Capa da Publicação

10 personagens dos games bastante parecidos com pessoas reais!

Por Raphael Martins

Já dizia aquela máxima: “na natureza nada se cria, tudo se copia”. Isso vale para quase todos os aspectos da vida. Os chineses criaram os movimentos do Kung Fu imitando os movimentos dos animais para se defenderem. Leonardo DaVinci se inspirou nas asas dos pássaros e nos cascos das tartarugas para vislumbrar o que um dia seriam a asa delta e o tanque de guerra. Fórmulas de programas de TV são copiados por outras emissoras de TV para replicar o que deu certo em outro país. E a lista segue.

Nos games, não é diferente. Para criar alguns dos personagens mais marcantes dessa mídia, designers, produtores e diretores se inspiraram em pessoas reais, mesmo que inconscientemente ou que não admitam isso. Algumas dessas similaridades são pura coincidência, mas outras são impossíveis de negar de tão iguais que são.

Nessa lista, vamos ver alguns personagens que, inspirados por celebridades ou não, saíram bastante parecidos com gente de verdade!

Imagem de capa do item

Johnny Knoxville e Travis Touchdown

O cabeça do grupo de lunáticos de Jackass é muito parecido com o assassino Travis Touchdown, do game No More Heroes. Os óculos escuros característicos e o penteado peculiar podem ser vistos nos dois, de um jeito que não dá pra negar que rolou uma inspiração aí.

Travis é um assassino profissional e otaku pirado nas horas vagas. Knoxville já fez as maiores loucuras consigo mesmo e com seus amigos em Jackass. Pondo um do lado do outro, não dá pra saber quem é o mais louco.

Imagem de capa do item

Ellen Page e Ellie

A garotinha Ellie, de The Last of Us, tem uma semelhança impressionante com a atriz Ellen Page, que ficou famosa por estrelar filmes como Juno, A Origem e X-Men: O Confronto Final. Até os nomes das duas tem uma sonoridade parecida.

A Naughty Dog nunca declarou abertamente que se inspirou em Ellen Page para criar Ellie, mas fica difícil de imaginar que não foi esse o caso.

Imagem de capa do item

Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone/Bill Rizer e Lance Beam

Esse aqui não dá pra negar: a Konami se inspirou mesmo nos dois atores para criar os heróis de Contra, clássico do Nintendinho. Dá pra ver logo pela arte do jogo que rolou uma apropriação da imagem deles aí.

A imagem de Bill Rizer foi tirada diretamente do poster de Comando para Matar, enquanto Lance Beam foi chupinhado de Rambo.

Imagem de capa do item

Jean Claude Van Damme e Johnny Cage

Essa história é engraçada e quase aconteceu mesmo: a dupla de programadores Ed Boon e John Tobias levou à Midway uma ideia de um novo jogo de luta, que seria estrelado por Jean Claude Van Damme, um dos maiores astros de ação do mundo no começo dos anos 90. Não deu certo, mas eles prosseguiram com a ideia, e o resultado foi uma das séries de luta mais amadas do mundo, Mortal Kombat.

Com Van Damme ainda na cabeça, os dois criaram o personagem Johnny Cage, um ator de filmes de ação que vai competir no torneio para provar ao mundo que não é uma farsa. Visualmente falando, ele não lembra em nada o astro belga, mas os produtores já declararam mais de uma vez que Cage foi inspirado no ator.

Se foi como homenagem ou como zoeira, disso a gente não sabe... mas o espacate está lá.

Imagem de capa do item

Mussum e Doc Louis

O treinador de Little Mac, o personagem principal do clássico do NES Mike Tyson's Punch Out!, tem uma semelhança assustadora com o nosso queridíssimo Mussum. Sério, olha pra um, olha pro outro e diz que eles não se parecem. Só tenta. Não dá, né? É, eu sei. Eles são iguaizinhos.

Será que alguém na Nintendo era fã dos Trapalhões naquela época? Hmmm...

Imagem de capa do item

Sean Connery e Big Boss

O Big Boss é mais lembrado pelos jogos mais atuais da série Metal Gear Solid, onde ele realmente se assemelha a um Solid Snake mais velho, como deveria ser. Mas no primeiro jogo da série, ainda no Nintendinho, ele era bem diferente.

É impossível não bater o olho no personagem e não lembrar na hora de Sean Connery, um dos maiores atores que o mundo já viu. Todo mundo sabe que o Hideo Kojima é um grande fã de cinema, e ele parece ter usado um de seus games para homenagear este grande ator.

Imagem de capa do item

Hugh Laurie e Gordon Freeman

O pesquisador Gordon Freeman, herói da série Half-Life, lembra bastante nosso querido Dr. House, mas essa parece ter sido apenas uma feliz coincidência... ou será que não?

Hugh Laurie é bastante lembrado hoje pelo papel do médico Gregory House, mas já havia feito vários filmes e muitas séries de TV antes de a série estrear, em 2004. Seria Gabe Newell um fã do ator há muito tempo? Nunca saberemos.

Imagem de capa do item

Dave Bautista e Marcus Phoenix

Se um dia o filme de Gears of War - que está sendo produzido pela Universal - de fato sair do papel, só existe um ator capaz de fazer justiça a Marcus Phoenix, o protagonista da série. E ele é Dave Bautista, o Drax de Guardiões da Galáxia.

Além da semelhança física óbvia, o próprio ator já demonstrou bastante interesse em viver o herói da humanidade nas telonas, fazendo campanha para si próprio e tudo.

Universal, você sabe o que fazer.

Imagem de capa do item

Jason Momoa e Kratos

Quando Khal Drogo apareceu pela primeira vez em Game of Thrones, logo na primeira temporada, muitos fãs de God of War devem ter pensado na hora que Jason Momoa daria um excelente Kratos em uma potencial adaptação do jogo para os cinemas. E eles podem estar certos.

Tá certo que o primeiro God of War veio bem antes de a série de TV de Game of Thrones ser feita e que isso tudo não passa de coincidência, mas que eles são parecidos, isso eles são.

Imagem de capa do item

Bruce Lee e um monte de personagens

Mais de 45 anos depois de sua morte, Bruce Lee continua sendo lembrado como o maior artista marcial que já andou sobre a Terra. Sua lenda só é superada por seu legado, que inspirou e ainda inspira atletas, lutadores, atores e entusiastas de artes marciais.

Felizmente, vários desses fãs trabalham no desenvolvimento de games e trataram de homenagear o ídolo criando personagens por vezes idênticos a ele.

Os exemplos são vários: Forest e Marshall Law (Tekken), Fei Long (Street Fighter), Liu Kang (Mortal Kombat), Lee Sin (League of Legends), Kim Dragon (World Heroes), Hon Fu (Fatal Fury), Dragon Chan (Punch Out!)... é tanta gente que daria pra fazer uma lista inteira só sobre os personagens inspirados no ator. O que vocês acham, hein?

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael