Capa da Publicação

10 motivos para você começar a jogar Magic: The Gathering!

Por Chris Rantin

Um dos jogos de cartas mais populares da história é Magic: The Gathering, que mesmo depois de muitos anos de existência ainda continua atraindo novos jogadores para esse mundo de aventuras fantásticas.

Nessa lista irei dar 10 motivos para você começar a jogar Magic: The Gathering! Bora lá?

Imagem de capa do item

Um jogo Clássico

Magic: The Gathering foi lançado ainda em 1993 e sendo o primeiro jogo TCG produzido que continua sendo atualizado até os dias de hoje. Existem mais de 12 milhões de jogadores em todo o mundo, que continuam alimentando o sucesso de jogo.

Ou seja, Magic é um grande clássico que continua vivo até hoje. E o melhor de tudo é que diversas cartas e histórias antigas são atualizadas conforme a trama avança, recebendo uma melhoria visual nas cartas, ou adequações que melhoram ainda mais a lore do jogo e sua jogabilidade.

Imagem de capa do item

Uma história envolvente

Falando em história, em Magic temos uma narrativa sendo contada desde 1993, sem que a trama fique maçante ou chata. Se você é como eu e adora mergulhar fundo na lore dos jogos e dos personagens, vai ficar feliz em saber que existem muitas aventuras incríveis no jogo, com feiticeiros, dragões malignos, Deuses antigos, monstros assustadores e muitas outras criaturas.

Imagem de capa do item

Em constante evolução

E isso acontece porque Magic é um jogo em constante evolução, a cada três meses temos uma nova expansão sendo lançada, o que significa que temos centenas de cartas novas e, é claro, o avanço na narrativa que está sendo contada.

Isso significa que você nunca vai ficar sem cartas novas para comprar, ou sem saber o que está acontecendo na história do jogo. Tudo continua avançando e aumentando esse universo incrível. Fora que dessa forma não temos cartas sendo lançadas apenas por serem lançadas - e conseguir dinheiro. Elas fazem parte de um contexto que faz sentido dentro daquela narrativa.

Imagem de capa do item

Personagens Carismáticos

Uma história só é tão boa quanto os seus personagens e em Magic eles são extremamente carismáticos. Com origens profundas - e muitas vezes trágicas - temos os heróis e vilões que possuem uma motivação clara, ambições e personalidade bem definidas e um estilo único.

É impossível não ficar encantando com Liliana, Chandra, Jace, Ajani,Gideon, Nissa, Vraska, Nicol Bolas e muitos outros Planewalkers que deixam essa história tão rica, seja com suas batalhas épicas, seus planos ardilosos e vilanescos, ou a busca por um mundo melhor.

Imagem de capa do item

Artes de tirar o fôlego

Logo de cara a primeira coisa que chama a atenção é a beleza das cartas. Com artes de tirar o fôlego e repleta de detalhes, temos monstros grotescos, criaturas belíssimas e até paisagens que mais parecem fotos.

Vale a pena perder um tempo admirando essa beleza, reconhecendo o trabalho incrível desses artistas que fazem de cada carta uma obra de arte.

Imagem de capa do item

Comunidade amigável

Estando ativo desde 1993 e tendo mais de 12 milhões de jogadores, é impossível que você não conheça alguém que não jogue Magic. A comunidade é imensa, na maioria das vezes bem receptiva com os novatos e está sempre se reunindo para jogar ou criar campeonatos.

Várias lojas organizam esses tipos de reuniões de jogadores, então você sempre pode encontrar um amigo para jogar junto.

Imagem de capa do item

Diversos Tipos de Jogos

Com uma imensidão de cartas lançadas, você poderia imaginar que os novatos estariam em desvantagem em Magic, afinal de contas seu adversário pode ter criaturas mais raras e poderosas em seu baralho, enquanto você começou com aquele monstrinho super fraco.

É por isso que existem diversas formas de jogar Magic. Existem estilos de jogos que proíbem cartas mais antigas (daquelas que não estão presentes nos pacotes mais baratos de carta), outros que deixam você jogar só com o que saiu nos pacotes comprados na hora - ou seja, apenas o que a sua sorte trouxe- e assim por diante. Você sempre pode tentar jogar um estilo que seja mais favorável ou justo para você.

Imagem de capa do item

Várias formas de vencer

Se engana quem pensa que em Magic vence aquele que tem o monstro mais forte. Existe uma série de estratégias que você pode utilizar para conquistar a vitória, tudo depende de qual é o seu estilo de jogo. Você pode ser mais agressivo e preferir atacar logo nos primeiros turnos, pode apostar em um baralho cheio de feitiços para causar danos no seu adversário, invocar criaturas com poderes que te favoreçam, ativar armadilhas e mágicas instantâneas para se defender… Nunca vai existir apenas um jeito de jogar Magic ou vencer, tudo depende do que você quer fazer.

Imagem de capa do item

Dinheiro? Quero!

Tá, o fato de que você precisa comprar as cartas para jogar e ir melhorando seu baralho é algo que pode afastar jogadores em potencial, mas você sabia que pode conseguir um bom dinheiro vendendo as cartas do jogo? Além de poder trocar com seus amigos as cartas que você não quer/gosta, você sempre pode vendê-las.

Isso porque existe um mercado muito grande de compra de cartas de Magic, cujos valores variam tal qual a bolsa de valores. Como a distribuição das cartas por pacote é aleatória, um carta que custou cerca de um real, pode acabar sendo vendida por uma boa quantidade de dinheiro. Existem cartas, como a da foto, que podem ser vendidas por mais 20 mil dólares!

Imagem de capa do item

Jogue online

E se você não estiver afim de jogar com as cartas físicas - seja pra economizar uma grana ou por qualquer outro motivo - você sempre pode jogar online. Até este momento Magic possui vário jogos online que te ajudam a entender melhor a história, as regras dos jogo e as cartas. São eles Magic The Gathering Arena, Magic Duels e Magic Online, todos fazendo parte desse universo incrível.

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"