Os 10 “piores” filmes com maiores bilheterias de todos os tempos!

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Os 10 “piores” filmes com maiores bilheterias de todos os tempos!

Por Leo Gravena

Esclarecendo alguns pontos, não estamos falando de filmes que sejam necessariamente ruins, mas sim que sejam considerados ruins pela crítica (e alguns, pelo público), no site de avaliações Rotten Tomatoes, levando em conta a média de aprovação e a nota geral de um filme, bem como a média do público.

Para não tornar a lista repetitiva, adotamos uma seleção sem a repetição de filmes da mesma franquia, e optamos por representá-la pelo filme de maior bilheteria. Aliás, no quesito bilheteria, usamos o quantitativo mundial arrecadado por um filme, contando inclusive com relançamentos.

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Malévola

Lançado em 2014, Malévola se propôs a fazer uma reformulação na clássica história da Bela Adormecida, adotando como protagonista a vilã homônima. No filme original da Disney, Malévola era uma criatura fria e sem coração e isso foi diminuído para trazer um lado mais humano da personagem.

Fazendo sucesso entre crianças e passando uma mensagem feminina interessante, o filme arrecadou $758 milhões em todo o planeta. Mas não foi bem entre os críticos, que consideraram o filme sobrecarregado, com um final anti-climático e sem um propósito tão interessante.

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2012

Seja pelos efeitos visuais, seja pela sensação de drama acentuada, filmes-catástrofe sempre ganham muita atenção do público - o maior e melhor deles, Titanic, é a segunda maior bilheteria da história. E esse teve uma razão ainda maior para lucrar seus impressionantes $769,7 milhões: a histeria coletiva gerada pela expectativa do "fim do mundo", segundo os maias, no ano de 2012.

Contudo, com média de aprovação de 39% dos críticos e 47% da audiência, o filme simplesmente não desceu. Sua história foi considerada frágil, problemática e seus efeitos visuais são usados como recurso para disfarçar os problemas. Além disso, a inflada duração do filme também foi muito criticada.

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Shrek Terceiro

O segundo filme mais bem-sucedido da franquia, vindo logo atrás do seu antecessor, Shrek Terceiro arrecadou $799 milhões ao redor do mundo e foi esperado com intensa expectativa dos fãs, encantados com o mundo satírico estabelecido pelos dois primeiros filmes - e a comédia que dá espaço para crianças e adultos.

Contudo, apesar das inúmeras referências à cultura pop, as melhorias visuais e sua narrativa razoável, o filme não caiu nas graças do público e nem da crítica. Foi considerado desinteressante e sem o mesmo encanto dos longas anteriores. A má reputação continuou em Shrek Para Sempre, que ganhou uma bilheteria ainda maior, apesar de críticas levemente mais positivas.

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A Saga Crepúsulo: Amanhecer - Parte II

Uma série de filmes abraçada por um nicho bem específico de fãs, a Saga Crepúsculo sempre foi vítima de piadinhas e preconceito, especialmente na internet. E ainda que os filmes não façam jus aos livros escritos por Stephenie Meyer, sempre tiveram total lealdade dos fãs. Prova viva disso é a média de 70% de aprovação pelo público.

Contudo, a crítica sempre foi traiçoeira com esses filmes e não com pouca razão. Apesar de ser considerado o filme mais divertido da franquia, Amanhecer foi alvo de críticas quanto aos seus furos de roteiro, direção mal executada e efeitos visuais abaixo da média para uma franquia de romance inspirada pela fantasia.

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A Era do Gelo 3

Apesar de ter tido um primeiro filme bem aceito e elogiado pelos críticos e pelo público, a franquia A Era do Gelo, co-criada pelo brasileiro Carlos Saldanha foi descendo ladeira abaixo e o terceiro filme da série foi uma das provas disso.

Com mais de $880 milhões na bilheteria, a história do filme foi criticada pelo seu nível de absurdo e monotonia, com tramas maduras demais sendo incorporadas e não fazendo sentido para o público alvo infantil. Ainda assim, o filme foi intensamente elogiado pela animação e uso da tecnologia 3D.

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Alice no País das Maravilhas

Mais um dos clássicos da Disney recontados com uma roupagem atual e visuais modernos, Alice no País das Maravilhas se propõe a agir como reboot e continuação (sim, ao mesmo tempo) do filme clássico animado. Com direção de Tim Burton e estrelado por Johnny Depp, Mia Wasikowska e Anne Hathaway, era de se esperar que as apostas visuais seriam bem executadas, e de fato, isso acontece.

Contudo, apesar dos mais de um bilhão de dólares obtidos mundialmente, o filme caiu na desgraça por sua narrativa que, segundo críticos, sacrifica a mínima coerência do livro em que foi baseado e acaba se propondo a algo sombrio demais. Num geral, o filme tem 59% de aprovação dos críticos e 55% do público no Rotten Tomatoes.

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Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma

Vinte e dois anos após o filme original que deu origem à franquia, A Ameaça Fantasma retornava às origens de um dos maiores vilões da história do cinema e contava com uma trama mais puxada para a intriga política. Contudo, pouca coisa no filme foi realmente aproveitada.

Seu visual foi elogiado, mas a inclusão de Jar Jar Binks, o personagem mais odiado da franquia, bem como a falta de interesse do público na história, inserção de elementos prejudiciais para a narrativa (midi-chlorians) e atuações fracas, como a de Jake Lloyd acabaram prejudicando o filme, que conta com 57% de aprovação dos críticos.

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Piratas do Caribe: O Baú da Morte

Com $1,066 bilhões na bilheteria, O Baú da Morte é um representante-mor de uma franquia que lentamente começou a naufragar no gosto dos críticos - e do público, ainda que não tão acentuadamente. Apesar de um primeiro filme elogiadíssimo, O Baú da Morte representou o ponto de virada da franquia, ganhando apenas 54% de aprovação.

No filme, considerado imprevisível - no mau sentido - e sem o mesmo humor consagrado em A Maldição do Pérola Negra, o Capitão Jack Sparrow é marcado pela volta de um inimigo lendário - e tem de se preparar, pois terá que pagar um preço terrível por tudo que já pediu.

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Transformers: O Lado Oculto da Lua

Surpreso de vê-lo em segundo lugar? Nós também estamos! Depois de dois filmes duramente massacrados pela crítica, porém arrecadadores de uma bilheteria monstruosa, vem O Lado Oculto da Lua, terceiro filme da série. Apesar de apresentar intensas melhorias em relação ao filme anterior, O Lado Oculto da Lua é constantemente citado pelas atuações pífias, duração excessiva, roteiro indiferente e ação confusa.

Aliás, essa é uma constante reclamação em toda franquia. Seus dois últimos filmes, ambos arrecadando mais de $1,1 bilhão mundialmente, são criticados inclusive pelo público (ambos abaixo da média de aprovação da audiência). Contudo, seja pelo fator escapismo, seja pelo intenso marketing, são filmes lucrativos. E pode ter certeza que as continuações da série lucrarão tanto quanto, se não mais.

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Minions

Por incrível que pareça, é exatamente isso. A décima maior bilheteria do mundo (1,155 bilhões) é um filme criticado que conseguiu passar à frente do mais rentável filme da franquia Transformers. Propondo-se a fazer um histórico geral das adoráveis criaturinhas apresentadas na franquia Meu Malvado Favorito, o spin-off fez sucesso entre a garotada - e consequentemente, os pais que tiveram de levar seus filhos aos cinemas.

Mas ainda assim, o filme não agradou. Com média de 54% da crítica e 51% do público, o filme é criticado pelo humor em sketches, algo que acaba funcionando individualmente mas que não gera um conceito ou coerência específica que se aplique a um filme.