10 personagens que saíram de suas dimensões alternativas e não voltaram!

Capa da Publicação

10 personagens que saíram de suas dimensões alternativas e não voltaram!

Por Gus Fiaux

Nenhuma mídia conseguiu se apropriar e desenvolver tão bem o conceito científico das realidades alternativas quanto os quadrinhos de super-heróis. A ideia de um grande Multiverso, composto por diversos universos e dimensões iguais ao nosso é um prato cheio para histórias rebuscadas e personagens cada vez mais originais.

Um “clichê” comum aqui, especialmente na Marvel e na DC Comics, são os personagens que saem desses mundos e vão para onde a ação principal acontece – ou seja, as terras principais de cada editora. E, para celebrar a existência desses personagens, selecionamos 10 heróis que saíram de suas dimensões e realidades alternativas para habitarem em novas terras!

PS: Não levem o “não voltaram” do título tão ao pé da letra. Temos aqui alguns heróis que chegaram a retornar brevemente para seus mundos/realidades originais, mas que optaram por se instalar nas novas terras onde foram estabelecidos!

Créditos: Marvel / DC Comics / nebezial (DeviantArt)

Imagem de capa do item

Miss America

Uma heroína relativamente recente dentro da Marvel Comics, a Miss America é uma personagem com uma origem complexa e peculiar. Ela vem de uma dimensão alternativa situada externamente ao Multiverso, e que foi criada pelo Demiurgo. Certo dia, ao saber que suas mães morreram em combate, ela decide ir à Terra-616, onde encontra o Wiccano e os Jovens Vingadores.

A partir daí, sua missão se torna fazer tudo ao seu alcance para assegurar que o jovem herói assuma seu papel como Demiurgo Multiversal. Eventualmente, ela rompe com a equipe, mas mantém-se amiga de todos os integrantes. Curiosamente, um de seus maiores poderes é quebrar a realidade, criando portais entre os diversos universos alternativos.

Imagem de capa do item

Volthoom

Um personagem obscuro, mas com grande importância para toda a mitologia da DC Comics, o Volthoom era um cientista do futuro distante da Terra-15, em um universo semi-morto. Ele e sua mãe descobriram o Espectro Emocional Eletromagnético, e conseguiram desenvolver um anel que o jogou na Terra-Prime.

Uma vez aqui, ele continuou a desenvolver experimentos com o Espectro Emocional, tornando-se o Primeiro Lanterna, e dando origem às diversas tropas que o sucederiam. Infelizmente, o uso desmedido da energia do Espectro acabou o enlouquecendo, de forma que ele acabou se transformando em um dos inimigos mais letais dos Lanternas Verdes.

Imagem de capa do item

Longshot

Forjado no Mojoverso, o herói mutante conhecido como Longshot é um clone perfeito de Shatterstar - que, de forma ainda mais bizarra, é seu próprio filho biológico - que servia como ator e estrela dos principais shows realizados pelo grotesco Mojo.

Certo dia, ele se rebela contra seu criador e consegue escapar de sua realidade, parando na Terra-616, onde se junta a outros como ele, em uma nova formação dos X-Men. Um herói clássico dos anos 80, Longshot é um personagem cujas origens não fazem lá muito sentido, mas que relevamos graças aos seus poderes de manipulação da probabilidade e da "sorte" a seu favor...

Imagem de capa do item

Hipérion

Mal podemos começar a contar todos os Hipérion que existem no Multiverso Marvel sem nos enrolar. Mas um em especial merece muita atenção, e é justamente o que foi introduzido na fase da Nova Marvel, nos Vingadores. Aqui, temos um herói que foi trazido de outra realidade pela IMA, mas que se voltou contra eles e se juntou aos heróis.

Posteriormente, ele iria atrás de diversos outros heróis multiversais para reunir uma versão diversa de seu Esquadrão Supremo, que nada mais é do que uma homenagem "sombria" à Liga da Justiça da DC Comics. O próprio Hipérion é um herói feito à imagem do Superman, embora tenha atitudes e feitos mais humanizados e moralmente questionáveis.

Imagem de capa do item

Poderosa

Várias versões da Poderosa dão a ela uma origem bem peculiar e interessante: ela não é nada mais que a versão da Terra-2 da Supergirl, a prima Kryptoniana do Superman. Tendo já participado de super-equipes como a Sociedade da Justiça, a heroína já teve diversas aventuras na terra "principal" da DC Comics.

Mas o ápice disso veio nos Novos 52, quando ela migrou para a Terra-Prime junto com outra heroína (que também será citada a seguir). Eventualmente, ela retornaria para sua terra natal, mas ela ficou muito tempo ao lado dos heróis tradicionais desse universo, até ser reconvocada pelo Superman da Terra-2.

Imagem de capa do item

Caçadora

Não confunda com Helena Bertinelli, a Caçadora mais conhecida das HQs. Nesse caso, estamos falando da heroína dos Novos 52, que atende pelo nome civil de Helena Wayne. Filha do Batman com a Mulher-Gato da Terra-2, ela se uniu à Poderosa, e juntas, as duas foram sugadas para a Terra-Prime.

Elas formaram a dupla dinâmica d'As Melhores do Mundo, em homenagem aos seus parentes super-heroicos. Assim como sua amiga, Helena eventualmente também retornaria à Terra-2, mas seu impacto no universo central da DC Comics foi muito maior, de forma que enfrentou seres muito poderosos, como Desaad.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha (Miles Morales)

A linha Ultimate foi uma das investidas mais interessantes da Marvel na virada do milênio, uma vez que trazia um novo universo mais próximo do nosso, com versões atualizadas dos heróis mais clássicos da editora. Entre esses heróis, tínhamos Peter Parker, que eventualmente morreu e foi substituído por Miles Morales, como o novo Homem-Aranha.

Porém, a vida de Miles sempre foi um tanto quanto conturbada. Ao final das Guerras Secretas, ele testemunhou seu próprio universo ser varrido da existência após uma Incursão com a Terra-616. Assim que a saga acabou, ele foi incorporado ao universo tradicional, onde vive até hoje ao lado de diversas equipes, como os Vingadores e os Campeões.

Imagem de capa do item

Flash (Wally West)

O Renascimento é uma das fases mais interessantes da DC Comics, e isso se deve (sem a menor sombra de dúvida) à união entre o que há de novo e tudo o que há de mais clássico na história da editora. E tudo começou em um Flash - mais precisamente, Wally West.

O arco que deu início a essa fase mostra justamente o segundo Velocista Escarlate da realidade Pré-Novos 52 saindo de sincronia com seu próprio universo e indo parar na realidade modificada por Barry devido às suas viagens no tempo (e a interferência de um certo ser divino). Agora, ele se instalou aqui e veio para ficar, trazendo seu espírito divertido e aventureiro para equipes como os Titãs.

Imagem de capa do item

Superman

Falando nisso, outra figura icônica fez a passagem para o universo do Renascimento, e trata-se do Superman. Vindo diretamente da Terra Pós-Crise - onde teve sua fase mais icônica dos quadrinhos - Clark Kent ressurgiu e acabou substituindo sua versão dos Novos 52, que não agradava tanto aos fãs.

E a diferença foi notável. Uma vez nesse universo, o Superman Pré-Novos 52 trouxe mais esperança e um futuro muito mais otimista, e suas histórias são cada vez melhores, enquanto ele precisa lidar com sua vida madura e humana, ao mesmo tempo em que enfrenta vilões tenebrosos e passa um tempo com sua esposa e filho.

Imagem de capa do item

Gwenpool

Para encerrar, podemos mencionar a "heroína" mais recente dessa lista, mas cuja história é definitivamente marcante e interessante. Temos aqui Gwen Poole, uma menina normal de uma terra similar à nossa, onde não existem super-heróis e tudo que conhecemos desse universo vêm de histórias em quadrinhos... até o momento no qual ela é sugada para dentro de uma revista.

Uma vez na Terra-616, ela sabe que vive dentro de uma HQ e usa isso a seu favor, manipulando o rumo de suas próprias histórias, pulando de trama em trama, conhecendo seus maiores ídolos fictícios e até mesmo quebrando a realidade ao seu redor, mais de uma vez. É uma homenagem da Marvel aos seus próprios leitores.