Capa da Publicação

10 personagens que já conquistaram o poder do Punho de Ferro!

Por Gus Fiaux

Se você viu a segunda temporada de Punho de Ferro, deve ter se chocado ao ver que o poder de Danny Rand pode ser “roubado” ou passado para outras pessoas. No entanto, nos quadrinhos, isso é uma prática “normal”, já que tivemos muitos Punhos de Ferro em K’un-Lun ao longo do tempo.

Nesta lista, apresentamos 10 personagens que já conquistaram o poder do Punho de Ferro. Alguns deles são os detentores do poder vigente de Shou-Lao, enquanto outros apenas usurparam ou “pegaram emprestada” essa habilidade por um tempo.

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Punho de Ferro (1.000.000 a.C.)

Recentemente, a Marvel introduziu em seus quadrinhos os Vingadores Pré-Históricos - um grupo de heróis que lutava na Terra muito antes da invenção da escrita. Entre os membros, podemos encontrar Odin e um "Motoqueiro" Fantasma que pilota um mamute. E também uma Punho de Ferro.

Embora sua identidade ainda não tenha sido revelada, ela é, até o momento, a mais antiga portadora do poder de Shou-Lao, o Dragão Imortal. Seu nível de poder era tão grandioso que ela ajudou os outros heróis a derrotarem um Celestial.

Imagem de capa do item

Bei Ming-Tian

Como você já percebeu, os Punhos de Ferro dominaram não apenas a história de K'un-Lun, mas de todo o mundo. Um dos principais e mais conhecidos, apresentado em O Imortal Punho de Ferro foi Bei Ming-Tian, que viveu por volta do século XIII.

Ele ficou famoso por um fato histórico muito importante: sua vila fora invadida pelo Exército da Mongólia, durante o império de Genghis Khan. Ele não apenas defendeu os moradores de sua vila como também a montanha onde ficava localizada K'un-Lun, e foi o responsável pela morte do conquistador mongol.

Imagem de capa do item

Quan Yaozu

Embora já tivéssemos Punhos de Ferro circulando pela humanidade desde a pré-história, K'un-Lun só passou a registrar a chegada desses guerreiros místicos a partir de Quan Yaozu. Pouco se sabe sobre sua origem, contudo ele é um grande herói celebrado em todas as Sete Cidades Celestiais.

Quando a Oitava Cidade - um reino infernal povoado por demônios - foi descoberta, cada cidade enviou sua própria Arma Imortal para fechar o portal e prevenir um massacre profano. Contudo, quando o plano falhou, foi Yaozu que se sacrificou, migrando para a Oitava Cidade e fechando o portal a partir de lá.

Imagem de capa do item

Junzo Muto

Nem todos que conquistam o poder do Punho de Ferro são necessariamente treinados em K'un-Lun e conseguem enfrentar e sobreviver à ira do dragão. Alguns são usurpadores, que roubam os poderes daqueles que realmente batalharam pela habilidade.

Junzo Muto era um jovem prodígio de artes marciais, que com o tempo, acabou se tornando um guerreiro incansável - mas acabou sendo corrompido pelo Tentáculo, se tornando um de seus mercenários assassinos. Ele tem a capacidade de absorver poderes alheios - e conseguiu "roubar" os dons de Danny Rand e do Serpente de Aço.

Imagem de capa do item

Pei

Uma jovem habitante de K'un-Lun, a menina conhecida como Pei teve que testemunhar uma brutalidade inumana: Davos assassinou a última encarnação de Shou-Lao, roubando os poderes do Punho de Ferro. Ela então, ao ler um livro de encantamentos, conseguiu ressuscitar todas as encarnações passadas do dragão.

Com isso, ela se tornou a pessoa mais jovem a conquistar o Punho de Ferro - e é também uma das que possui o maior potencial. Ela viajou para Nova York, onde passou a ser treinada por Danny Rand. Juntos, eles lutam contra seus inimigos como os Imortais Punhos de Ferro.

Imagem de capa do item

Davos, o Serpente de Aço

A honra é um caminho brilhante e pleno. Mas a inveja e o ódio possuem suas estradas sinuosas. Davos era filho de Lei-Kung, um dos maiores treinadores marciais de K'un-Lun. Desde cedo, ele cresceu com a ideia de que se tornaria o Punho de Ferro - o que foi tirado diante de seus olhos.

Com uma raiva incontrolável por Danny Rand, ele acabou se tornando uma figura bem mais imprevisível ao assumir a identidade do Serpente de Aço. Assim, ele também consegue manipular seu chi para produzir sua própria versão do Punho de Ferro - ainda que ela não seja tão forte quanto o original.

Imagem de capa do item

Wu Ao-Shi

Conhecida como a Rainha Pirata da Baía Pinghai, a mulher conhecida como Wu Ao-Shi foi uma das mais importantes herdeiras do Punho de Ferro, por ter criado uma série de técnicas absolutamente novas com as habilidades. Ela foi criada em K'un-Lun e treinada por Lei Kung, que queria transformá-la em uma guerreira.

Porém, assim que conseguiu seus poderes, ela saiu da cidade e partiu em busca de um amor de longa data. Sua alcunha surgiu de quando ela precisou enfrentar uma frota de piratas que atacaram a Baía de Pinghai. Usando sua manipulação de chi, ela transferiu seus poderes para uma única flecha, que usou para matar dezenas de piratas. Posteriormente, sua vida foi transformada em um filme.

Imagem de capa do item

Orson Randall

Abrindo nosso pódio, nós podemos nos lembrar de Orson Randall, um personagem que logo deve ter bastante importância no futuro da série do Punho de Ferro. Nascido e crescido em K'un-Lun - depois que o avião de seu pai caiu na cidade -, ele passou pelo treinamento para se tornar a Arma Imortal.

Com seus poderes, ele partiu pelo mundo e lutou em meio à Primeira Guerra Mundial, ao lado de heróis como o Union Jack. Ele adaptou as táticas de Wu Ao-Shi ao seu estilo de combate, e é capaz de canalizar o poder do Punho de Ferro através de duas pistolas. Curiosamente, ele se tornou o tutor de Wendell Rand, que viria a ser o pai do Punho de Ferro atual.

Imagem de capa do item

Danny Rand

Claro que Daniel Rand não estaria ausente desta lista. O mais famoso Punho de Ferro do Universo Marvel é um herói que nos acompanha desde a década de 70, e é uma das figuras mais importantes a ter empunhado o punho flamejante de Shou-Lao.

Com uma trágica história de origem, que envolve a perda de seus pais e uma rígida criação em K'un-Lun, Danny retornou para Nova York anos após ter desaparecido, munido com um poder místico e assombroso. E se ele chegou decidido a ter vingança, pouco a pouco esse sentimento foi substituído por honra e responsabilidade.

Imagem de capa do item

Fongji Wu

No entanto, gostaríamos de atentar para uma personagem diferente para o primeiro lugar. Se controlar o poder do Punho de Ferro já é uma tarefa árdua e bem complexa, o que podemos pensar sobre Fongji Wu, que além disso, também foi um dos receptáculos humanos da Força Fênix?

Sua história é contada em um tie-in de Vingadores vs X-Men, que mostra o caminho árduo que ela teve que percorrer para controlar essas duas fontes inesgotáveis de poder e devastação. Ainda assim, ela é lembrada como uma das armas mais poderosas de K'un-Lun, e certamente com razão.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux