10 planos diabolicamente geniais dos super-vilões dos quadrinhos!
10 planos diabolicamente geniais dos super-vilões dos quadrinhos!
Planos frustrados ou não, nem sempre as maquinações dos grandes vilões dos quadrinhos são coisas sem sentido ou pouco pensadas. Vários dos nossos antagonistas favoritos são estrategistas de primeira e surgem com as táticas mais inteligentes e diabólicas possíveis para derrotar – de uma forma ou de outra – nosso queridos heróis.
Pensando sobre isso, escolhemos aqui 10 planos diabolicamente geniais dos super-vilões dos quadrinhos! Às vezes, a vitória nem é tão necessária, quando, para chegar apenas próximos dela, os malvados já destruíram muita coisa – e muita gente – no caminho.
Tema sugerido pelo leitor Dyego Cavalcanti!

Doutor Destino rouba o poder dos Beyonders!
O histórico do Doutor Destino com as Guerras Secretas não parou na primeira versão do evento, quando ele roubou o poder do Beyonder por algum tempo. Em Guerras Secretas II, de 2015, Von Doom superou a si mesmo, quando arquitetou uma jogada contra os Beyonders, tomando controle do multiverso como seu novo Deus e governante supremo.
O Doom cria seu próprio domínio cósmico e um planeta onde ele se torna a grande divindade governante que sempre almejou ser. Ele até rouba a família do Senhor Fantástico. Obviamente, as coisas não acabam assim, mas isso não apaga as conquistas.

Thanos destrói meio universo para conquistar a Morte!
E quando o Thanos está apaixonado pela Morte e seu plano é simplesmente extinguir o Universo para tentar conquistar sua amada? Um bom presente para o primeiro encontro: o universo morto. Poderia adicionar alguns chocolates e rosas também.
No fim, o Titã Louco consegue todas as Joias do Infinito, destrói metade do Universo, derrota a maioria dos grandes heróis da Marvel e até se torna vulnerável, tudo para agradar a amada. Quem disse que planos de conquista amorosa não são bons?

O Apocalipse aproveita a oportunidade e domina a Terra!
Na verdade, esse não é bem um plano, mas uma oportunidade usada na hora certa. Quando o Legião volta ao passado, para tentar matar o Magneto e acaba matando seu próprio pai, o Professor Xavier, En Sabah Nur decide não perder mais um instante e lança seu controle sobre a Terra. Ele reúne um exército com os maiores mutantes do planeta e vira a dominância da Terra para o lado dos mutantes – pelo menos de certa forma. Seu governo durou até a batalha épica contra o Magneto, então podemos considerar uma boa vitória.

Darkseid cria um exército super-poderoso para dominar o universo!
Lembram aquela época quando o Darkseid trocou Apokolips pelo planeta Daxam, mudou o Sol vermelho do lugar por um Sol Amarelo, criou um exército formado por bilhões de super-poderosos no nível do Superboy Mon-El e mudou a forma do planeta para o formato de sua cabeça?
Pois é. Em The Great Darkness Saga, o governante de Apokolips – no caso, Daxam – se tornou mais invencível do que já é naturalmente. A Legião dos Super-Heróis teve um trabalho imenso para finalizar essa história.

Ozymandias manipula o mundo!
Quando se fala em vilões super-inteligentes e planos grandiosos, a tática do Ozymandias em Watchmen para “unir” o mundo não pode ficar de fora. Afinal, não só é um plano extremamente meticuloso e a longo prazo, mas é algo que realmente deu certo e que o vilão esperou até o momento certo – depois de ter executado tudo – para contar para os heróis, sem dar chance para o fracasso. Tudo está bem.

O Exterminador destrói os Jovens Titãs por dentro!
O Exterminador não é só uma máquina mortífera que adora comprar briga com o Homem-Morcego. Além de sua perícia em armas, lutas e assassinatos, Slade Wilson é um estrategista nato, como foi mostrado em O Contrato de Judas, quando o vilão destruiu os Jovens Titãs de dentro pra fora.
Ele derrubou os membros da equipe um por um, fazendo o próprio Dick Grayson, que havia se aposentado da equipe, voltar para ajudar os Titãs. Tudo isso com a dramática revelação que a Terra havia traído a equipe. O plano do Exterminador pode não ter terminado da forma como ele gostaria, mas marcou os Titãs pra sempre – ou até o próximo reboot da editora.

A invasão secreta dos Skrulls!
Em quem confiar, quando qualquer um dos seus super-heróis favoritos podem ter sido trocados por Skrulls? Os Skrulls são um problema para a Terra desde sua primeira aparição, nos quadrinhos do Quarteto Fantástico, em 1962. Mas a coisa ganhou um outro nível durante a Invasão Secreta, de 2008.
A ideia do Império Skrull foi de sequestrar heróis chave no planeta e substituí-los por cópias Skrulls, em um plano longo, paciente e subversivo para desestabilizar a ordem na Terra. Mesmo que tenham sido descobertos, os aliens conseguiram realmente desestabilizar toda a comunidade super-heróica, derrubar a S.H.I.E.L.D. e abrir espaço para outro plano genial, dessa vez vindo de Norman Osborn.

O Mercenário enlouquece o Demolidor como vingança!
Para quem achava que o Mercenário estava morto depois de Shadowland, o vilão voltou decadente, mas com sede de vingança contra o Demolidor em Daredevil V.3. Mesmo paralisado, o vilão conseguiu desestabilizar completamente a vida de Matt durante esse arco, criando pequenos distúrbios ao longo da história para tirar o herói de seu próprio eixo.
Para finalizar, ele coloca seu nemesis contra um guerreiro com os mesmos poderes do Demolidor, que esfregou a cara de Murdock no chão. A vingança quase foi completa, mas o jogo foi virado no final. Ainda assim, essa não foi uma fase muito feliz para o Demolidor.

O Coringa faz o Batman rir - e ficar insano!
Por mais que a maioria dos planos do Coringa não façam muito sentido – e quase sempre terminem errado – o Palhaço é muito estratégico e conseguiu, mais de uma vez, quebrar o Morcego.
Seja quando, ao final dos eventos de A Piada Mortal, ele finalmente fez o Batman rir, da forma mais maníaca e assustadora possível; Seja quando ele ruiu com as fundações da batfamília em “Morte da Família”, fazendo Bruce e seus pupilos ficarem extremamente paranoicos com a possibilidade do Palhaço conhecer suas identidades secretas. Não só isso, mas o plano é tão bem elaborado e executado que o Batman se perde em medo e paranoia durante a história.

Norman Osborn conquista a Terra!
Pegando o gancho da Invasão Secreta, Norman Osborn conquistou o mundo. Depois da destruição da S.H.I.E.L.D., o vilão usa seus recursos para se colocar à frente da H.A.M.M.E.R., organização que substituiria a SHIELD pelo governo americano.
O grupo serve como uma ferramenta de poder para Osborn, conseguindo muita tecnologia e informação sobre seus inimigos, e é usado como fachada para a criação de seu próprio grupo de super-vilões patrocinado pelo governo, os Vingadores Sombrios.