Capa da Publicação

10 perguntas que Guerra Infinita deixa para Vingadores 4!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Vingadores: Guerra Infinita pode estar em cartaz nos cinemas há menos de uma semana, mas já está enlouquecendo todos os fãs no mundo. O longa, apesar de ser um filme único e que se fecha em si só, deixa questões muito importantes para Vingadores 4, que originalmente seria a “Parte 2” da Guerra Infinita.

E, após tantas mortes, momentos devastadores e perguntas sem resposta, selecionamos as 10 maiores questões que Vingadores 4 precisa nos responder sobre os acontecimentos de Guerra Infinita. São coisas que podem vir a ser explicadas no quarto filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra, ou que podem até mesmo acabar sendo abordados nos próximos dois filmes até lá – ou seja, Homem-Formiga e a Vespa Capitã Marvel.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Onde está a Valquíria e o resto dos Asgardianos?

Guerra Infinita começa exatamente onde Thor: Ragnarok parou, com a nave de refugiados asgardianos sendo interceptada pela chegada de Thanos. Porém, quando o longa tem início, não fazemos ideia de onde está Valquíria, Korg e Miek, personagens bem importantes do terceiro longa do Deus do Trovão.

Os Irmãos Russo já admitiram, recentemente, que a asgardiana consegue ficar viva, provavelmente fugindo em uma cápsula de fuga. Mas resta saber onde ela está agora, e se ela vai se juntar à luta no próximo capítulo da aventura. Quanto a Korg e seu parceiro insectoide, ainda teremos que esperar um tempo para saber mais sobre seu destino.

Imagem de capa do item

Por que o Hulk não quer "sair"?

O Hulk tem uma das melhores cenas de ação do filme, quando parte para enfrentar Thanos a bordo da nave asgardiana. E embora o Golias Esmeralda consiga dar uma boa pancada do Titã Louco, ele logo percebe que não é mais o mais forte do pedaço. Num último momento, Heimdall consegue o transportar para a Terra, onde ele pousa como Bruce Banner.

Porém, ao longo de todo o filme, o Hulk parece não querer emergir, e não sabemos ainda o motivo. Pode ser apenas porque ele está traumatizado após o conflito com o portador da Manopla do Infinito, ou pode ter uma razão mais profunda aí... como, por exemplo, não querer causar mais destruição na Terra. Mas isso, só saberemos no próximo filme.

Imagem de capa do item

O que vai trazer Homem-Formiga, Vespa e Gavião Arqueiro para ação?

Os fãs estavam muito revoltados com a ausência do Homem-Formiga e do Gavião Arqueiro na divulgação e no material promocional de Guerra Infinita, e no longa, é explicado que eles estão ausentes porque fizeram um acordo com o governo para poderem cuidar de suas respectivas famílias, o que os impede de partir para ação.

Mas se esse é o caso, como esses personagens retornarão na continuação - já que estão confirmados? A teoria principal é que a família de ambos seja afetada pela morte de metade do universo, e isso faria sentido, por exemplo, ao considerarmos que Clint Barton vai se transformar no Ronin. Outra teoria é de que a Vespa ou Cassie Lang também poderia desaparecer em uma cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa.

Imagem de capa do item

O Caveira Vermelha vai retornar?

Um dos momentos mais chocantes e surpreendentes do filme se dá quando Thanos e Gamora vão até Vormir, o planeta onde se localiza a Joia da Alma. Lá, eles encontram uma figura encapuzada, que serve como "guardião" da relíquia cósmica. E, ao se revelar para os dois, descobrimos que se trata do Caveira Vermelha.

Visto pela última vez em Capitão América: O Primeiro Vingador, o vilão nazista foi transportado pelo Tesseract para o planeta, onde parece ter ganhado novos poderes e uma missão desoladora. Mas será que ele ainda terá algum papel a desempenhar no futuro do UCM? Talvez um reencontro com o Sentinela da Liberdade?

Imagem de capa do item

Qual será o futuro da Gamora?

Aliás, falando na Joia da Alma, temos a cena mais devastadora de todo o filme, quando Thanos precisa sacrificar sua própria "filha", a Gamora, e única coisa que ele amou em todo o universo, para poder conquistar o domínio da misteriosa Joia. Ao fazer isso, ele a joga de um abismo, matando-a instantaneamente.

Contudo, a atriz Zoe Saldana já confirmou que estará presente em Vingadores 4, e que já gravou cenas do filme. É possível que ela esteja falando apenas de flashbacks ou outras sequências que não dependam do retorno da heroína, mas há quem já esteja teorizando que a heroína está, de alguma forma, viva dentro da própria Joia da Alma.

Imagem de capa do item

Qual foi a visão do Doutor Estranho?

Antes de Thanos chegar em Titã, em busca da Joia do Tempo, os heróis observam assustados conforme o Doutor Estranho visita mais de catorze milhões de futuros possíveis para saber em quais deles os heróis conseguem impedir o Titã Louco. E, como o Mestre das Artes Místicas revela, apenas um traz a vitória dos Vingadores.

Esse é, possivelmente, o motivo pelo qual Stephen Strange doa sua Joia para que o vilão poupe a vida de Tony Stark - porque ele sabe que só assim os heróis terão alguma chance de impedir Thanos, mesmo que no futuro. Porém, ainda precisamos saber exatamente o que essa visão trazia, e como ela será concretizada - ou não - em Vingadores 4.

Imagem de capa do item

Como Thanos sabia quem era o Homem de Ferro?

Falando em conhecimentos misteriosos, sabemos que o Homem de Ferro sempre teve uma "noção" de quem era Thanos, desde que entrou no buraco de minhoca para explodir a nave-mãe dos Chitauri. Mas quando o Vingador Dourado confronta o Titã Louco, o vilão diz que também foi "amaldiçoado com o conhecimento" há vários anos.

Como isso pode ter acontecido? É claro que, na cena pós-créditos de Os Vingadores, o servo conhecido como o Outro fala a ele sobre a existência dos heróis, mas Thanos parece estar bem direcionado a Tony Stark. Que tipo de conhecimento o vilão pode ter sobre um dos fundadores dos Vingadores?

Imagem de capa do item

Como os heróis restantes vão conseguir sobrepor a Manopla do Infinito?

De um lado, ainda temos todos os Vingadores originais e mais alguns aliados, como a Nebulosa, o Máquina de Combate e Rocky Racum. Porém, do outro, Thanos ainda está com sua Manopla do Infinito completa, e seis Joias à sua disposição. Isso, por si só, já traz uma vantagem infiel para o Titã Louco.

O que nos leva a pensar: como os heróis conseguirão enfrentá-lo? Sabemos, através de fotos dos bastidores, que tudo vai ter algo a ver com a tecnologia de mudança de memórias desenvolvida por Tony Stark. E, há outro elemento a se considerar: quando o vilão concluiu seus planos, a Manopla parece ter ficado bem avariada. Será que isso ajudará os heróis a derrotá-lo? Afinal de contas, Thanos não parece ter nenhuma fraqueza.

Imagem de capa do item

Os heróis mortos vão retornar?

Ao final do filme, Thanos consegue atingir seu objetivo: munido das seis Joias do Infinito, ele apenas estala seus dedos e a metade do universo é extinguida. Claro que para os Vingadores e para os Guardiões da Galáxia, isso traz uma reviravolta horrível.

Soldado Invernal, Falcão, Feiticeira Escarlate, Pantera Negra, Mantis, Drax, Senhor das Estrelas, Groot, Doutor Estranho e Homem-Aranha começam a se desintegrar. É claro que isso será revertido, com boa parte desses heróis já tendo mais filmes confirmados no futuro. Porém, nos resta saber se todos serão trazidos de volta, e se eles ainda conseguirão ficar vivos ao final de Vingadores 4.

Imagem de capa do item

Quem é a Capitã Marvel e por que ela nunca apareceu antes?

Na única - e excelente - cena pós-créditos do filme, vemos Nick Fury e Maria Hill conversando enquanto os efeitos da ação de Thanos são sentidos em toda a Terra. Eles começam a se desintegrar no ar, mas antes de morrerem, o ex-diretor da S.H.I.E.L.D. envia um sinal de socorro... para ninguém menos que Carol Danvers, a Capitã Marvel.

Porém, há uma série de questões a serem consideradas aqui: quem é a heroína e como Fury a conhece? Claro que isso é algo que será respondido quando o filme solo da heroína chegar aos cinemas no começo do ano que vem. Mas também, por que o agente não a chamou, por exemplo, quando os Chitauri invadiram a Terra em Os Vingadores, já que ele sempre teve o contato dela?

Imagem de capa do item

BÔNUS: Qual será o título do filme?

Um dos mistérios mais interessantes a respeito de Vingadores 4 está apenas no título do filme, que ainda sequer foi revelado, para que não desviasse a atenção do impacto de Guerra Infinita. O produtor por trás da Marvel Studios, Kevin Feige já confirmou que o longa não se chamará Desafio Infinito, mas ainda temos uma variedade de nomes possíveis.

Claro que o título será revelado bem antes do filme chegar aos cinemas, mas ainda assim, os fãs já estão curiosos para saber qual será o nome dado à quarta aventura dos Heróis Mais Poderosos da Terra. As especulações são as mais variadas possíveis, desde Vingadores: Eternamente a Vingadores: Endgame - algo como Fim de Jogo, em referência à fala do Doutor Estranho para o Homem de Ferro.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux