luva metálica. A única vez que as Joias foram destruídas foi quando seus usuários tentaram usá-la para impedir a ação de outro universo - ou seja, quando os Illuminati tentaram usá-la para impedir uma Incursão.

Imagem de capa do item

Ela pode absorver seres vivos

Um poder característico que pode ser usado não apenas pela Manopla, mas também pelas Joias do Infinito individualmente é a capacidade de absorver e aprisionar seres vivos dentro de si próprio. Tome, como exemplo, toda a história de vida de Adam Warlock.

O herói, após entrar em contato com a Joia da Alma, passou a viver "dentro" dela - e isso acabou acontecendo também com alguns de seus aliados, como Gamora e Pip, o Troll. Se isso for incorporado aos cinemas, podemos ter uma explicação menos brutal para as baixas de Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Ela é capaz de ressuscitar os mortos

Se você ficou desesperado com o final de Vingadores: Guerra Infinita, talvez essa seja uma boa notícia para você. Além de ser capaz de absorver almas, corpos e até mesmo desintegrar seres vivos, a Manopla do Infinito também tem a capacidade de ressuscitar os mortos.

Não que ressurreição seja um poder muito único ou raro no Universo Marvel, mas poder controlar isso externamente deve ser um dom profundamente valioso. E, se Vingadores 4 souber explorar isso da forma correta, já podemos esperar alguns retornos marcantes - e não só das vítimas do Titã Louco.

Imagem de capa do item

Ela pode criar vida a partir do nada

Falando em ressuscitar os mortos, há outra habilidade clássica da poderosa arma, que não foi muito utilizada posteriormente. Além de trazer vidas do além, as seis Joias do Infinito combinadas também podem criar, a partir do nada, vida orgânica.

O melhor exemplo disso se deu em Desafio Infinito, quando Thanos se enjoou de ver a Morte o desprezando. A partir daí, ele "criou" uma nova mulher à sua imagem, que pudesse servir como sua companheira. Terraxia é fruto vivo da Manopla do Infinito.

Imagem de capa do item

Ela é capaz de separar almas

Ainda na manipulação de vidas e almas, a Manopla do Infinito possui um poder tão único e incrível que foi usado pouquíssimas vezes nas HQs: Ele é capaz de dividir a alma de seu usuário - ou de uma "vítima" - em mais de um pedaço.

Quem ficou famoso ao realizar essa operação foi Adam Warlock, ao fim de Desafio Infinito. Ele pôde se livrar de seu lado "bom" e seu lado "mal", mas não percebeu que, com isso, criou duas unidades distintas: a Deusa e o Magus, desprovidos de equilíbrio moral.

Imagem de capa do item

Ela pode criar novos universos e realidades

Mesmo sendo um objeto tão poderoso, a Manopla possui uma fraqueza bem intrigante, que já mencionamos anteriormente: ele só funciona em seu próprio universo, e não pode ser usada para alterar eventos de um universo estrangeiro. Curiosamente, ela possui o poder de criar realidades e universos.

O usuário que tem completa maestria da Manopla pode conceber sua própria realidade, e criá-la - mesmo com uma manopla de um universo estrangeiro, contanto que ele esteja nesse universo ao fazer sua criação. O Doutor Destino já usou esse poder - embora não durante a saga das Guerras Secretas.

Imagem de capa do item

Ela garante ao usuário onipotência, onipresença e onisciência

Todos sabem que a Manopla do Infinito garante uma série de poderes divinos aos seus usuários. Nos cinemas, vimos Thanos se tornando um deus onipotente ao adquirir as seis Joias do Infinito. Não é à toa que, ao fim do filme, ele consegue poder suficiente para aniquilar metade do universo.

Por outro lado, nos quadrinhos, a extensão dos poderes é um pouco maior. O artefato também concede onipresença, de forma que seu usuário pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Se tiver uma maestria impecável, ele também pode liberar onisciência, sabendo de tudo que acontece no universo simultaneamente.

Imagem de capa do item

Ela pode transformar o usuário numa encarnação da Eternidade

Uma consequência direta do item anterior, a arma cósmica pode transformar seu próprio usuário em uma encarnação física da Eternidade. Para quem não sabe, esse é o nome de uma entidade cósmica que representa tudo que existe em um universo.

Quando Thanos toma para si a Manopla em Desafio Infinito, ele destrói a Eternidade e se transforma nele. Isso significa que seu universo passa a ser englobado e representado por ele, dando ao Titã Louco o poder de mexer em tudo que quiser em sua realidade.

Imagem de capa do item

Ela pode reverter suas próprias ações

Sendo a ferramenta e a arma de maior poder de todo o Universo Marvel, a Manopla do Infinito só possui uma grande inimiga: ela própria. E isso não significa que a Manopla tem o direito de se destruir, como já bem citamos. Contudo, ela pode servir para apagar seus próprios atos.

Seja por arrependimento do usuário, ou pela força de vontade de um novo mestre, a Manopla pode desfazer suas próprias ações, restaurando uma ordem vigente anterior ao universo. É quase o comando "Ctrl+Z" mais potente do mundo - podendo até mesmo reverter mortes, catástrofes e destruições.

Imagem de capa do item

Ela pode se tornar senciente

Como já estabelecido no primeiro item desta lista, muitas pessoas não sabem, mas a verdade é que a Manopla do Infinito possui sua consciência própria. E isso acabou trazendo uma consequência bem inusitada: ela pode criar senciência, tornando-se uma mulher onipotente conhecida como Nêmesis.

A história contada aqui é que as Joias do Infinito vieram de traços da personalidade e do poder de Nêmesis. Para restaurá-la por completo, basta unir as seis gemas com Ego, a joia perdida - que garante a independência da deusa cósmica. Ainda não sabemos se isso acontecerá, mas seria uma trama interessante para o Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux