Capa da Publicação

10 personagens do universo de Star Wars que poderiam ganhar um filme solo!

Por Gus Fiaux

O universo de Star Wars é tão rico e vasto quanto qualquer saga cinematográfica da atualidade. As aventuras situadas nessa galáxia muito, muito distante são recheadas com personagens fascinantes e profundos, que já foram muito bem explorados através de animações, livros, quadrinhos games. 

Porém, como a Lucasfilm e a Disney estão dispostos a expandir ainda mais os horizontes dessa saga nos cinemas, com filmes como Han Solo Rogue One explorando melhor alguns personagens nesse gigantesco mundo, listamos aqui 10 personagens que merecem filmes solo!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Lando Calrissian

Começando a lista pelos "mocinhos" e pelos que já têm filmes confirmados no futuro, Lando Calrissian está em alta, tendo sido interpretado por Donald Glover em Han Solo: Uma História Star Wars, e com rumores de seu retorno para o Episódio IX. O grande malandro galático é um "herói" muito carismático e ambíguo, o que o torna ainda mais interessante.

Embora não tenha tido grandes histórias, mesmo no cânone a parte dos filmes, isso não impede que a Lucasfilm consiga conceber uma história bem peculiar e diferente do que já vimos na franquia, explorando ao máximo um mundo repleto de gângsteres e traições. Uma ideia boa seria ver como ele foi parar em Bespin, o Planeta das Nuvens, e sua relação com o Império.

Imagem de capa do item

Obi-Wan Kenobi

Além de Lando, um dos próximos heróis desse universo a ganhar sua própria aventura será Obi-Wan Kenobi, cujo filme começa a ser gravado logo após as filmagens do Episódio IX. O Jedi é uma figura muito importante da saga, tendo servido de aprendiz para Qui-Gon Jinn e mestre para Anakin Skywalker, enquanto ele ainda não havia sido corrompido.

Há muitas histórias interessantes para serem contadas sobre o herói. Temos a sua origem como Padawan, suas aventuras durante as Guerras Clônicas - que inclusive lhe renderam um romance proibido - e até mesmo sua vida "pacata" em Tatooine após A Vingança dos Sith, onde ele permaneceu por um bom tempo até ser encontrado por Luke Skywalker.

Imagem de capa do item

Yoda

Falando nos sábios Jedi, o Mestre Yoda é uma figura extremamente importante e interessante desse universo, tendo vivido centenas de anos e testemunhado grandes mudanças, tanto nos anos dourados da República quanto na era sombria do Império. Além disso, é uma das figuras presentes nas três trilogias da franquia.

Com Yoda, as opções são ainda maiores - especialmente para explorar um passado que não é tão conhecido pelos fãs exclusivos dos filmes. Um outro detalhe que merece atenção é o fato de que ele seria o primeiro protagonista não-humanoide da franquia (a não ser que consideremos os dois filmes da Caravana da Coragem).

Imagem de capa do item

Mace Windu

Embora a Trilogia Prequel seja considerada, até hoje, a pior coisa feita no universo de Star Wars, é importante ressaltar que ela trouxe algumas adições muito boas para a franquia. Uma dessas adições foi Mace Windu, o Mestre Jedi vivido por Samuel L. Jackson, que ficou muito famoso graças ao seu Sabre de Luz roxo.

Com uma história de origem muito interessante, melhor retratada através de alguns quadrinhos da linha Legacy, o Jedi poderia ser protagonista de um longa muito interessante, que por sua vez poderia incluir mais sobre o Conselho Jedi e os dias pacíficos da República. Além disso, dá pra aproveitar o retorno de Jackson, já que ele mal aparenta ter envelhecido.

Imagem de capa do item

Ahsoka Tano

Embora Star Wars: The Clone Wars seja bastante voltado para a história de Ahsoka Tano, muitos fãs da animação sentem falta da personagem nos cinemas, e gostariam que ela tivesse seu próprio filme solo - o que seria fantástico, ainda mais considerando que ela é uma peça central das Guerras Clônicas e foi Padawan de Anakin Skywalker.

Ahsoka já deu as caras em Star Wars Rebels, mas isso não significa que a história da heroína já foi toda contada ou é livre de lacunas. Considerando que ela é uma das mulheres mais importantes dessa franquia - e que a Lucasfilm está cada vez mais determinada a trazer representatividade com essas histórias, ela daria uma excelente protagonista nos cinemas.

Imagem de capa do item

Starkiller

Passando para um lado mais sombrio da Força, começamos com um personagem que, supostamente, passou a pertencer ao selo Legends da franquia - onde as histórias podem ou não ser relacionadas ao cânone principal. Estou falando de Starkiller, o protagonista dos dois excelentes jogos da série The Force Unleashed.

Pupilo secreto do próprio Darth Vader durante a ascensão do Império, o personagem ganhou sua própria trama de redenção e jornada em direção ao lado dos heróis, enquanto caminha na linha tênue entre Luz e Trevas. Seria interessante ver um filme de sua jornada, ainda mais levando em conta o quanto os games são adorados pelos fãs.

Imagem de capa do item

Capitã Phasma

Embora interpretada pela brilhante Gwendoline Christie de Game of Thrones, a líder dos Stormtroopers da Nova Trilogia é uma das personagens mais apagadas da franquia na história recente, apesar de seu visual e de sua postura muito badass. Com isso em mente, a Capitã Phasma merece seu espaço para brilhar tanto quanto sua armadura.

Nos quadrinhos, ela já ganhou sua própria graphic novel, onde possui um desenvolvimento bem maior e mais adequado à sua imponência. Curiosamente, como não sabemos nada sobre seu passado ou sobre a sua ascensão no novo império do mal, seria legal ver um filme que mesclasse sua história com a origem da Primeira Ordem.

Imagem de capa do item

Darth Maul

Darth Maul é um personagem bem interessante. O vilão de A Ameaça Fantasma chamou muita atenção na época por seu visual fenomenal, mas logo ganhou espaço entre os fãs graças a várias outras participações nos quadrinhos e games da franquia - mesmo com sua "morte" ao fim do Episódio I.

Posteriormente, foi revelado que ele sobreviveu e voltou como um ciborgue - um arco retratado através de The Clone Wars e Rebels. Considerando sua presença na franquia, e algumas questões que não foram muito bem resolvidas - especialmente em sua participação mais recente - ele poderia protagonizar um ótimo filme, situado entre as duas primeiras trilogias.

Imagem de capa do item

Imperador Palpatine / Darth Sidious

Palpatine é uma das figuras mais sombrias e interessantes do universo de Star Wars, tendo encabeçado toda a trama das duas primeiras trilogias da saga. O vilão agiu nas sombras, transformando a República no Império e corrompeu a pureza de Anakin Skywalker, transformando-o num dos vilões mais aclamados da cultura pop, o maligno Darth Vader.

Infelizmente, tudo que sabemos do passado do personagem vêm de suposições e diálogos nublados ao longo da Trilogia Prequel. Seria muito interessante vê-lo ao lado de seu mestre, o poderosíssimo Darth Plagueis, e conhecermos sua jornada até o início de A Ameaça Fantasma, enquanto também se relacionava com vilões como Maul ou Dookan.

Imagem de capa do item

Darth Bane

Um personagem criado exclusivamente para o universo expandido, Darth Bane foi o único sobrevivente durante o massacre Sith devido à guerra contra os Jedi. A partir disso, ele criou a Regra de Dois, reformando toda a Ordem dos Sith a partir da ideia de que só pode haver um mestre e um aprendiz, sempre.

O personagem participou de quadrinhos e livros espetaculares, muitos dos quais hoje pertencem ao selo Legacy. Nos cinemas, no entanto, ele nunca deu as caras, embora todos os fãs sempre clamem ardentemente por um filme retratando a vida do vilão. Com sorte, poderemos vê-lo estendendo seu reinado de horror para os filmes no futuro.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux