Capa da Publicação

10 personagens da Marvel que ganharam poderes divinos!

Por Gus Fiaux

Para a mitologia contemporânea, não é difícil imaginar os super-heróis no lugar das divindades, tamanho apelo que eles possuem em uma cultura cada vez mais globalizada. Em alguns casos, esses personagens de fato representam deuses e seres tão poderosos quanto as grandes divindades.

Nesta lista, você vai conferir 10 personagens da Marvel que já ganharam poderes divinos ou se tornaram divindades – ou seja, heróis e vilões que ganharam dons de algum deus (de mitologias reais ou fictícias). Não espere ver, no entanto, personagens que são deuses e semi-deuses desde sua origem, como Thor ou Hércules.

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Thanos

Por mais que muitos não se lembrem disso, as Joias do Infinito são a representação "real" de uma antiga divindade do Universo Marvel - conhecida posteriormente como Nêmesis. Juntas, elas abrigam um poder estupendo e inigualável, e seu portador basicamente ganha onipotência.

Por conta disso, não é surpresa nenhuma que Thanos tenha, durante sua posse da Manopla do Infinito, se tornado uma espécie de deus. Ele foi um dos personagens que mais conseguiu demonstrar maestria sobre os objetos, e conteve em si toda a energia acumulada dessa divindade cósmica da Marvel.

Imagem de capa do item

Bill Raio Beta

Embora o Thor seja um deus desde o dia em que nasceu, seu poder já foi passado igualmente para outros portadores mortais, que sentiram toda a dignidade asgardiana fluindo por suas veias. E um desses novos Deuses do Trovão foi Bill Raio Beta, que ganhou suas habilidades do próprio Odin.

Membro da raça Korbinita, ele enfrentou o Filho de Odin em um duelo mortal, e ao ganhar, recebeu seu próprio martelo encantado - o Rompe-Tormentas -, bem como todos os poderes que o transformaram em um deus moderno na Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Thor (Jane Foster)

Falando no Thor, há outra personagem que também mereceu o manto do Deus do Trovão após se provar digna do Mjölnir. Trata-se de Jane Foster, a ex-namorada de Odinson. Ela ergueu o martelo logo depois que o herói foi considerado indigno, e se tornou a nova Thor.

Como Deusa do Trovão, ela demonstrou uma maestria e uma habilidade igual e, muitas vezes, até superior que a do portador original do martelo encantado. Seu papel não foi menos importante: ela precisou lidar com a crise dos Nove Reinos, enfrentando ameaças como Loki, Malekith e os Shi'ar.

Imagem de capa do item

Miragem

Ainda presos à mitologia nórdica, mas desviando o tema para os X-Men e seus afiliados, não podemos nos esquecer de Dani Moonstar, a heroína indígena conhecida como Miragem. Com seus poderes mutantes, ela já era uma força a ser reconhecida, mas tudo mudou quando ela virou uma Valquíria.

Aliada de um cavalo alado, e portando os poderes do Valhalla, ela ganhou um novo status quo dentro dos Novos Mutantes, e provou-se extremamente capaz de mesclar a ciência de sua genética mutante à magia de seus poderes encantados e abençoados por Odin.

Imagem de capa do item

Colossus

Piotr Rasputin sempre foi um herói muito "na dele". Apesar de sua carapaça de aço orgânico, ele sempre se ateve ao pacifismo e ao sonho de Charles Xavier. Imagine nossa surpresa quando ele aceita os poderes do Fanático, em uma barganha com Cyttorak.

O herói tomou essa decisão como uma medida desesperada, já que Cain Marko, o Fanático original, estava causando uma catástrofe na Terra. Durante um tempo, Piotr serve como avatar do demônio ancestral, mas acaba voltando ao normal, pouco antes de integrar o Quinteto Fênix...

Imagem de capa do item

X-Men

O Quinteto Fênix é o nome não-oficial dado ao grupo composto por Ciclope, Emma Frost, Colossus, Magia e Namor. Os cinco mutantes ganharam, cada, uma fração da Força Fênix, depois que o Homem de Ferro "rompeu" a entidade cósmica com uma armadura colossal.

Presentes na saga Vingadores vs X-Men, esse quinteto inicialmente trouxe paz e prosperidade ao mundo. Contudo, com a pressão crescente por parte dos Vingadores, e com a corrupção natural da Fênix, eles logo começaram a enlouquecer, e isso resultou na triste morte do Professor X.

Imagem de capa do item

Jean Grey

Falando no poder da Força Fênix, não podemos nos esquecer da principal avatar que o pássaro cósmico já teve ao longo de sua existência: Jean Grey, uma das mais importantes integrantes dos X-Men. A ruiva basicamente esteve conectada com a divindade desde seu nascimento.

E, assim como no Quinteto Fênix, essa ligação trouxe muita destruição para sua vida. A heroína se tornou definitivamente mais poderosa, mas isso também acabou servindo para trazer à tona um lado muito sombrio de seu ser: a Fênix Negra, responsável pela destruição de um sistema solar inteiro.

Imagem de capa do item

Wiccano

Ele pode ser um dos heróis mais jovens da Marvel, e ter participado de uma equipe relativamente desconhecida, como os Jovens Vingadores, mas isso não muda o fato de que William Kaplan, o Wiccano, já possuiu - e vai possuir definitivamente - os poderes do Demiurgo.

O "filho" da Feiticeira Escarlate é um mago tão poderoso quanto ela, mas seus poderes possuem uma grandeza ainda maior. Em um futuro, ele se transformará em uma divindade capaz de criar diversas realidades. Inclusive, uma das realidades criadas por ele é o mundo natal da Miss America.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Victor Von Doom sempre foi um personagem interessantíssimo e muito poderoso, mas tudo sempre muda de figura quando ele assume um papel mais grandioso. E esse foi o exato caso das Guerras Secretas mais recentes, onde ele se transformou na divindade conhecida como Rabum Alal.

Assim que as Incursões começaram a destruir os vários universos existentes, ele vagou pelo Multiverso, adquirindo os poderes dos Beyonders. Assim, ele ficou tão poderoso e inabalável que chegou a construir seu próprio Mundo Bélico, a partir de destroços de mundos caídos.

Imagem de capa do item

Senhor Fantástico e Mulher Invisível

Por fim, temos um exemplo tão importante e poderoso dentro desse universo mítico: o Senhor Fantástico e a Mulher Invisível, do Quarteto Fantástico. Após o fim das já mencionadas Guerras Secretas, ele se tornaram uma espécie de divindade, restaurando todos os mundos do Multiverso.

Foi justamente por esse motivo que eles passaram um bom tempo fora da Terra - e só estão retornando agora. Seu papel foi reconstruir toda a eternidade, destruída pelas Incursões e pela fúria divina do Doutor Destino. Nada mais digno para dois dos heróis fundadores do Universo Marvel.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux