Capa da Publicação

10 perguntas que “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” deixa para o futuro!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Tendo chegado aos cinemas na última quinta-feira, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald certamente deixou impressões bem marcantes nos fãs do Mundo Bruxo de J.K. Rowling. A franquia virou de ponta-cabeça com várias revelações e mistérios.

O filme finalmente nos introduz a história que essa saga de filmes vai contar, mas ainda deixa várias perguntas em aberto para os três próximos longas. E, é justamente pensando nisso que selecionamos 10 questões que Os Crimes de Grindelwald deixa para o futuro do Mundo Bruxo!

Créditos: Warner Bros.

Imagem de capa do item

Quem diabos é Aurélio Dumbledore?

O fim do filme certamente deixará os fãs do Mundo Bruxo falando por dois longos anos, até o lançamento do terceiro longa da série. Após uma série de reviravoltas envolvendo Credence Barebone, vemos ele se juntando a Gerardo Grindelwald, que por sua vez revela sua "verdadeira" identidade: Aurélio Dumbledore.

De acordo com o vilão, ele seria irmão de Alvo Dumbledore. No entanto, quem conhece o canon da franquia sabe que o bruxo nunca teve um irmão com esse nome. Agora, nos resta saber se isso é uma mentira de Grindelwald - que é famoso por seus poderes de persuasão - ou se realmente é uma história com um fundo de verdade.

Imagem de capa do item

Como Dumbledore vai romper o pacto de sangue!

Ao longo do filme, descobrimos que Alvo Dumbledore não pode lutar com Gerardo Grindelwald - e esse é o motivo pelo qual ele envia Newt Scamander para Paris, para encontrar Credence e salvá-lo. No entanto, ao fim, descobrimos que ele e o vilão fizeram um pacto de sangue quando ainda eram adolescentes, jurando que nunca iam brigar um com o outro.

Sabemos que os dois foram muito amigos durante a adolescência, com Dumbledore chegando a se apaixonar por Grindelwald, mas ainda não sabemos quais motivos levaram a esse pacto - e como Alvo conseguirá quebrá-lo. De um jeito ou de outro, sabemos que ele vai romper o feitiço, já que os dois bruxos duelaram no ano de 1945.

Imagem de capa do item

Quem é o contato misterioso de Nicolau Flamel?

Um dos maiores alquimistas da história bruxa, Nicolau Flamel está presente no filme, mas ele não possui nenhuma relevância grande para a história, além de servir como um alívio cômico. No entanto, sua presença em Os Crimes de Grindelwald é o indício de uma participação maior no futuro da saga de Newt Scamander e Alvo Dumbledore.

Levando isso em consideração, há uma cena que nos deixa com uma pulga atrás da orelha: quando o bruxo se comunica, através de um livro de fotografias, com uma bruxa misteriosa, que diz que ele deve se juntar à luta. Ainda não sabemos quem é essa personagem, mas há indícios de que ela seja uma professora de Ilvermorny, a escola americana de bruxaria.

Imagem de capa do item

Qual vai ser o papel de Nagini no futuro?

Nicolau Flamel não é o único - o filme nos apresenta vários personagens importantes do Mundo Bruxo que não possuem grande relevância neste filme, mas que ganharão mais destaque nos próximos longas. E um dos exemplos mais nítidos disso é Nagini, que é apresentada aqui como uma maledictus - uma mulher vítima de uma maldição do sangue.

Aqui, ela é apresentada de uma forma bem diferente, deixando de lado o espírito assassino da cobra que pertenceria a Lord Voldemort. No entanto, se ela tem cinco falas durante o filme todo, é muito. Ficamos curiosos para saber qual será a sua presença no futuro da franquia, e se veremos o momento em que ela se transforma totalmente na serpente.

Imagem de capa do item

O que é a profecia de Tycho Dodonus?

Profecias são elementos muito importantes do Mundo Bruxo, e qualquer um que tenha tido contato com os livros ou filmes de Harry Potter sabe muito bem disso. No longa, conhecemos um bruxo chamado Yusuf Kama, que está em busca de vingança e vive falando sobre uma profecia em especial, que vem dos poemas de Tycho Dodonus.

O longa trata essa poesia/profecia com uma considerável importância, de modo que nós acreditamos que ela não tem muito a ver com a família de Leta Lestrange. E, considerando que a história envolve "o desespero de uma filha" e "o filho banido", é possível que isso acabe envolvendo Alvo Dumbledore e Credence/Aurélio.

Imagem de capa do item

Qual é o próximo passo para Newt Scamander?

Quando o filme começa, Newt Scamander havia acabado de publicar seu famoso bestiário, Animais Fantásticos e Onde Habitam, e está tentando realizar várias audiências no Ministério da Magia para conseguir liberar o veto de viagens internacionais, colocado sobre ele depois dos eventos do primeiro longa da franquia.

Ele então trava um conflito de ideias com seu irmão, Teseu Scamander, que quer que ele se torne um auror para prender Gerardo Grindelwald. Ele nega, mas ao fim do filme, ele revela ao irmão que "escolheu um lado". Pensando nisso, será que Newt vai se tornar um caçador de bruxos das trevas, durante o período em que Grindelwald está à solta?

Imagem de capa do item

Como Jacob vai permanecer na franquia?

Jacob Kowalski é um dos personagens mais queridos do primeiro longa. Apesar de ser um no-maj - ou trouxa -, ele já se encaixou muito bem nesse Mundo Bruxo, e está tendo que conviver com as diversas reviravoltas que sua vida sofreu nos últimos anos. No filme, vemos o relacionamento dele e de Queenie Goldstein se deteriorando.

Com a bruxa tendo ido parar do lado de Gerardo Grindelwald, ficamos na dúvida de qual será a presença de Jacob no restante da franquia - ainda mais levando em conta que ele já foi bem mal-desenvolvido ao longo de Os Crimes de Grindelwald. Uma boa alternativa seria apresentar sua participação no meio da Segunda Guerra Mundial.

Imagem de capa do item

Queenie vai mesmo ficar do lado de Grindelwald?

Por falar nela, um dos arcos mais importantes do filme - mas que não recebeu o melhor tratamento que deveria - foi o de Queenie Goldstein, a adorável bruxa legilimente que se apaixona por Jacob Kowalski e decide levá-lo para Londres, para que eles possam se casar sem a interferência da MACUSA ou da sociedade retrógrada dos EUA.

Ao longo do filme, vemos ela se deixando ser seduzida pelos ideais de Grindelwald, e ao fim, ela se junta à sua causa, inclusive indo para seu lar na Áustria, o castelo de Nurmengard. Precisamos saber se ela vai se manter fiel ao bruxo das trevas até o fim - e se sua irmã, Tina, vai fazer algo para impedi-la ou fazê-la mudar de ideia.

Imagem de capa do item

Como será a participação de Grindelwald na Segunda Guerra Mundial?

O discurso de Gerardo Grindelwald é, possivelmente, a melhor cena de todo o filme. Ela nos apresenta muito bem o vilão manipulador, astuto e insidioso que ameaça lutar pela supremacia dos bruxos. E, no meio de seu monólogo, ele apresenta uma "visão do futuro", que mostra o mundo imerso na Segunda Guerra Mundial e a bomba atômica.

Sabemos que ele possui alguma participação na guerra, ainda que nada disso ainda tenha sido revelado. Nos próximos filmes, podemos ver novos detalhes a respeito dessa presença, e como a participação do bruxo foi essencial para o crescimento de líderes nazifascistas como Benito Mussolini e Adolf Hitler, tendo em vista que um dos maiores temas do longa é intolerância.

Imagem de capa do item

Como a história vai vir para o Brasil?

Recentemente, J.K. Rowling surpreendeu a todos ao revelar, através de seu Twitter, que um dos próximos capítulos da franquia Animais Fantásticos vai se passar no Brasil - mais precisamente, no Rio de Janeiro na década de 1930. Com isso, todos estavam esperando que Os Crimes de Grindelwald deixasse pistas para isso.

No entanto, o filme sequer estabelece uma ideia de trama para a sequência. Assim sendo, nós ainda não sabemos como Newt Scamander e seus amigos vão visitar nosso país. Por enquanto, muitos supõem que tenha a ver com Castelobruxo, a escola de magia brasileira, mas tendo em vista que nenhum colégio apareceu (além de Hogwarts), nós duvidamos um pouco.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux