10 personagens da Marvel que foram alavancados nas HQs graças aos filmes!

Capa da Publicação

10 personagens da Marvel que foram alavancados nas HQs graças aos filmes!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Loki

Loki é um personagem que sempre teve destaque nas HQs, especialmente se levarmos em conta que ele é o maior vilão do Deus do Trovão. Contudo, desde que começou a aparecer nos cinemas, o personagem começou a ter um grande destaque no Universo Marvel, devido à sua popularidade.

O personagem ganhou sua própria HQ solo, onde ele é visto mais como um anti-herói, devido à eventos recorrentes nos últimos anos de publicação. Agora, ele retornou às suas raízes mais malignas, mas ainda assim, é interessante ver como o destaque nos cinemas levou ao lançamento de uma série mensal regular.

Imagem de capa do item

Felina

Uma personagem de extremo sucesso na série da ex-heroína e investigadora particular Jessica Jones, Patsy (ou, na série, Trish) Walker retornou com tudo aos quadrinhos, depois de sua alavancada.

A heroína agora tem sua própria revista, onde deve lidar com o fato de ter sido a inspiração para um quadrinho clássico, ao mesmo tempo em que lida com situações envolvendo desemprego de super-heróis.

Imagem de capa do item

Peggy Carter

Peggy fora, no início da carreira do Capitão América, uma personagem fixa, que nunca teve grande importância depois de seu retorno na revitalização da Marvel pelas mãos de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.

Contudo, nos cinemas, ela já se tornou uma peça central e tem papeis vitais nos mais diversos filmes e séries da Marvel Studios. Isso refletiu brevemente nos quadrinhos, com a personagem ganhando uma minissérie própria que servia como uma espécie de tie-in para a saga Pecado Original.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

O Gavião Arqueiro é um personagem que sempre teve uma importância razoável no Universo Marvel. Contudo, desde que fez sua estreia no primeiro filme do Thor, e participou como membro fundador dos Vingadores no cinema, o personagem passou a ter um destaque extra nos quadrinhos.

Ganhou uma série mensal vencedora do prêmio Eisner, além de ter sido trazido para a equipe principal de Vingadores e ter continuado aparecendo esporadicamente em outros títulos.

Imagem de capa do item

Visão

O Visão é um dos membros fundamentais dos Vingadores. Apesar de só ter sido introduzido na equipe depois de mais de 50 edições, o personagem sempre esteve relacionado à grandes fases dos heróis, e andava relativamente sumido durante um tempo.

Sua reintrodução nos quadrinhos se deu um pouco antes de sua estreia nos cinemas. Contudo, com o lançamento de Vingadores: Era de Ultron, o herói começou a invadir silenciosamente grandes revistas da editora, como Fabulosos Vingadores, até chegar à equipe principal e receber seu próprio título solo.

Imagem de capa do item

Scott Lang

Durante muito tempo, Lang fora o principal Homem-Formiga da Marvel, na ausência do herói original, Hank Pym, que havia assumido outros codinomes e identidades. Contudo, ele fora colocado para "dormir", e quando retornou, assumiu títulos menores, como FF.

Na esteira do lançamento do filme do personagem, contudo, a Marvel resolveu trazê-lo para seu próprio título solo, onde ele permanece firme e forte, com novos aliados, e cada vez mais parecido com o Scott dos cinemas.

Imagem de capa do item

Nick Fury Jr.

Nos quadrinhos, é de conhecimento geral que o Nick Fury do Universo-616 é um homem branco e bem velho. O personagem que conhecemos nos cinemas é uma adaptação do Nick Fury Ultimate, que por sua vez, é uma adaptação do próprio Samuel L. Jackson.

Para que os leitores pudessem traçar similaridades entre os personagens do cinema e do Universo-616, a Marvel resolveu deixar o Fury original de escanteio, e trazer para frente do Universo Regular o filho dele, que era mais parecido com o Fury dos cinemas. O personagem estampava algumas das principais revistas da editora, como Vingadores Secretos.

Imagem de capa do item

Agente Coulson

E aqui está o único personagem da lista criado primeiro nos cinemas, e depois transposto para os quadrinhos. Coulson apareceu pela primeira vez no primeiro Homem de Ferro, e logo se tornou um personagem padrão nos filmes da editora, até morrer em Os Vingadores e ser ressuscitado em Agents of SHIELD.

O personagem acabou sendo levado às HQs, onde se tornou uma das principais faces da SHIELD, e foi incorporado a alguns títulos importantes da editora.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia

Em 2008, a Marvel criaria uma das equipes mais... estranhas dos quadrinhos, diretamente após os eventos de Aniquilação, uma das maiores e mais importantes sagas da editora na década passada. Porém, os Guardiões sempre foram escanteados, e relegados ao título dos "bastidores cósmicos da Marvel".

Quando seu filme foi anunciado, a Marvel procurou trazê-los novamente para a frente dos quadrinhos, além de incorporar novidades que poderiam refletir no MCU. O sucesso depois do filme foi tão grande que atualmente a equipe possui duas revistas, e cada membro integrante tem sua própria série mensal.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro

De forma nada surpreendente, o primeiro lugar da lista pertence ao Vingador Dourado. O Homem de Ferro se tornou, sem precedentes, um dos personagens mais alavancados na indústria de quadrinhos graças aos cinemas.

Antes um personagem classe B da Marvel, o personagem ganhou seu filme solo em 2008, e começou a entrar nas listas de mais vendidos logo em seguida. Os desenhistas o tornaram cada vez mais parecido com sua versão cinematográfica, e ele passou a estar nas mais variadas equipes da Marvel, às vezes simultaneamente, como os Vingadores, os Novos Vingadores e até mesmo os Guardiões da Galáxia. Atualmente, ele é dono de uma revista que quebrou recordes de vendas no ano passado.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux