10 personagens de Star Wars do antigo universo expandido que deveriam voltar!

Capa da Publicação

10 personagens de Star Wars do antigo universo expandido que deveriam voltar!

Por Raphael Martins

Após o fim da trilogia clássica de Star Wars, as aventuras de Luke Skywalker e muitos outros personagens de uma galáxia muito, muito distante continuaram a ser contadas através de livros, quadrinhos e games.

Por mais de 20 anos e englobando duas trilogias, essas histórias nos apresentaram personagens que continuam nos corações de muitos fãs, mesmo depois de a Disney descontinuar tudo após comprar a franquia em 2012. Estes são alguns heróis e vilões que merecem voltar ao cânone, seja no cinema ou não!

Imagem de capa do item

Mestre Rahm Kota (Star Wars: The Force Unleashed)

Herói das guerras clônicas, o mestre Kota não confiava nem um pouco nos clones fornecidos pela república, e já esperando uma traição a qualquer momento, formou sua própria milícia, dispensando a ajuda dos clonetroopers. Deu certo: ele sobreviveu a Ordem 66 e eventualmente treinou Galen Marek, o Starkiller.

Imagem de capa do item

Talon Karrde (trilogia Herdeiro do Império)

Mercenários não são muito conhecidos por sua honestidade, mas aqui nós temos uma rara exceção. Carismático e com um forte senso de honra (e de humor), Talon Karrde comandava um esquema de contrabando no planeta Myrkr e tentou se manter neutro nas disputas entre a nova república e os remanescentes do império, mas teve que se envolver quando Luke Skywalker, agora um Jedi, foi trazido diante dele por sua protegida, Mara Jade.

Imagem de capa do item

Tag & Bink

Quem disse que Star Wars não pode ser uma comédia? Tag Geenley e Bink Otauna talvez sejam os personagens mais engraçados de toda a série! Eles apareceram nos quadrinhos, estrelando várias histórias onde não só testemunhavam eventos-chave da saga, como interferiam diretamente no resultado deles. Pra vocês terem uma ideia, eles até mesmo ajudaram Anakin Skywalker a conquistar o coração de Padmé!

Por muito pouco não apareceram em Han Solo: Uma história Star Wars, onde cenas com os dois personagens foram gravadas, mas acabaram cortadas da versão final. Uma pena.

Imagem de capa do item

Guri (Star Wars: Sombras do Império)

Não se deixe enganar pelos belos cabelos loiros e o rostinho bonito: Guri é na verdade uma dróide (dróides tem sexo?) especializada em assassinato e versada em várias artes marciais do universo de Star Wars. Deu muito trabalho para a turma de Luke Skywalker, com quem travou um combate corpo a corpo que terminou com a vitória do jovem Jedi. Ela é a fiel escudeira e o braço direito do próximo personagem desta lista.

Imagem de capa do item

Príncipe Xizor (Star Wars: Sombras do Império)

Senhor do Sol Negro, uma das maiores organizações criminosas do universo de Star Wars, ele é extremamente inteligente, frio, calculista e sempre conseguia o que queria... até bater de frente com Luke e seus amigos. Tinha o objetivo de ser o queridinho do imperador, substituindo Darth Vader ao seu lado. Para isso, tinha que desmoralizar o lorde Sith diante de seu mestre fazendo-o falhar na missão de trazer Luke para o lado negro. Como ele faria isso? Simples: encontraria o garoto antes e o mataria. Tudo em segredo, é claro.

Não terminou nada bem pra ele.

Imagem de capa do item

Kir Kanos (Star Wars: Crimson Empire)

Sabe aqueles guerreiros imponentes e de armadura vermelha que podem ser vistos na sala do imperador em O Retorno de Jedi? Kir Kanos era um deles. Leal ao império e a seu mestre até a última gota de sangue de seu corpo, Kanos se dedicou a perseguir e destruir todos aqueles responsáveis por seu fim nos anos que se seguiram, se aliando com vários possíveis sucessores de Palpatine. Protagonizou ótimas histórias em quadrinhos publicados pela Dark Horse nos anos 2000.

Imagem de capa do item

Jaina Solo (primeira aparição: Herdeiro do Império)

Jaina é filha de Han Solo e Leia Organa e irma gêmea de Jacen Solo. Excelente mecânica, piloto talentosa e tão teimosa e impulsiva quanto o pai, Jaina foi treinada desde muito cedo por seu tio Luke, exibindo um grande talento e proximidade com a Força.

Pode-se dizer que Jaina é um Kylo Ren que deu certo: ajudou a treinar uma nova geração de Jedi ao lado do tio e assegurou que a galáxia estaria em paz, protegendo-a de qualquer perigo que aparecesse sem nunca flertar com o lado negro. Com seu irmão, o negócio foi diferente... mas essa é uma outra história.

Imagem de capa do item

Mara Jade (primeira aparição: Herdeiro do Império)

Uma das personagens mais populares, quem sabe a mais popular, de todo o antigo universo expandido! Antes conhecida como "a mão do imperador", Mara era uma assassina a serviço do Império, treinada em várias técnicas de assassinato e até mesmo na Força por Darth Sidious em pessoa. Tinha uma missão nada simples: matar Luke Skywalker. Não rolou. Eles acabaram trabalhando juntos, se ajudando, se envolvendo, até que eventualmente se apaixonaram e se casaram. Boa!

Muitos fãs sonham com um possível retorno da personagem no novo cânone, mas por enquanto isso está só na dimensão dos sonhos mesmo.

Imagem de capa do item

Kyle Katarn (Star Wars: Dark Forces)

Bem antes de Rogue One: Uma História Star Wars existir, a Aliança Rebelde tinha um homem a agradecer pelos planos roubados da Estrela da Morte: Kyle Katarn. Mercenário competente, ele encarou as mais difíceis missões contratado pela rebelião. Mas não continuaria nessa vida por muito tempo: ele atendeu o chamado para se tornar um cavaleiro Jedi ao precisar proteger uma fonte inesgotável de poder contra usuários do lado negro que pretendiam toma-la para si. Mais tarde, Kyle se tornou o conselheiro militar do conselho Jedi do mestre Luke Skywalker.

Imagem de capa do item

Darth Revan (Star Wars: Knights of the Old Republic)

E o número um dessa lista é o grande vilão (ou seria herói?) de um dos games mais amados da série, Knights of the Old Republic! Quatro mil anos antes do episódio IV da saga, Darth Revan, senhor supremo do então Império Sith, tocou o terror na galáxia ao lado de seu aprendiz Darth Malak, dando uma senhora dor de cabeça para a velha república e os Jedi de sua época, mas foi derrotado e teve sua memória apagada. Durante o game, ele vai recobrando suas lembranças e se tocando de quem realmente é, até que no final você decide se ele será o herói que a galáxia precisa ou o vilão que a colocará de joelhos.

Quando O Despertar da Força ganhou seu primeiro trailer, muitos fãs especularam que Kylo Ren na verdade era Darth Revan, tamanha a semelhança entre os dois, mas não foi dessa vez. Mas ei, nunca parem de sonhar, certo?