As 10 mulheres mais poderosas do universo X-Men

Capa da Publicação

As 10 mulheres mais poderosas do universo X-Men

Por Gus Fiaux

Após muitos anos de ostracismo, os X-Men finalmente estão em alta novamente. Além de uma fase bem-sucedida nos quadrinhos chegando ao fim, uma série animada e novos filmes a caminho pelo Universo Cinematográfico da Marvel, os heróis estão dominando debates e discussões nas redes sociais.

E como todo bom fã de X-Men, não podemos nos esquecer das mulheres que fizeram história na equipe!

Jean GreyTempestadeVampiraEmma Frost… são muitos nomes que exalam o poder de uma verdadeira Filha do Átomo, e essas são apenas algumas entre as mais formidáveis mutantes que já caminharam pelos quadrinhos. Nesta lista, reunimos as 10 mulheres mais poderosas do universo dos X-Men!

Imagem de capa do item

Madelyne Pryor

Assim como Jean Grey, sua clone Madelyne Pryor é uma das figuras mais poderosas do universo dos X-Men nos quadrinhos. Em grande parte, isso se deve ao fato dela reter todos os dons da "Jean original", como o poder telepático, a telecinese e os disparos psiônicos. No entanto, ela também ficou conhecida por seu encontro com a feitiçaria e as artes ocultas.

Adotando o codinome de Rainha dos Duendes, ela é capaz de conjurar os seus próprios demônios direto do Limbo, criando exércitos ao seu dispor. Madelyne também consegue "atrelar" essa magia aos seus dons psíquicos, o que a torna uma adversária bem poderosa para qualquer um - como bem vimos recentemente em X-Men '97.

Imagem de capa do item

Polaris

Se os poderes mutantes são passados através do DNA, faz todo sentido que a filha do Mestre do Magnetismo seja uma das heroínas mais poderosas dos X-Men. Polaris é conhecida por possuir poderes similares ao seu pai, sendo capaz de controlar campos de magnetismo e metais variados, usando-os de forma mais defensiva ou para ataques diretos.

Lorna Dane ainda conta com algumas habilidades extras, como o dom de se manter imune a certos tipos de radiação e toxinas. Aliada dos X-Men e do X-Factor, ela sempre usou esses dons em prol de causas nobres, e suas habilidades foram melhoradas exponencialmente desde seu surgimento nos quadrinhos da Marvel.

Imagem de capa do item

Hope Summers

Durante o Dia M, a Feiticeira Escarlate "aniquilou" o gene x em todo o planeta Terra, deixando apenas 198 mutantes com seus dons intactos. Foram anos até que outro nascimento mutante fosse registrado, e quando Hope Summers chegou ao mundo, ela estava sendo caçada de todos os lados por vilões dispostos a não deixar os homo superior contornarem seu genocídio.

Resgatada e criada por Cable em um futuro muito distante, ela se tornou a Messias Mutante, por sua capacidade de mimetizar poderes alheios e também "estabilizar" outros mutantes. Mais recentemente, ela foi uma peça crucial nos Protocolos de Ressurreição de Krakoa, liderando os Cinco e ajudando sua espécie a reinar soberana.

Imagem de capa do item

Cassandra Nova

Enquanto muitos mutantes usam seus dons para fazer o bem e proteger sua própria espécie, outros aproveitam deles para cumprir vinganças pessoais e missões mesquinhas. Ninguém é um melhor exemplo disso que Cassandra Nova, a "irmã gêmea" de Charles Xavier que teria morrido no útero, mas que voltou à vida como uma grande pedra no sapato do Professor X.

Cassandra tem os mesmos dons psiônicos de Xavier, mas em sua busca por vingança, ela acumulou diversas habilidades ao longo dos anos, como o dom de replicar seu próprio DNA ou a capacidade de conjurar fogo das vastidões do cosmos ou das profundezas do inferno. E em toda sua história, ela usou os seus dons para perseguir, punir e aniquilar outros mutantes.

Imagem de capa do item

Vampira

Não importa a versão - seja nos cinemas, nos quadrinhos, em X-Men: A Série Animada ou X-Men Evolution -, todo fã dos Filhos do Átomo deve ter um carinho especial pela Vampira. Com uma habilidade que mais parece uma maldição, a capacidade de "sugar" a energia vital, memórias e até poderes de seus adversários, ela sempre foi uma bomba-relógio na equipe.

No entanto, o que torna a história de Anna Marie tão especial é a forma como, ao longo dos anos, ela aprendeu a dominar seus sentimentos e as suas emoções de modo a não ser um perigo para todos ao seu redor. Isso, mais do que o dom de replicar qualquer habilidade mutante do planeta, é seu maior poder e o motivo pelo qual torcemos tanto por ela.

Imagem de capa do item

Selene

Selene Gallio é uma mutante milenar, que muitos acreditam ser a primeira expoente da raça homo superior na Terra. Sua imortalidade está totalmente associada ao seu poder genético, que a transforma numa "vampira psíquica", drenando a força vital de suas vítimas. Tendo vivido tantos anos, ela foi se embrenhando por um caminho sombrio, tornando-se uma poderosa bruxa.

Em termos de experiência e poder bruto, poucos podem superar Selene e suas várias habilidades. Em anos posteriores, ela continuou usando seus dons para ganhos pessoais, e até mesmo se juntou ao Clube do Inferno, onde conquistou adoração e fortuna sob o manto da Rainha Negra. Até hoje, a feiticeira ainda representa uma grande ameaça.

Imagem de capa do item

Magia

Uma das heroínas mais trágicas que já caminhou pelo Universo Marvel, a jovem Illyana Rasputin teve sua infância corrompida e roubada, forçada a viver vários anos de sua vida no Limbo, uma "dimensão-entre-dimensões" governada por demônios e seres obscuros. Treinada desde cedo para virar a "Filha do Inferno", ela fez jus ao seu codinome heroico.

Uma feiticeira capaz de rivalizar com o Doutor Estranho, ela ainda conta com seu poder mutante natural - a habilidade de criar portais -, além de ter uma Espada Espiritual capaz de separar almas de corpos e uma própria forma demoníaca, que a deixa muito mais poderosa e violenta. Um prodígio das X-Women, ela já chegou até a hospedar a Força Fênix.

Imagem de capa do item

Emma Frost

De grande inimiga dos X-Men a uma de suas mais formidáveis líderes, a Rainha Branca surgiu nos quadrinhos como parte do Clube do Inferno, uma organização secreta de mutantes que pretendia controlar o mundo. Ela era a diretora da Academia Massachusetts, uma "rival" do Instituto Xavier, mas que preparava soldados particulares.

Uma professora nata, Emma também tem uma grande maestria e técnica por trás de seus poderes telepáticos. Embora não seja tão poderosa quanto Jean Grey, ela tem um domínio perfeito de seus dons mentais, e pode usá-los de maneiras terríveis - bem como sua mutação secundária, a forma de diamante, que a fez se tornar um peso-pesado nos Filhos do Átomo.

Imagem de capa do item

Tempestade

Desde sua juventude, quando desbravou pelos vales e savanas do continente africano, Ororo Munroe foi chamada de deusa, por conta de seus dons e poderes, que permitiam que ela espalhasse chuvas, ventos e vida em terrenos desolados. Assim, quando se juntou aos X-Men, a Tempestade jurou honrar esse título e continuar usando suas habilidades para um bem maior.

Classificada como mutante nível ômega, ela pode manipular as forças da natureza, criando tornados e vendavais, disparando raios e relâmpagos, até mesmo dando vazão a chuvas torrenciais e nevascas lacinantes. Ororo é uma das mutantes mais poderosas que já caminhou sobre a Terra - tanto que foi a regente do planeta mutante de Arakko (ou Marte, para os leigos).

Imagem de capa do item

Jean Grey

Entre Deusas e Rainhas, apenas uma reina absoluta: a Fênix. Apresentada já na primeira edição de X-Men, de 1963, Jean Grey era, a princípio, uma telecinética com poderes limitados. Com o passar dos anos e um árduo treinamento, ela desenvolveu capacidades telepáticas avançadas, superiores até mesmo às habilidades de Charles Xavier.

Desde então, Jean teve muitas vidas, literalmente. Morta e reencarnada pelo poder cósmico da Força Fênix, Jean teve uma notável evolução de poder ao longo de sua história e é um dos casos mais bem trabalhados de como o poder supremo pode corromper. Mais que hospedeira de uma força cósmica, Jean é como um coração pulsante, bombeando vida para os Filhos do Átomo.