10 personagens das HQs que se tornaram deuses

Capa da Publicação

10 personagens das HQs que se tornaram deuses

Por Gus Fiaux

Quem acompanha as HQs de super-heróis, sabe que não é difícil vermos histórias onde alguns personagens “evoluem” seus poderes, seja por influência de seres cósmicos extremamente poderosos ou até mesmo pelo uso de artefatos lendários. De um jeito ou de outro, não é difícil vermos super-heróis (e vilões) que se tornam verdadeiros deuses.

Nesta lista, reunimos 10 vezes que personagens da Marvel e da DC Comics se transformaram em divindades. Estamos contando tanto com personagens que alcançaram o posto de deuses já existentes quanto figuras que ficaram tão poderosas que atingiram um status divino!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Daniel Hall - Sandman

Isso pode ser um grande spoiler da saga central de Sandman (então fuja o quanto antes, caso não queira descobrir uma grande revelação do fim do arco), mas Morfeu acaba morrendo, dando espaço para que um novo personagem assuma seu posto como o Rei do Sonhar, o Perpétuo responsável pelo mundo dos sonhos.

Quem assume o posto é Daniel Hall, uma criança concebida no reino dos sonhos, que aparece pela primeira vez em um importante arco da saga escrita por Neil Gaiman. Como o novo Sandman, Daniel é conhecido por ter uma personalidade bem mais otimista, além de se vestir inteiramente em trajes brancos, ao contrário de seu antecessor.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha - Deusa da Guerra

Ainda falando nos quadrinhos da DC Comics, não podemos nos esquecer da Mulher-Maravilha - uma pessoa que, como muitos podem argumentar, já possui status divino por ter sido criada por Zeus e abençoada por outras divindades, dependendo de sua história de origem. Ainda assim, houve um momento em que ela de fato assumiu o posto de um deus grego.

A Princesa Amazona e Ares nunca se deram muito bem, com o deus se tornando um dos maiores inimigos de Diana Prince. Mas a relação dos dois nos Novos 52 era de mestre e pupila, sendo Ares um dos responsáveis pelo treinamento da amazona. Em uma importante história, ela é forçada a matar o Deus da Guerra para que o vilão Primogênito não conquistasse os poderes da divindade, mas ao fazer isso, Diana acaba se transformando na nova Deusa da Guerra.

Imagem de capa do item

Jane Foster - Thor

O Thor sempre foi um personagem muito importante para a Marvel, então foi um grande choque quando, nas páginas da saga Pecado Original, o Filho de Odin se tornou indigno de empunhar seu martelo encantado. As coisas ficaram ainda mais chocantes quando, meses depois, uma mulher misteriosa surgiu segurando plenamente o Mjölnir.

A mulher era ninguém menos que Jane Foster, personagem que teve um grande crescimento e amadurecimento nos últimos anos. Inicialmente um simples interesse amoroso para o Deus do Trovão, ela acaba recebendo todos os poderes da divindade nórdica - tudo isso enquanto trava uma grande e exaustiva batalha contra o câncer.

Imagem de capa do item

Doutor Destino - Rabum Alal

Quem acompanhou a fase de Jonathan Hickman dos Vingadores sabe que o autor conseguiu revitalizar a mitologia da equipe, criando um arco de histórias bem empolgante que serviu como prelúdio para as Guerras Secretas, uma das melhores sagas da Marvel Comics. E nesses arcos, vimos a ascensão de Rabum Alal.

Essa era a identidade "secreta" do Doutor Destino, que estava realizando um plano macabro pelo Multiverso, destruindo universos e absorvendo o poder dos Beyonders. Nas Guerras Secretas, ele se torna uma divindade quase onipotente, usando pedaços de mundos alternativos para formar seu próprio Mundo Bélico.

Imagem de capa do item

Jean Grey - Fênix

E por falar em "deuses cósmicos", não podemos nos esquecer de Jean Grey, uma das mutantes mais importantes que já integrou os X-Men. A heroína é conhecida por seus poderes telepáticos e telecinéticos, mas o verdadeiro aumento de poder aconteceu na década de 80, quando ela se tornou o avatar da Força Fênix.

Como Fênix, Jean teve seus poderes exponencialmente aumentados - algo que acabou interferindo diretamente com seu psicológico. Ao se transformar na "forma maligna" da entidade, a Fênix Negra, Jean se tornou uma vilã completa, sendo capaz de destruir um sistema solar inteiro. Uma divindade poderosa que fez o universo tremer.

Imagem de capa do item

Thanos - Senhor do Infinito

Outro personagem que também conquistou habilidades jamais vistas foi o Titã Louco Thanos, sobretudo na saga Desafio Infinito. No evento, ele reuniu todas as Joias do Infinito para agradar sua consorte, a Morte. Ao convocar o poder da Manopla do Infinito, Thanos se tornou onipotente, enfrentando entidades como Galactus e Eternidade.

O resultado disso foi um verdadeiro colosso cósmico, que por pouco não alterou de vez o universo como conhecemos. O personagem só foi detido porque possui uma "falha psicológica" que sempre o leva a se sabotar. Não fosse por isso, ele teria sido capaz de reescrever o universo inteiro à sua própria imagem.

Imagem de capa do item

Lex Luthor - Deus de Apokolips

A seguir, você verá vários personagens que foram completamente transformados em divindades graças à saga Guerra de Darkseid, que envolveu os personagens da Liga da Justiça durante os Novos 52. Nessa época, Lex Luthor era um "herói" e fazia parte da super-equipe - então, ele foi um dos primeiros a viajar com o grupo para Apokolips.

Depois que Darkseid foi derrotado, vários heróis da Liga foram atingidos por uma rajada da Equação Anti-Vida, ganhando poderes especiais e se tornando figuras comparáveis a divindades. Lex foi transformado no Deus de Apokolips, se tornando o "novo Darkseid" por um breve período, antes de retornar para a Terra.

Imagem de capa do item

Flash - Deus da Morte

Ainda falando da saga Guerra de Darkseid, não podemos nos esquecer dos heróis que são transformados em divindades durante a batalha, a começar pelo Flash, que acaba se tornando uma temível força de destruição e Morte, por intermédio dos poderes do Corredor Negro.

Com um visual que inspira medo em qualquer um, o Velocista Escarlate foi mais uma espécie de "hospedeiro" para a força letal do Corredor Negro. Com isso, ele foi capaz de derrotar Darkseid e pôr um fim à grande guerra que chacoalhou as estruturas do Universo DC há alguns anos.

Imagem de capa do item

Superman - Deus da Força

Outra consequência da Guerra de Darkseid acontece quando o Superman é atirado em um poço de energia de Apokolips. Ele é revitalizado pela energia sombria do planeta, mas acaba se transformando em um ser extremamente poderoso e irrefreável, muito mais violento e agressivo com seus inimigos.

Como Deus da Força, o Homem de Aço é capaz de neutralizar dezenas de Parademônios, mas se torna uma entidade tão destrutiva que precisa ser parado pelo resto da Liga da Justiça. Ele só consegue retornar ao normal depois que se "esvazia" de toda a energia sombria ao descarregá-la no Anti-Monitor.

Imagem de capa do item

Batman - Deus do Conhecimento

Por fim, a última grande consequência da Guerra de Darkseid na verdade aconteceu no prelúdio da saga, quando os heróis foram atrás de Metron, um dos Novos Deuses conhecido por seu intenso conhecimento. Os heróis buscaram respostas, mas Metron se recusou a respondê-las, o que fez com que a Mulher-Maravilha o tirasse à força da Cadeira de Mobius.

Com poucos segundos para agir, o Batman se sentou na cadeira, assumindo todo o conhecimento do universo e tornando-se um importante recurso para a Liga da Justiça durante a batalha contra Darkseid. Embora muitos critiquem o personagem pelo foco excessivo e pelo "roteirismo", dessa vez ele de fato se tornou um deus.