Os 10 piores momentos dos Vingadores nos quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 10 piores momentos dos Vingadores nos quadrinhos!

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

Vingadores: A Queda

Uma das mais controversas histórias dos Vingadores: em vez de esperar que o Universo Cinematográfico começasse, ou rebotar totalmente como a DC, Marvel decidiu acabar completamente com a equipe e começar do zero. Então eles mataram alguns personagens que eram os favoritos de muitos fãs, cancelaram vários títulos e foram para Guerra Civil e Novos Vingadores.

O maior problema, contudo, foi a forma como lidaram com as coisas. Toda a trama começa com um antigo Vingador que estava morto, o Valete de Copas, chegando à mansão e explodindo, matando também Scott Lang, o Homem-Formiga da época. Tudo meio que começa a ficar beeem ruim depois disso.

Visão e Gavião Arqueiro morrem, Feiticeira Escarlate acaba em estado catatônico e Tony Stark está completamente quebrado. O trauma foi tão grande que demorou cerca de 5 anos para que eles voltassem a ser uma equipe coesa novamente... Principalmente, porque todos que morreram voltaram à vida.

Menos Valete de Copas, que seu belo uniforme sempre seja lembrado.

Imagem de capa do item

Força Tarefa

Os anos 90 não foram bons para os Vingadores, que estavam no seu pior momento - comercial e criativamente. Na tentativa de serem mais “legais” e não apenas os heróis bonzinhos, a Marvel decidiu colocar o Homem de Ferro para comandar uma nova equipe, chamada Força Tarefa. Eram os anos 90, então, sim: foi terrivelmente desastroso.

A equipe tentava controlar desastres antes deles atingirem a humanidade, acabando com ameaças mundiais e conspirações internacionais. A equipe não era muito boa, mesmo com personagens interessantes eles apenas não funcionavam naquele contexto e a Force Works era, basicamente, uma equipe dos Vingadores longe de tudo o que fazia deles Os Vingadores.

Imagem de capa do item

Os Homens do Tempo

A verdade é que essa história não é tããão ruim. Sim, isso é algo estranho de se dizer quando ela está na lista de piores histórias dos Vingadores, mas tem coisas ruins e... Vez ou outra, coisas piores. Essa revista é simplesmente ruim, no estilo antigo mesmo.

Ainda assim, ela é ruim o bastante para conseguir um lugarzinho especial aqui. Por muito tempo, os fãs acreditavam que Vingadores #210 - a edição onde os “Homens do Tempo” transformaram Vera, a namorada do Fera, em cristal - era uma das piores de todos os tempos.

Uma trama ruim, vilões piores ainda. Simplesmente nada na história faz sentido - já que os Homens do Tempo são versões pioradas da Tempestade e bem, apenas isso. Eles não têm qualquer motivo ou visão e não fazem muito sentido no contexto geral. Além disso, o Fera foi expulso da equipe da edição seguinte por que a namorada dele foi assassinada.

Imagem de capa do item

Starfox na equipe

Starfox é um alien, membro de uma antiga raça chamada de “Os Eternos” e o irmão mais “normal” do Thanos e simplesmente a cada vez que Starfox aparece, é impossível não se perguntar como todos os Vingadores simplesmente se esquecem do fato dele ser um agressor sexual!

Ao invés de Thanos, que está sempre querendo matar e destruir, Starfox - cujo nome real é Eros - quer criar vida! Assim ele libera vários feromônios que fazem com que qualquer pessoa próxima dele se torne fisicamente atraída, podendo até mesmo alterar as emoções das pessoas.

Ele poderia ser trazido como aquele cara que, basicamente, droga mulheres para conseguir sexo. Ainda assim, ele continua aparecendo em diversos títulos dos Vingadores, nas tramas recentes de forma humorística; como quando a She-Hulk virou advogada dele e o defendeu de um processo por assédio sexual. Que engraçado!!

Imagem de capa do item

Capitão América quer trabalhar pra Nick Fury

Sim, todo mundo ama o Stan Lee, isso não quer dizer que ele nunca escreveu nada ruim. Muito pelo contrário, diversas das tramas antigas são simplesmente bobas, ruins ou nada interessantes quando lidas atualmente. A pior, contudo, é uma história que se arrastou por diversas edições das primeiras revistas dos Vingadores (15 a 19, sendo mais exato): Capitão América querendo trabalhar para Nick Fury na S.H.I.E.L.D.

Na trama, Capitão América está triste por não ter um emprego, então ele decide mandar uma carta para Nick Fury dizendo que quer trabalhar para ele, pois o admira muito. O problema é que o Capitão quer trabalhar para a S.H.I.E.L.D. da mesma maneira que uma menina de 14 anos espera uma mensagem de sua paquerinha.

A trama, no fim, deu em nada, já que o Capitão América recebeu uma carta de Fury dizendo que ele pode ir trabalhar na S.H.I.E.L.D., porém na verdade era tudo uma armação de um vilão que queria sequestrar o Cap e assim se tornar um membro dos Vingadores. É, nem tente entender.

Algumas edições depois, Steve vai até a S.H.I.E.L.D. para conseguir informações sobre o grupo racista “Os Filhos da Serpente” e age como se conhecer Nick Fury seja nada demais. Provavelmente, ele estava fazendo isso para que Nick não partisse seu coração novamente.

Imagem de capa do item

Ultron Sexy

Trazendo o Ultron novamente à vida na revista dos Poderosos Vingadores, Bendis decidiu reinventar a assustadora inteligência artificial. Ele decide infectar a armadura do Homem de Ferro, fazendo com que ela passe por uma “metamorfose” com Tony Stark dentro.

Sim, Tony Stark vira uma mistura de mulher e Ultron, que simplesmente decide andar por ai pelada com o rosto da Vespa.

Imagem de capa do item

Ultimatum

Por muitos, este é considerado o evento que matou o Universo Ultimate. Na verdade, foi todo o universo Ultimate envolvido, porém os Vingadores/Ultimates tiveram grande destaque. Na trama, Magneto fica louco após descobrir que a Feiticeira Escarlate e Mercúrio morreram e decide inverter os polos magnéticos da Terra, que na edição seguinte se tornam os eixos, mas depois são os polos magnéticos... Bem, não é como se estivessem prestando muita atenção quando escreveram isso.

Diversos personagens também são mortos, mas apenas para realmente serem mortos mesmo, dar um choque nos leitores e pronto. Alguns até mesmo são mortos fora dos quadros. Na lista de mortes temos o Demolidor, Ciclope, Dr. Destino, Dr. Estranho, Emma Frost, Hank Pym, Fanático, Magneto, Professor X, Thor e Wolverine.

Também temos a belíssima cena da Vespa sendo, literalmente, comida pelo Blob, que logo após tem sua cabeça arrancada por Hank Pym... Com seus dentes. O Magneto também quebra o pescoço de Xavier, entre outras coisas. Além disso, no final é revelado que Mercúrio, na verdade está vivo, mas ninguém se importa mais com isso.

Ultimatum são cinco edições, escritas por Jeph Loeb que simplesmente destruíram tudo o que os fãs gostavam no universo Ultimate. Você pelo menos tem que admirar a força de vontade dele em fazer algo tão ruim, não é?

Imagem de capa do item

O Abuso de Ms. Marvel

Ao final dos anos 70, Carol Danvers, na época a Ms. Marvel, havia se tornado uma das principais personagens femininas da Marvel. Apenas uma edição de Vingadores foi necessária para arruinar tudo isso.

Simplificando uma gigantesca e complicada história, Ms. Marvel fica misteriosamente grávida e dá luz a um bebê chamado Marcus que cresce instantaneamente. Depois, é revelado que ele "seduziu" sua mãe e a engravidou.

Basicamente, ele voltou no tempo para engravidar a própria mãe. E o que aconteceu com tudo isso? Eles foram para o espaço. Vale lembrar que Carol não estava sob controle de suas próprias ações, já que Marcus estava utilizando um aparelho para controlar sua mente.

No fim, ela vai embora junto de Marcus para o espaço, os Vingadores mandam lembranças e desejos de boa sorte para o casal. Marcus até mesmo revela que teve uma "ajuda" do aparelho que controlava mentes para conseguir "uma mulher daquelas" para o Homem de Ferro e Gavião Arqueiro, todos riem e nenhum dos Vingadores acha a situação estranha.

A trama só foi "concertada" quando Chris Claremont ajeitou a trama em Fabulosos X-Men, com um belíssimo discurso de Carol para os Vingadores, confrontando-os por terem falharado com ela, esperando que este erro ajudasse outras pessoas.

Imagem de capa do item

Tony Stark adolescente

Como regra geral, toda vez que a Marvel tenta alterar fundamentalmente o passado de um personagem, coisas “ruins” acontecem. Então, quando no meio dos anos 90 a Marvel decidiu revelar que o Homem de Ferro era um traidor que estava trabalhando como um agente secreto adormecido de Kang, O Conquistador, por anos você pode imaginar que houve alguns problemas.

Primeiro, ele sai por ai matando várias pessoas - nenhuma delas relevante - como, por exemplo, Amanda Chaney (a Jaqueta Amarela daquela época) e Marilla (a babá de Luna, a filha do Mercúrio). Os Vingadores decidiram fazer a única coisa sensata naquela hora: Recrutar o Tony Stark adolescente de uma realidade paralela. Bem, sem dúvidas isso fez sentido em algum momento.

O jovem Tony Stark rouba uma armadura do Homem de Ferro e começa uma luta com o Stark do mal. Conforme a trama foi se desenrolando, o Tony Stark verdadeiro se sacrifica para deter Kang. Por um tempo, o Tony Stark adolescente foi o Homem de Ferro real. Sim... Um verdadeiro fiasco.

Para arrumar a história, eles decidiram simplesmente fazer um grande evento tão ruim quanto essa trama, o...

Imagem de capa do item

Heróis Renascem!

Os anos 90 realmente foram uma época difícil para os quadrinhos em geral, mas principalmente para os Vingadores. Foi no meio de uma grande crise financeira e criativa que a Marvel decidiu rebotar todo seu universo.

Basicamente a Marvel decidiu prender seus heróis mais famosos: O Quarteto Fantástico, os Vingadores, Capitão América e Homem de Ferro, em uma dimensão de bolso após todos eles terem morrido nas mãos do Massacre, um vilão que, na verdade, era dos X-Men! Com o reboot, a Marvel poderia voltar e criar novas histórias mais interessantes para os heróis.

Realmente parecia ser uma boa ideia, porém a Marvel decidiu colocar isso nas mãos de Jim Lee e Rob Liefeld que os transformou em paródias exageradas de si mesmos. Foi tão ruim que a Marvel teve que rebootar seu universo novamente para fazer com que a abominação de história fosse alterada e eles pudessem voltar tudo como ela antes, com algumas modificações, é claro (Tony Stark adolescente!!?!).

Isso contudo, fez com que a Marvel não declarasse falência. A única coisa necessária foi apenas um ano de dor e sofrimento para os fãs.