10 motivos para assistir Você (You), da Netflix

Capa da Publicação

10 motivos para assistir Você (You), da Netflix

Por Gus Fiaux

Em dezembro, uma das séries mais populares da atualidade retornou para sua segunda temporada na Netflix, trazendo uma trama cheia de reviravoltas e momentos surpreendentes. Estamos falando de Você (ou You, se preferir), uma série sobre um stalker chamado Joe. 

Com uma premissa bem interessante e um elenco de peso, a série se tornou um fenômeno desde o lançamento de sua temporada de estreia, em 2018, e está ganhando novos espectadores diariamente. Pensando nisso, aqui vão 10 motivos para assistir Você, da Netflix!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Não é sua típica história de amor...

Quem olha o pôster de Você, quando está navegando despretensioso pelo catálogo da Netflix, pode até achar que se trata de um romance cheio de melodrama. No entanto, a série não é nada disso. Na verdade, trata-se de um suspense psicológico protagonizado por Joe Goldberg, um stalker que começa a seguir algumas mulheres pelas quais se apaixona.

A história até tem seu lado "romântico" - que é feito com muita acidez e ironia -, mas esse está longe de ser o foco, já que a cada episódios percebemos o homem inescrupuloso (e perigoso) que se disfarça por trás de um sujeito carismático e atencioso. Se você quer fugir de melodramas baratos, Você definitivamente é uma escolha acertada!

Imagem de capa do item

... mas é muito bem-humorada!

Por outro lado, por mais que Você tenha um lado bem sombrio, a série também é carregada de um humor nada convencional. Nos primeiros episódios, é fácil se divertir com as "desventuras" de Joe, já que a trama é toda contada a partir do seu ponto de vista. Isso cria momentos muito engraçados e repletos de humor negro.

Essa mistura de gêneros faz com que Você nunca perca o interesse de seu público, já que está sempre trazendo momentos divertidos e cenas tensas intercaladas. Além disso, essas cenas mais cômicas servem para nos distrair de grandes surpresas e reviravoltas chocantes. Aliás, por falar nas malditas reviravoltas...

Imagem de capa do item

Reviravoltas atrás de reviravoltas

A série nunca para de surpreender seu público. Nas duas temporadas já lançadas, vemos alguns plot twists que realmente mudam completamente o rumo da história. Alguns são muito bem construídos, com pistas espalhadas desde o começo - enquanto outros surgem do nada, mas mudam a dinâmica dos personagens e como nós os enxergamos.

Por conta disso, Você nunca fica entediante, já que cada episódio guarda alguma "surpresa". E isso impacta diretamente na vida de Joe, que precisa lidar com as consequências de suas ações de maneiras bem inusitadas. Além disso, essas reviravoltas nunca são gratuitas, já que possuem um local muito claro na história da série.

Imagem de capa do item

Joe! (Ou Will...)

Já falamos bastante dele, mas não custa ressaltar: Joe Goldberg é um dos maiores motivos para você assistir Você. Para começo de conversa, o personagem é extremamente carismático, sociável e atencioso, e muitas vezes começamos a torcer para que ele cumpra seus objetivos... até que lembramos que ele é um homem cruel e horrível.

Parte disso, é claro, se deve à brilhante interpretação de Penn Badgley, que cria um personagem complexo e cheio de camadas. Claro que há quem o romantize e ache ele um "rapaz bondoso", mas essa está longe de ser a verdade, já que ele não vê problema em sequestrar, torturar e até matar aqueles que se põem em seu caminho.

Imagem de capa do item

Ninguém é o que parece

Se você bater em um arbusto em Você, caem cinco psicopatas e três stalkers, mas isso não é algo ruim ou que se torna ridículo. Isso porque a série sabe trabalhar muito bem seus protagonistas e coadjuvantes, dando a eles personalidades cheias de camadas e dimensões. Ninguém em Você é totalmente bom ou totalmente ruim, e todos transitam numa "área cinza" - assim como na vida real.

O resultado é que, muitas vezes, nos pegamos torcendo para um personagem apenas para depois descobrirmos que ele é completamente degenerado e perigoso - e isso acontece mais de uma vez, já que os personagens vão se revelando lentamente. Não é uma série com mocinhas inocentes e cavaleiros gentis e galantes.

Imagem de capa do item

Um elenco formidável

Mas todos esses personagens só funcionam por conta do elenco da série, que não decepciona em momento algum. Além de Penn Badgley e Ambyr Childers, que estão nas duas temporadas, a série conta com vários talentos. O primeiro ano inclui Elizabeth Lail, Shay Mitchell, Luca Padovan e Hari Nef em papéis muito bons.

A segunda temporada, que reformula completamente a estrutura da série e se passa em Los Angeles, não fica atrás, com destaque para Victoria Pedretti, que recentemente conquistou o mundo em outra série da Netflix, A Maldição da Residência Hill. Além dela, vale mencionar os talentos de Jenna Ortega, James Scully e Robin Lord Taylor.

Imagem de capa do item

Uma série para amantes de literatura

Quem gosta de literatura - seja clássica ou contemporânea - vai se identificar muito com Você. Para começo de conversa, Joe trabalha em livrarias (tanto na primeira quanto na segunda temporada), o que sempre traz algumas referências literárias para a trama, desde clássicos como O Morro dos Ventos Uivantes a aventuras infantis como O Mágico de Oz.

Além disso, é importante ressaltar que a série é baseada numa franquia de livros escritos por Caroline Kepnes. Até o momento, dois já foram publicados - e são adaptados nas duas primeiras temporadas -, mas a escritora já disse estar trabalhando em duas novas continuações, o que significa que a jornada de Joe não deve acabar tão cedo...

Imagem de capa do item

Subtramas intrigantes

Por mais que a trama principal envolvendo o stalker seja sempre o foco da série, isso não significa que personagens coadjuvantes não são importantes ou que a série não dá foco suficiente neles. Em vez disso, a trama se divide em vários núcleos que são resolvidos e levam até um final chocante, nas duas temporadas de Você.

E quem carrega essas tramas nas costas sempre são os personagens coadjuvantes, que são muito mais importantes que simples figurantes de cena. Na primeira temporada, há uma trama excepcional envolvendo a ricaça Peach Salinger, enquanto a segunda explora todo o lado sujo de Hollywood a partir de Ellie Alves e sua irmã mais velha, Delilah.

Imagem de capa do item

Temporada rápida (ufa...)

Se você é como eu, provavelmente está cansado ou já não tem mais tempo para séries com dezenas de temporadas de vinte e dois episódios. Felizmente, Você é bem diferente disso. Até agora, são duas temporadas de dez episódios - e cada episódio com pouco mais de quarenta minutos, então não vá esperando os "épicos" da Netflix com capítulos de uma hora.

Mais do que isso, o ritmo é sempre muito rápido e sem "barrigas", o que nos permite fazer uma maratona e ficarmos desesperados com a falta de novos episódios. Dá para assistir toda a série em uma semana, sem interrupções, o que é ótimo para quem não quer passar muito tempo preso em tramas chatas e sem resolução.

Imagem de capa do item

Uma quase-antologia

Além disso, Você funciona quase como uma antologia, se formos julgar pelas duas temporadas já lançadas até o momento. A primeira temporada se foca em Joe perseguindo Beck nas ruas de Nova York, e tentando se aproximar dela. Porém, quando as coisas dão errado com sua "amada"/vítima, ele precisa mudar completamente de vida.

Por conta disso, a segunda temporada se passa em Los Angeles, e traz todo um novo elenco de personagens. Aqui, Joe volta seus olhos para Love, e passa a usar suas táticas para fazer com que ela se apaixone por ele. No entanto, o stalker nem imagina o que o espera na Cidade dos Anjos. Se você não for muito preocupado com spoilers, pode partir direto para a segunda.