10 mutantes que são Nível Ômega e você não sabia!

Capa da Publicação

10 mutantes que são Nível Ômega e você não sabia!

Por Gus Fiaux

Os mutantes estão entre as raças mais importantes e interessantes da Marvel, nos quadrinhos. E embora os X-Men tenham popularizado essa minoria temida e odiada, vários outros personagens surgiram com esse elemento em comum. E há uma classe especial, a dos Nível Ômega, que incluem os mutantes mais poderosos do universo.

Mas em vez de ficar falando de Jean Grey, Emma Frost, Cable Legião, mencionaremos aqui dez personagens desconhecidos que pertencem a essa classe – ou até mesmo figuras populares do Universo Marvel que você não sabia que eram mutantes Nível Ômega!

Esta lista é uma sugestão do fã @yohandimitrifonsecat em nosso Instagram. Mande também suas ideias e temas de listas!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Franklin Richards

Abrimos essa lista com um exemplo peculiar. É claro que você conhece Franklin Richards, o jovem filho de Reed Richards e Sue Storm do Quarteto Fantástico. Mas você também sabia que ele é um mutante Nível Ômega extremamente poderoso e importante? Pois bem, seu nível de poder é tão alto que até os Celestiais têm medo dele.

E isso não é à toa. Ele possui capacidades enormes de manipulação de matéria e energia, conseguindo até mesmo alterar a realidade à sua vontade. Suas habilidades foram postas à prova justamente ao fim da saga Massacre Marvel, onde ele criou um universo compacto onde sua família e outros heróis pudessem sobreviver ao "fim" do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Vulcano

Os Irmãos Summers são figuras conhecidas para os fãs dos X-Men. Todos sabem quem é Ciclope ou Destrutor, mas muitos não conhecem Vulcano, que foi filho fruto do estupro da mãe dos heróis por um ensandecido imperador Shi'ar. Ele nasceu e veio para a Terra, onde foi morto em uma das missões secretas dos X-Men.

Porém, sua grande habilidade mutante era justamente absorver energia. Quando a Feiticeira Escarlate quase extinguiu os mutantes da Terra, ele foi revivido devido à fortíssima descarga de energia mística, o que o tornou, por um breve período de tempo, um dos mutantes mais poderosos do universo, o enlouquecendo por completo.

Imagem de capa do item

Nate Grey

Muitos conhecem Cable, o filho do Ciclope com Madelyne Pryor, o maligno clone de Jean Grey. O viajante temporal é um mutante Nível Ômega inconfundível, mas muitos não imaginam que ele possui "uma versão de outra realidade temporal": Nate Grey, que durante muito tempo, foi ainda mais poderoso que o "original".

Diferente de Cable, ele foi criado em laboratório pelo Senhor Sinistro, no universo dos eventos de Era do Apocalipse. Imbuído de poderes psiônicos e energia quase ilimitada, ele chegou a se transferir para o universo regular da Casa das Ideias, onde posteriormente foi morto e renasceu. Porém, uma vez de volta ao mundo dos vivos, ele perdeu quase todo seu poder.

Imagem de capa do item

Conflyto

Aliás, falando em Cable, não podíamos deixar de mencionar Conflyto, o clone imperfeito do mutante, criado pelo Clã Askani como medida preventiva caso Nathaniel Summers morresse vítima do Vírus Tecnorgânico. Mas embora fosse saudável, o clone acabou se provando uma figura maligna e diabólica.

O que o torna diferente de seu "irmão gêmeo" foi justamente sua criação. Quando criança, ele foi sequestrado pelo Apocalipse e treinado pelo vilão, já que no futuro, serviria de receptáculo para a mente de En Sabah Nur. Por conta disso, ele teve um desenvolvimento muito maior e mais livre de suas habilidades, e só o fato de não ser contaminado pelo mesmo vírus que Cable já o torna bem mais poderoso.

Imagem de capa do item

Elixir

Um personagem bem controverso e polêmico, Elixir - alter-ego heroico de Joshua Foley - surgiu inicialmente como um inimigo dos X-Men, integrando um grupo de ódio aos mutantes. Claro que isso mudou quando ele descobriu suas habilidades, que o tornaram o maior curandeiro já visto no Universo Marvel.

Elixir é um mutante Nível Ômega porque consegue curar células individuais de organismos vivos - incluindo suas próprias. Isso o torna um aliado muito importante. Posteriormente, ele descobriu que seus dons também servem para matar células, e ele pode ser tanto a mão que cura quanto a mão que extermina. Ah, e vale lembrar: ele também é imortal.

Imagem de capa do item

Decimus Furius

Decimus Furius foi um dos generais mais importantes de Apocalipse, e talvez seja um dos mais famosos Cavaleiros a assumir o manto de Guerra, justamente devido à grandeza de seus poderes, que logo o colocaram na classificação de mutante Nível Ômega.

Nascido em Roma, ele veio ao mundo com uma terrível deformidade, que além de torná-lo gigantesco, também deixou seu corpo parecido com o de um Minotauro. Ele possui uma força que vai além dos limites humanos, e sua durabilidade é maior que a de titãs como o Fanático ou o Colossus. Quando se tornou Cavaleiro do Apocalipse, ele ainda teve seus dons maximizados, tornando-se uma fera virtualmente incontrolável.

Imagem de capa do item

Mr. M

Com o nome de Absolon Mercator, esse mutante viveu durante muitos anos em reclusão devido ao medo da perseguição contra sua espécie. Contudo, depois que o gene mutante quase foi exterminado do planeta pela Feiticeira Escarlate, ele saiu das sombras e veio em sua glória, mostrando seus poderes psiônicos ilimitados.

Chamado apenas de Mr. M na Mansão Xavier, ele acabou conseguindo criar um culto para os 198 mutantes restantes, e ameaçou a sobrevivência geral da espécie, o que acabou forçando outros a o matarem. Porém, aí veio o mais curioso: suas habilidades eram tão evoluídos que ele se tornou uma consciência transcendental, sem a necessidade de um corpo físico.

Imagem de capa do item

Gabriel Shepherd

Um personagem bem interessante, embora tenha sido relativamente mal-trabalhado nos quadrinhos, Gabriel Shepherd pertence a uma raça bem antiga, a dos proto-mutantes. Tratam-se de mutantes primordiais que foram exterminados pela raça humana há milhares de anos, antes do surgimento dos mutantes atuais.

Ele conseguiu sobreviver ao genocídio, em parte por conta de sua aparência mais humana, e em parte por conta de seus poderes. Ele possui um controle completo sobre todas as células de seu corpo, e pode transmutá-las à sua vontade. Assim sendo, ele pode virar uma entidade de energia pura, ou tornar-se qualquer material existente. E como se não bastasse, ele também tem super-força, telepatia e outros dons sobre-humanos.

Imagem de capa do item

Maddie

Sendo a mutante mais recente criada a entrar nesta lista, Maddie é uma personagem que não apareceu em muitas histórias, mas merece seu lugar por ter poderes bem diferentes do típico clichê do Nível Ômega. Em vez de manipular energia, realidade ou suas próprias células, ela é uma teletransportadora universal.

Mas, diferente de Noturno ou Blink, seus poderes tem um alcance bem maior, e ela pode transportar objetos e até mesmo prédios apenas com a força do pensamento. O lado negativo é que suas habilidades não funcionam muito bem com pessoas, destruindo o corpo de quem ela teletransportar, a não ser que a pessoa possua fator de cura ou durabilidade sobre-humana.

Imagem de capa do item

Matthew Malloy

Encerrando esta lista, temos o mutante mais poderoso que já existiu no Universo Marvel, e que foi protagonista de uma história triste e trágica. Ele foi um mutante cujos poderes despertaram pela primeira vez durante a invasão Skrull, logo quando sua esposa morreu. Aí, ele descobriu habilidades catastróficas.

Matthew Malloy também possui a capacidade de manipular a realidade, mas faz isso de uma maneira bem mais destrutiva e incontrolável, o que forçou Charles Xavier a mantê-lo em segredo durante muitos anos, e reprimir seus poderes com telepatia. Seu final foi bem dramático, já que a mutante Tempus, temendo suas capacidades devastadoras, voltou ao passado e basicamente o apagou da existência, impedindo que seus pais se conhecessem.