10 heróis da Marvel que tiveram mudanças drásticas de identidade!

Capa da Publicação

10 heróis da Marvel que tiveram mudanças drásticas de identidade!

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos, é comum vermos personagens – tanto heróis quanto vilões – trocando seus alter-egos, assumindo novas identidades na luta contra ou pelo crime. No caso da Marvel, isso já está sendo incorporado aos cinemas, uma vez que o Gavião Arqueiro pode vir a se tornar o Ronin em Vingadores 4 – falamos mais disso aqui!

Por lembrar disso, separamos dez personagens da Casa das Ideias que passaram por mudanças drásticas em suas identidades heroicas. Para isso, contamos apenas heróis e vilões que assumiram novas identidades, e não personagens que assumiram o legado de outros heróis, como Sam Wilson se tornando Capitão América ou Carol Danvers virando a Capitã Marvel. 

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro - Ronin

De início, podemos citar o responsável pela própria ideia da matéria. Nos quadrinhos, Clint Barton passou a maior parte de sua carreira heroica como Gavião Arqueiro, excetuando um breve período onde ele assumiu o título de Golias depois de Hank Pym. Porém, na década passada, após a grande Guerra Civil, ele precisou mudar sua identidade para fugir da Lei do Registro.

Com isso, nasceu o Ronin, um membro dos Novos Vingadores. Por mais que Eco já tivesse usado esse manto brevemente, Clint o transformou em algo completamente novo e por isso não podemos julgar muito como uma "passagem de legado".

Imagem de capa do item

Homem-Aranha - Ricochete, Vespa, Sombra e Prodígio

Todo mundo passa por uma Crise de Identidade na vida. No caso do Homem-Aranha, tudo começou quando Norman Osborn o incriminou pela morte de um famoso bandido de Nova York. Esse evento o tornou procurado pela polícia da cidade e ele precisou assumir um novo manto para ser deixado em paz.

Mas Peter Parker acabou exagerando na dose, e nessa época, surgiram quatro novas identidades secretas: o mercenário Ricochete, o inteligente Vespa, o misterioso Sombra e o divertido Prodígio. Através dos quatro, ele conseguiu reunir provas para se livrar da prisão e retornou ao posto de Amigão da Vizinhança.

Imagem de capa do item

Anjo - Morte/Arcanjo

Warren Worthington III já foi um valoroso X-Men, tendo inclusive pertencido à formação original da equipe. Anos depois, ele partiria para outros grupos, como os Campeões, antes de voltar aos holofotes mutantes no X-Factor. E aí, ele perdeu suas asas em um confronto com os Carrascos, e posteriormente elas foram restauradas por Apocalipse.

Mas Apocalipse não apenas restaurou os poderes do Anjo, como também o deu uma nova identidade. O Arcanjo, que servia como seu Cavaleiro da Morte, era uma personalidade muito mais violenta e irrefreável, além de possuir novos poderes e asas feitas de metal. Infelizmente, as cicatrizes desse passado marcam Warren até hoje, mesmo que vez ou outra ele controle a fera.

Imagem de capa do item

Mestres do Terror - Thunderbolts

Um caso único em toda a lista, temos aqui um grupo inteiro de personagens que mudaram suas identidades, com um propósito maligno em mente. Os Mestres do Terror eram grandes inimigos dos Vingadores, e quando os Heróis Mais Poderosos da Terra sumiram graças a Heróis Renascem, eles pensaram que seria uma ótima ideia se transformarem em heróis, para continuarem cometendo crimes, ainda que "disfarçados".

Nasciam assim os Thunderbolts. O Barão Zemo virou Cidadão-V, o Armador virou Tecno, o Besouro assumiria a armadura de MACH-1, Atlas e Meteorito passariam a ser Golias e Rocha Lunar, e a icônica Columbina se chamaria Soprano, todos adotando novos visuais e até mesmo novos poderes.

Imagem de capa do item

Bucky Barnes - Soldado Invernal

Bucky Barnes um dia foi um grande exemplo para todos os jovens norte-americanos, ao lutar lado a lado com o Capitão América no auge da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, na última missão de Steve Rogers durante o conflito, ele foi dado como morto - mas na verdade, tinha sido sequestrado e usado como arma pelos soviéticos.

Assim morria Bucky e nascia o Soldado Invernal, uma máquina mortífera especializada em assassinatos sigilosos, usado diversas vezes pela KGB e por outros serviços secretos para dar fim aos seus inimigos. Evidentemente que ele conseguiu se livrar desse domínio e posteriormente chegou a se tornar um Capitão América, mas hoje se mantém um anti-herói com seu nome de guerra soviético.

Imagem de capa do item

Jean Grey - Fênix

Fogo, vida e morte encarnadas. Jean Grey começou sua carreira nos X-Men, usando o título de Garota Marvel. Na época, ela nem sequer era consciente de seus dons telepáticos e mal usava sua telecinese. Porém, os anos se passaram e, em uma das missões da equipe, ela foi completamente consumida pela Força Fênix, tornando-se a heroína conhecida como Fênix.

A Fênix era intensamente mais poderosa que a Garota Marvel, podendo utilizar dons psiônicos e manipular energia e matéria em níveis estruturais. Infelizmente, tamanha dose de poder acabou afetando a mente de Jean, que perdeu o controle e se tornou a Fênix Negra, trazendo perdas irreparáveis para o universo.

Imagem de capa do item

Cavaleiro da Lua - Sr. da Lua e Khonshu

Temos aqui um caso em especial que é bem peculiar. Marc Spector está mais do que familiarizado com a troca constante de identidades, uma vez que ele possui transtorno de múltipla personalidade e costuma ter mais de um alter-ego. Contudo, nos últimos anos, isso afetou também sua vida heroica.

Além de ser o Cavaleiro da Lua, Spector acabou, inconscientemente, criando duas novas personalidades: o pacato Sr. da Lua e Khonshu, que é quase uma personificação da divindade egípcia que lhe deu poderes. Ele usa essas identidades junto com a do próprio Cavaleiro, cada uma designada para missões diferentes, de forma que pode usar uma específica para resolver problemas distintos.

Imagem de capa do item

Speedball - Suplício

A Guerra Civil foi um momento mais do que traumático para os super-heróis do mundo inteiro. E tudo começou quando os Novos Guerreiros enfrentaram vilões que não conseguiriam derrotar, resultando na morte de centenas de crianças, após a explosão do vilão Nitro. Dos sobreviventes da equipe, restou Robbie Baldwin, o Speedball.

Sofrendo pela perda dos amigos e pelas mortes causadas indiretamente por ele, o herói assumiu o posto de Suplício e usou uma armadura com diversos espinhos que o lembrariam exatamente da dor que ele teria de sofrer para sempre. Ainda assim, ele acabou retornando como Speedball anos depois, já livre do peso na consciência.

Imagem de capa do item

Capitão América - Nômade

A prova mais que perfeita de que nem toda mudança é muito positiva, houve uma época em que Steve Rogers estava completamente desiludido com o governo norte-americano e, sentindo que não estava mais fazendo jus ao uniforme, pendurou o traje azul, vermelho e branco para se transformar no Nômade.

Embora as histórias da época fossem boas, o visual do personagem era desastroso. Ainda assim, Steve permaneceu sendo o mesmo de sempre, lutando contra o crime em favor da população e da moral dos EUA. Com sorte, ele retornou ao posto de Capitão América para enfrentar o Caveira Vermelha, ainda que posteriormente ele tenha largado mais uma vez o título para agir apenas como "O Capitão".

Imagem de capa do item

Homem-Formiga - Golias, Gigante e Jaqueta Amarela

Por fim, nenhum super-herói da editora mudou de identidade tantas vezes quanto Hank Pym. Quando ele surgiu, o cientista usava as Partículas Pym para encolher, se transformando no Homem-Formiga. Posteriormente, ele descobriu que elas também podiam ser usadas para aumentá-lo, e assim nasceria o Golias e o Gigante.

Mas a mudança mais radical em sua identidade veio anos depois, quando ele foi exposto a tóxicos e acabou perdendo a cabeça. O Jaqueta Amarela então surgiu, revelando ter "matado" Pym - o que, de fato, não era totalmente mentira. Com o tempo, ele se livrou da influência do Jaqueta e ainda herdou o manto da Vespa. Atualmente, ele se mesclou ao seu "filho" e usa o nome de Ultron.