10 personagens da Disney inspirados em pessoas reais!

Capa da Publicação

10 personagens da Disney inspirados em pessoas reais!

Por Evandro Lira

A Disney conseguiu ao longo de quase um século se perpetuar no imaginário do mundo todo com personagens inesquecíveis. Mas o que muita gente não sabe que é vários desses rostos animados conhecidos são combinações de outros rostos famosos.

Nesta lista, você confere alguns dos talentos por trás desses personagens!

Imagem de capa do item

Abutres e Os Beatles

Os cortes de cabelos dos abutres no filme de animação Mogli são definitivamente inspirados na lendária banda Os Beatles. O plano original era que John, Paul, Ringo e George dublassem os personagens, algo que todos pareciam interessados, menos John Lennon. Infelizmente, porém, o cronograma da boy band britânica entrou em conflito com o cronograma de produção e eles não puderam fornecer as vozes.

Imagem de capa do item

Gênio e Robin Williams

Para convencer a Disney e o próprio Robin Williams a aceitar o papel de Gênio no clássico Aladdin, os diretores John Clements e Ron Musker desenharam o personagem com os traços do ator.

A equipe criativa também confirmou que muitas das falas do Gênio foram improvisadas por Williams e chegaram ao corte final do filme. Hoje, o Gênio é um dos papéis mais marcantes da carreira do falecido ator.

Imagem de capa do item

Pocahontas e Irene Bedard

Irene Bedard é uma atriz americana que já interpretou diversas vezes mulheres nativas americanas no cinema. E quando ela foi convidada a dar voz a personagem-título de Pocahontas, os animadores usaram Bedard como inspiração para compor a Princesa da Disney, inclusive copiando suas ações e movimentos.

Segundo Bedard, até mesmo seu filho foi capaz de reconhecer sua forma animada ao assistir Pocahontas.

Imagem de capa do item

Branca de Neve e Marge Champion

Marge Champion é uma dançarina norte-americana que começou a trabalhar muito cedo. Na adolescência, ela foi contratada pela Disney para servir de modelo para a protagonista do filme Branca de Neve e Os Sete Anões. Ela também atuou como modelo da Fada Azul de Pinóquio e o hipopótamo dançante de Fantasia.

Imagem de capa do item

Ariel e Alyssa Milano

A atriz Alyssa Milano, do seriado Jovens Bruxas, serviu de inspiração para compor a aparência da Princesa Ariel em A Pequena Sereia. Só que diferente de vários artistas que serviram de modelo, Milano não sabia que isso tinha acontecido até ver o making off do filme.

A base para projetar o design de Ariel foram fotos de Alyssa Milano, que na época do filme era uma atriz mirim da TV.

Imagem de capa do item

Ariel, Bela e Sherri Stoner

Uma mulher não foi suficiente para inspirar a princesa Ariel, e os produtores da animação recorreram também a atriz e escritora Sherri Stoner. Enquanto a aparência propriamente dita vem de Alyssa Milano, os movimentos e maneirismos foram doados por Stoner. A atriz precisou nadar num tanque e interpretar a personagem em diversas cenas. Alguns anos depois, Stoner voltou às produções da Disney e serviu de modelo para a Bela, de A Bela e a Fera.

Imagem de capa do item

Scar e Jeremy Irons

Na versão original de O Rei Leão, o perigoso Scar é dublado pelo ator vencedor do Oscar Jeremy Irons e sua aparência acabou servindo de base para o design do personagem. Irons foi contratado especialmente pela sua experiência em teatro shakespeariano.

Imagem de capa do item

Sininho e Margaret Kerry

Apesar de muita gente acreditar que a fadinha Sininho (ou Tinkerbell) foi inspirada na atriz Marilyn Monroe, isso não é verdade. Segundo as fontes da produção de Peter Pan, Margaret Kerry foi quem forneceu movimentos e ações para a amiga mal-humorada de Peter.

A atriz passou cerca de seis meses em um palco no estúdio fazendo movimentos sem fala e atuando com objetos gigantes para ajudar no resultado que os animadores queriam.

Imagem de capa do item

Chernabog e Bela Lugosi

O demônio apresentado no segmento "Uma Noite no Monte Calvo e Ave Maria" do filme Fantasia foi inspirado em Bela Lugosi, um ator conhecido por seus papéis icônicos em filmes de terror da época, como por exemplo, Drácula de 1931.

O ator chegou a gravar cenas para traçar os movimentos do personagem, mas os animadores não gostaram do resultado e acabaram chamando uma outra pessoa para executar a tarefa. De qualquer maneira, a aparência do monstro ainda permaneceu sendo inspirada em Lugosi.

Imagem de capa do item

Aladdin e Tom Cruise

Os animadores de Aladdin já confirmaram que o herói foi inspirado em ninguém menos que Tom Cruise. Embora o design original de Aladdin tenha sido modelado com base no ator Michael J. Fox, de De Volta para o Futuro, os animadores perceberam que o resultado final ficou um tanto “fofo demais”, o que os fez decidir que precisavam de um protagonista mais confiante e digno do interesse amoroso da princesa Jasmine. Em busca de um modelo mais ousado e galã, os animadores escolheram Tom Cruise como muso inspirador.