As 10 piores decisões que o Goku já tomou em Dragon Ball!

Capa da Publicação

As 10 piores decisões que o Goku já tomou em Dragon Ball!

Por Márcio Jangarélli

Galera, o Goku já fez tantas decisões questionáveis em todo seu caminho como Guerreiro Z que ficou até difícil escolher só 10. Mas esse foi um bom desafio, então aqui estão as 10 piores decisões que o Goku já tomou em Dragon Ball!

Não esqueçam de comentar as que deixamos de fora ou que vocês não concordam – sempre com educação, ou os Zen-Oh’s que não acharam as coisas legais vão te caçar.

Só um adendo: consideramos só o protagonista adulto; ele criança dá pra dar um desconto, né?

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Cair na do Raditz

Seu irmão alienígena maligno surge no planeta, promete matar todos os habitantes da Terra e vendê-la depois, sequestra seu filho, surra você, seu ex-inimigo e… quando você consegue uma única chance de derrotá-lo sem precisar se matar por isso, você cai no conto do cão arrependido. Sério?

Quando o Goku agarra a cauda do Raditz e estava com a vitória literalmente na palma das mãos, mas solta por ser enganado pelo inimigo se fazendo de arrependido, bom, podemos considerar esse o caso inaugural das decisões terríveis que o guerreiro já tomou na trama.

Isso só o levou para o ataque suicida, onde o Piccolo mata tanto o Raditz, quanto o Goku com seu Makankosappo.

Imagem de capa do item

Não tomar o remédio do Trunks

Pulando lá para a Saga do Cell, o Trunks do Futuro chega e é bem categórico em dizer: Goku, você vai morrer de uma doença no coração muito em breve. Toma esse remédio aqui para você se curar e ser capaz de lutar contra as grandes ameaças que estão por vir.

Resultado? Doença no coração? Por favor! Ele só foi levar o aviso a sério quando começou sofrer e quase morreu, ficando incapacitado durante boa parte da luta contra os Androides e as primeiras fases do Cell.

Imagem de capa do item

Deixar o Dr Gero criar os Androides

Na mesma oportunidade, o Trunks avisa sobre os Androides e o Dr Gero, que atacariam o planeta em breve. Uma pessoa sensata, como a Bulma, sugeriria, então, procurar o esconderijo desse cientista e prevenir o ataque antes de tudo acontecer, certo?

Mas estamos falando de um Saiyajin viciado em batalha. No lugar, ele diz para todos usarem o tempo para treinar e que o Dr Gero crie mesmo os Androides, porque eles estarão lá esperando para a batalha. ¯(ツ)

Imagem de capa do item

Dar uma Senzu pro Cell

Ainda na Saga do Cell, um momento que fez todo mundo, tanto no anime, quanto os espectadores, darem um facepalm gigante: depois de lutar contra o Cell como “demonstração” para o Gohan”, o Goku está tão confiante na força do filho que ele dá uma Senzu para o vilão.

Ele literalmente ajuda o Cell recuperar todas as suas forças para lutar contra o Gohan, no lugar de facilitar as coisas. Estamos falando do cara que absorveu metade do planeta e estava mais forte que Goku e Vegeta naquele momento.

Imagem de capa do item

Deixar a ChiChi amolecer o Gohan

E depois de tanto acreditar no Gohan como o grande guerreiro, que superaria ele próprio, o Goku deixou a ChiChi impedir que o rapaz desenvolvesse todo o seu potencial.

Vejam bem: o próprio Gohan queria estudar, mas treinar e estudar não são coisas que se excluem uma da outra, né?

Imagem de capa do item

Não resolver seus problemas com o Vegeta e acabar revivendo o Boo

Passando agora para a Saga do Boo, vale lembrar que parte do motivo pelo qual o Boo ressuscitou é culpa do Goku e do Vegeta. Se os dois tivessem se resolvido antes de entrar naquela bendita nave do Babidi, o vilão continuar aprisionado em seu ovo.

Mas, além de alimentar a sede de batalha do Vegeta, o protagonista não viu o quanto isso estava levando o rival para um lugar sombrio e, bom, vocês viram o resultado.

Imagem de capa do item

Ser um pai e um marido ausente

Nenhuma dessas coisas se compara, porém, ao relacionamento bizarro que o protagonista tem com o Goten.

Como se com o Gohan ele já não tivesse sido um pai um tantinho ausente e irresponsável demais - ele quase matou o menino com um kamehameha uma vez - no caso do Goten, ele nem viu a criança nascer.

Preferiu continuar morto e só voltou para a Terra por um Torneio de Artes Marciais, sem nem saber que o filho existia. E ainda tem quem reclame do Vegeta com o Trunks.

Imagem de capa do item

Levar a história do Freeza longe demais

Goku e Freeza é uma história complexa e muito errada. Se o Saiyajin tivesse terminado as coisas com o vilão do jeito que deveria, talvez nem veríamos o Freeza mais e seu ódio seria menor do que é hoje.

Mas o simples fato de ele ter poupado o Imperador do Mal trouxe o Freeza robô e, depois, o Freeza Dourado - que, literalmente, explodiu a Terra (que só continuou inteira graças ao Whis).

Esse é mais um caso do Goku fascinado pelo poder de batalha de alguém, por mais maligno que esse alguém seja, querendo lutar até a exaustão e além.

Imagem de capa do item

Incitar o ódio do Zamasu

Se destruir a Terra não for o suficiente, ele também é o responsável pela destruição do Universo do Trunks do Futuro. No final da saga, o Zamasu fica jogando toda a culpa nas costas do Trunks por conta das viagens no tempo e tudo mais, mas quem foi lá e irritou de vez o quase-Kaioshin foi o Goku.

Se não fosse a sede de batalha do protagonista, que quis de toda forma testar as habilidades do Zamasu em seu primeiro encontro, boa parte do que aconteceria a partir dali seria diferente. No fim das contas, ele deu motivos para ter seu próprio corpo roubado.

Imagem de capa do item

Subestimar todos os inimigos

Mas a pior decisão do Goku, que ele comete em todas as sagas, com todos os adversários, é subestimar as pessoas com quem luta e nunca começar uma batalha a sério.

É sempre a mesma fórmula, que acaba do mesmo jeito - ele apanha pra caramba, causa muita destruição e percebe que precisa usar seu máximo contra o inimigo, mesmo que agora já esteja machucado e cansado.

Nem vem com a história do Saiyajin que fica mais forte apanhando, a gente sabe disso. Não é por isso também que você precisa virar um saco de pancadas.

Imagem de capa do item

Bônus: Amizade com o Zen-Oh

E um bônus: Goku se tornou amigo dos seres mais poderosos de TODO o Multiverso: os Zen-Oh’s. Mais que isso, ele possui certa influência sobre eles e isso fez todas as outras dimensões se virarem contra o Universo 7 no Torneio de Poder.

Se conseguir a inimizade do Multiverso todo não for o suficiente, os Zen-Oh’s são seres bem peculiares, infantis e impulsivos, uma combinação nem um pouco legal misturada com o maior poder de todos e uma ligação com o protagonista. Isso tem tudo pra dar errado - e é provável que dê. Fiquemos atentos.