10 personagens dos quadrinhos que quebram a quarta parede!

Capa da Publicação

10 personagens dos quadrinhos que quebram a quarta parede!

Por Márcio Jangarélli

Se tu quer conhecer mais heróis que conversam com o público, olho no olho, malucos de tudo, separei aqui 10 personagens dos quadrinhos que quebram a quarta parede! Na real, só tem gente louca.

Sugestão do Thiago Galiaço (parente do Bruno?).

Imagem de capa do item

Superboy-Prime

Esse é um caso especial. Quase um Inception de quarta parede. Por que? Bom, antes de ser um dos vilões mais insanos da DC, esse Superboy vivia na Terra-Prime, onde todas as aventuras dos heróis da editora eram, na verdade, histórias em quadrinhos.

Tempos depois, quando ele finalmente retorna para a Terra-Prime, a população está horrorizada e rechaça o Superboy por suas ações que eles acompanharam pelos quadrinhos. No fim de tudo, ele quebra a barreira final, falando diretamente com os leitores. É bom ter medo.

Imagem de capa do item

Homem-Animal

Ele não tem o crédito que merece, mas o Homem-Animal é um grande herói da DC Comics. E ele não só quebrou a quarta parede, na história de 1988, de Grant Morrison, como desconstruiu esse conceito. Pois é.

Em uma das edições, ele descobre que todos no Universo DC são ficcionais e que sua família não foi morta por seus inimigos, em tese, mas pelo criador – Morrison. Inclusive, o autor tem uma conversa com o Homem-Animal e lhe devolve seus entes queridos.

Imagem de capa do item

She-Hulk

Estranho a She-Hulk aqui? Antes do Deadpool, a heroína quebrava constantemente a quarta parede em sua série, de 1989, Sensational She-Hulk.

Escrita por John Byrne, a história interagia com os fãs em conversas, capas e no formato. Na verdade, isso se tornou uma tradição da personagem e a She-Hulk já chegou até a demitir a quarta parede. Sensacional, não?

Imagem de capa do item

Punho e Luke

Os melhores amigos dos quadrinhos Marvel – que agora estão na Netflix – também tiveram um cara-a-cara com os leitores.

Luke Cage e Punho de Ferro fizeram uma das melhores intervenções de quebra da quarta parede, quando ameaçam os leitores para comprarem revistas que não estão vendendo tanto.

Imagem de capa do item

Uatu

Impossível passar essa lista sem falar do Uatu. O Vigia da Marvel Comics tem intrínseco em seu cânone o poder de quebrar a quarta parede. Afinal de contas, ele observa tudo.

Desde os anos 70, ele interage com os leitores e narra possíveis eventos alternativos no universo Marvel.

Imagem de capa do item

Pirata-Psíquico

O Pirata-Psíquico não é só um sinal de má sorte nos quadrinhos da DC. Ele também conversa com e odeia os leitores. Exatamente. O vilão acha uma invasão de privacidade essa ideia de ser observado o tempo todo.

Inclusive ele tenta matar os leitores, liberando personagens destruídos na Crise nas Infinitas Terras para tentar quebrar a quarta parede e atacar o público. Isso acontece em Animal Man #24.

Imagem de capa do item

Garota-Esquilo

Muita gente tem preconceito com a Garota-Esquilo exatamente por não entender a intenção da personagem. Toda comicidade dela é proposital, ela é uma sátira. E é uma sátira que quebra a quarta parede.

Para alguém que já derrotou o Doutor Destino e o Thanos, falar com o leitor é fichinha.

Imagem de capa do item

Loki

Não se pode esperar menos do Deus da Trapaça, certo? O Loki raramente quebra a quarta parede – e muito menos para o divertimento do público.

Ele só usa o recurso quando é para o seu próprio benefício. Próprio da personalidade do vilão, claro.

Imagem de capa do item

Deadpool

No fim, essa lista toda se resume ao Deadpool, que quebra a parede entre produto e consumidor nos quadrinhos e nos cinemas.

É uma das caraterísticas principais do personagem e, como a maioria da lista, isso encaixa bem porque ele é insano.

Imagem de capa do item

Coringa

Ha. Ha. Ha. Ha. Ha. Não acabou ainda. Falando em insanidades... O Palhaço Príncipe de Crime também já olhou nos olhos dos leitores para trocar umas palavrinhas.

Em Batman 80-Page Giant, de 2010, por exemplo,, o Coringa comenta que tem fãs e se pergunta se ele e todos ao seu redor são mesmo reais.