10 Motivos porque o server bRO de Ragnarok Online desandou!

Capa da Publicação

10 Motivos porque o server bRO de Ragnarok Online desandou!

Por Bia Oninawa

Em primeiro lugar, quero deixar mega claro que sou uma eterna amante do Ragnarok Online. Não fiz a lista pare desrespeitar ou ofender alguém. É apenas uma visão bem particular dos acontecimentos, que acredito que fizeram o server original brasileiro perder um pouco do encanto do jogo, e tornar, cada vez mais, os servers privados mais atrativos por conta das suas mudanças.

Fiquem à vontade para contra argumentar nos comentários e deixar seus pontos de vista para conseguirmos conversar melhor e lembrar com carinho da época de ouro do Ragnarok Online. E não deixe de ver também a lista de 10 Coisas para você lembrar com amor e carinho sobre Ragnarok Online. Então vamos lá?!

 

Imagem de capa do item

Rops

O primeiro passo para as coisas começarem a desandar no bRO foram os ROPS. Na época em que eles foram implementados, gerou um grande turbilhão no servidor. As pessoas, em sua maioria, não se importavam em pagar mensalidades para jogar um jogo tão divertido. Mas colocar uma opção de compra em dinheiro, em troca de itens que influenciavam na jogabilidade do personagem, pareceu uma forma injusta de micro transação. Essa foi, muito provavelmente, a primeira grande debandada de jogadores do servidor. Muitos deles simplesmente desistiram de jogar.

Imagem de capa do item

Pay to Win

E por que as pessoas desistiram de jogar por causa dos ROPS? Bem, muitos alegaram que o jogo se tornou "pay to win" uma expressão que costuma ser usada em jogos em que o dinheiro real, esse que usamos no nosso dia a dia, interfere no desempenho do jogador. Por exemplo, quem for mais rico, e tiver como colocar mais dinheiro no jogo, se tornaria, muito teoricamente, um melhor jogador, independente da habilidade dentro do jogo.

E o grande argumento era justamente esse. Os itens de ROPS não eram estéticos, não te deixavam apenas mais bonitinhos, eles influenciavam em como você iria jogar, nas habilidades que você teria, então muitas pessoas alegaram que os mais ricos seriam melhores e isso tirou boa parte da diversão do jogo.

Imagem de capa do item

Bots

Outro item que ajudou as coisas a saírem dos trilhos foi o excesso de bots que os servidores começaram a acumular. Mesmo com toda a segurança que a empresa tentou colocar para evitá-los, eles não paravam de surgir nos mapas. Atrapalhando o jogo a se desenvolver de uma forma saudável em que todos poderiam aproveitar a experiência da mesma maneira.

Existiam tantos deles, que em uma certa época, algumas pessoas administravam "fazendas de bots". Ou seja, diversos bots na mão de um mesmo jogador.

Imagem de capa do item

Economia foi pro saco

E com esses bots, a economia acabou indo pro saco. "Ah, mas eles apenas não upavam o personagem mais rápido". Não era bem isso, calma que eu explico.

A maioria das pessoas faziam bots que podiam pegar itens por mais tempo. Afinal, eles eram robôs, não precisavam dormir. Você poderia deixar seu bots "farmando" a noite inteira, pegando vários itens e você vender pela manhã.

E como isso atrapalhava?

Simples, começou a ter muito dinheiro no mercado. E a economia começou a inflar. Os itens ficaram extraordinariamente mais caros, porque tinha quem poderia pagar. E quem não usavabot, e precisava fazer seu dinheiro de forma tradicional, muitas vezes, ficou impossibilitado de conseguir comprar alguns itens. Claro que eventualmente aconteceria, mas demoraria muito mais tempo, justamente porque as coisas ficaram insanamente caras.

Imagem de capa do item

Lag

Não tem nem como conversar sobre isso. O lag do jogo muitas vezes era incapacitante. E nem sempre era culpa do seu computador antigo, ou internet simples, que a maioria das pessoas possuíam na época. O servidor frequentemente tinha problema de suportar tantos jogadores. Especialmente durante as guerras semanais. Mas por incrivel que pareça, essa deve ser o menor dos problemas dessa lista.

Imagem de capa do item

Quests repetitivas

(A partir daqui as coisas vão ficar cada vez mais pessoais. E digo em questão de argumentos, ok?! Até o item anterior, é um consenso geral de opinião. A partir daqui acredito que irá ficar bem pessoal e convido vocês a debaterem comigo nos comentários)

Particularmente acho que as Quests repetitivas tiraram um pouco da magia do jogo e já vou te dizer o porquê. Mas antes deixe explicar bem superficialmente o que eram essas quests.

Basicamente, as pessoas poderiam pegar itens e trocar por experiência de jogo, subindo de level bem depressa apenas conversando com alguns NPCs.

E acredito que isso tenha sido um passo para trás, simplesmente porque diversos novos jogadores, nem sequer tinham a chance de explorar o jogo e já começavam com seu personagem no level 85 (de 99 leveis máximos do jogo), que era o último que você conseguia chegar através das quests. Era totalmente contra a proposta inicial, de que você explorasse o mundo, conhecesse pessoas, e aprendesse a usar seu personagem. Novos jogadores, vinham, compravam dinheiro por real, compravam itens para as quests repetitivas e começavam a jogar a partir do level 85. Ou seja, boa parte do jogo não existia mais.

Imagem de capa do item

Renewal

Sei que muita gente adorou o Renewal, mas vou defender os pontos que acredito que frustraram alguns jogadores. (E que particularmente foi aqui em que abandonei o bRO).

O Renewal veio com um sistema em que você uparia em determinados mapas de acordo com o seu level. Cada mapa, tinha uma restrição de level mínimo e máximo, ou senão a experiência era tão pouca que se tornava inútil. E isso ao meu ver, matou boa parte do grande encanto do Ragnarok Online.

A ideia de que se você tivesse os equipamentos certo e alguns amigos, você poderia ir em algum mapa muito mais forte do que você e upar mais depressa, havia morrido. Assim como aquelas pessoas inseguras, que gostavam de se manter no mesmo mapa por leveis e mais leveis, apenas por ter certeza de que estava seguro ali e não se importava de upar devagarinho, também havia morrido.

Agora, você tinha determinados mapas para upar, e você tinha que segui-los, senão seu up se tornava lendo e impraticável. Foi bem frustrando para os jogadores antigos, mas novos jogadores, que vieram de MMORPGS diferentes gostaram do formato e se divertiram bastante.

Imagem de capa do item

Classes 3

Antes de dizer qualquer coisa, só quero deixar claro que: ELAS SÃO LINDAS! OH MEU DEUS!

Dito isso, vamos conversar.

As classes 3 são incrivelmente fortes. Conseguem manter um up sozinho e tornou as coisas muito mais intensas e....individuais.

O jogo que até então havia sido sobre formar grupos para upar juntos, e se desafiar em locais cada vez mais fortes, de repente se tornou o jogo de uma pessoa só. As classes eram tão fortes e autossuficientes que não precisavam de mais ninguém. E novamente, o encanto do Ragnarok online, uma das características mais gostosas, que era conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, havia morrido.

Imagem de capa do item

Muita tolerância com infratores

Essa também é uma opinião bem particular. Mas veja bem, outras empresas banem jogadores infratores, aqueles que usam bots, ou fazem transições ilegais, de maneiras bem mais drásticas do que costumávamos ver no bRO.

Pessoas que hackeavam outros jogadores, ou criavam fazendas de bots, no máximo tinham sua conta deletada. O que é o mesmo que...nada. Eles só abriam o programa de novo, criavam outra conta e continuavam com o mesmo esquema, agora com outro nome.

Em outras empresas, teríamos jogadores com ips bloqueados, ou banimentos permanentes de e-mail ou qualquer que fosse a providencia mais sensata. Mas frequentemente a comunidade tinha a impressão de que os erros só estavam sendo cobertos com a peneira.

Imagem de capa do item

A voz da comunidade não era escutada

Um sentimento comum nos jogadores antigos eram que seus gritos eram abafados. E isso ficou extremamente claro, quando todo mundo se uniu para dizer não aos ROPS quando eles foram lançados. Houve manifestações online, argumentações em fórum, pessoas deixando o jogo. E o bRO nem se pronunciou a respeito de tudo isso e lançou a moeda paga dentro do jogo, do mesmo jeito.

E isso se repetiu diversas vezes no decorrer da história do bRO.

Vamos falar que a experiência toda foi ruim?! Não vamos! Claro que não! O bRO teve um momento lindo e precioso em nossos corações e na história de muitos jogadores de hoje em dia. A saudade existe, o carinho e imenso, mas vamos combinar que nem tudo foram flores, infelizmente. O jogo foi repleto de acontecimentos maravilhosos e pessoas incríveis e mesmo com todos esses pequenos erros no percurso, gostamos de lembrar das coisas preciosas que aconteceram nos tempos de Ragnarok, não é?!